Como substituir multa por advertência por escrito?
Benefício dado aos condutores autuados por infração leve ou média tem como objetivo conscientizar os motoristas
Benefício dado aos condutores autuados por infração leve ou média tem como objetivo conscientizar os motoristas
O Artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) admite que uma infração de natureza leve ou média passível de ser punida com multa seja substituída por uma penalidade de advertência por escrito caso o condutor não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.
Essa advertência é aplicada como forma educativa e busca conscientizar o motorista sobre a importância da prudência no trânsito. Mas nem todos os estados e órgãos de trânsito fazem o processo de troca automaticamente, como é o caso de Minas Gerais. Aprenda como substituir uma multa por advertência.
VEJA TAMBÉM:
Importante ressaltar que a advertência por escrito não gera pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a substituição, o condutor também não tem que pagar o valor referente ao tipo de infração cometida.
Além disso, a substituição de multa por advertência só é aplicada após a análise do histórico do condutor.
Em São Paulo e outros estados, a conversão ainda não ocorre de maneira automática por questões sistêmicas junto à base de dados nacional. Por isso, a penalidade de advertência só é aplicada mediante solicitação do interessado. Para tanto, é preciso:
A exemplo, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP), em que deve-se:
Para requerer ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a substituição da aplicação da penalidade de multa por advertência por escrito, basta:
Atenção: O formulário deverá ser preenchido, impresso, assinado, digitalizado e enviado.
Podem elaborar o recurso o condutor infrator ou o proprietário do veículo.
Atenção! No caso da advertência por escrito encaminhada pelos Correios, a data considerada para análise será aquela declarada pelos Correios como data de recebimento.
Boris Feldman comentou o assunto em vídeo. Confira:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |