Subaru Impreza 555: 30 anos do triunfo no WRC

Em 1995, a Subaru colocou fim à dobradinha entre Lancia e Toyota que perdurava desde a temporada de 1987 e fez do Impreza um ícone

SUBARU IMPREZA 555 MCRAE FRENTE SALTO
Em 1995 Colin McRae fez história a bordo do Impreza 555 ao conquistar o título de pilotos e o de construtores para a Subaru (Fotos: Subaru World Rally Team | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 28/09/2025 às 15h00

Em 1995, a Subaru alcançou seu primeiro título no Campeonato Mundial de Rali (WRC) com o Impreza 555. E como todo esporte, o automobilismo combina precisão, técnica e uma dose generosa de romantismo. Dois anos anos antes, a Prodrive (que preparava os carros da equipe da Subaru World Rally Team) decidiu trocar o grandalhão Legacy pelo Impreza. Menor e mais leve, o que lhe garantia melhor relação peso/potência, o modelo se mostrou mais dinâmico para a competição.  A combinação do motor boxer 2.0 turbo com a tração 4×4 fez dele um carro extremamente competitivo.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Além da consagrar a marca japonesa, a temporada de 1995 também escreveu o nome de Colin McRae na história do automobilismo. O escocês voador foi o primeiro britânico a conquistar o título de pilotos, ao somar 90 pontos, cinco a mais que seu companheiro de equipe, o bicampeão espanhol, Carlos Sainz. Era a consagração completa para McRae, que já tinha vencido dois títulos do Campeonato Britânico de Rali, pela Subaru, nos anos de 1991 e 1992.

O cenário do rali nos anos 1990

SUBARU IMPREZA EDIÇÃO MCRAE NEVE
Diferentemente dos carros do Grupo B, que eram quase protótipos, os carros do Grupo A do WRC deveriam ser modelos de produção com ajustes para competição

Após a extinção do Grupo B em 1986, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reformulou o regulamento do WRC, priorizando carros derivados de modelos de rua. Desde então, a competição foi marcada por forte competitividade entre fabricantes como Toyota, Ford, Mitsubishi e Subaru. Dentro desse contexto, o Impreza 555 surgiu como a principal aposta da marca japonesa, em parceria com a preparadora britânica Prodrive. E a partir das soluções desenvolvidas para o WRC, a Subaru traçou os parâmetros do Impreza WRX STi, que se tornou um dos carros esportivos japoneses mais cobiçados dos anos 1990.

O papel do Impreza 555

O Subaru Impreza 555 foi desenvolvido pela Prodrive, parceira britânica da marca. Equipado com motor boxer 2.0 turbo e tração integral, o carro se destacou pela robustez e desempenho em diferentes tipos de terreno. O conjunto se beneficiava da distribuição de peso baixa e da confiabilidade mecânica, elementos decisivos para a regularidade ao longo da temporada. A unidade entregava cerca de 300 cv e 48 kgfm de torque, combinado com caixa manual de cinco marchas. A transmissão sequencial só entraria em uso na competição em 1997, com o Impreza WRC.

A temporada de 1995

O espanhol venceu a primeira etapa, no Rali de Monte Carlo, enquanto o escocês precisou abandonar. Na segunda etapa, na Suécia, nenhum dos dois conseguiu finalizar, deixando a vitória para Kenneth Eriksson, que venceu em casa com seu Mitsubishi Lancer EVO II.

SUBARU IMPREZA 555 MCRAE POWER SLIDE
Colin McRae só despontou nas últimas quatro epatas da temporada, quando acumulou duas vitórias e dois segundo lugares

Em Portugal, Sainz venceu novamente e McRae conseguiu o primeiro pódio da temporada, com o terceiro lugar. Na etapa da França, o escocês terminou em quinto e colega em quarto.

A sorte mudou no Rali da Nova Zelândia, com a primeira vitória do escocês naquele ano. Sainz não correu a prova (decisão que lhe custou o título). Depois disso, McRae terminou em segundo lugar na Austrália e Espanha. Ele fechou a temporada com a vitória do Rali da Grã Bretanha, somando 90 pontos. Sainz acumulou 85, deixando escapar a chance do tricampeonato.

Legado do título

SUBARU IMPREZA EDIÇÃO MCRAE
O Subaru Impreza recebeu uma edição dedicada a Colin McRae

A conquista de 1995 consolidou o Impreza como referência no WRC e fortaleceu a imagem esportiva da Subaru globalmente. O modelo passou a ser associado ao desempenho em ralis e ganhou versões especiais de rua inspiradas no carro de competição. O Impreza STI WRX se tornou um dos grandes esportivos entre as décadas de 1990, 2000 e 2010. Três décadas depois, o título continua sendo um marco que definiu a identidade esportiva da marca japonesa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário