SUV do Onix: Como será o Tera da Chevrolet?
General Motors trabalha em um SUV de entrada, com base no Onix, que chegará em 2026 para competir com Tera, Pulse e Kardian
General Motors trabalha em um SUV de entrada, com base no Onix, que chegará em 2026 para competir com Tera, Pulse e Kardian
A General Motors trabalha no desenvolvimento de um SUV compacto derivado do Chevrolet Onix. Trata-se de uma espécie de Tera, mas com o emblema da gravatinha. O assunto já virou pauta nas rodinhas de amigos, grupos do Zap e discussões em posts de redes sociais.
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O modelo chegará em 2026 para competir na base do mercado SUV. Hoje, o segmento é ocupado por Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. E em breve teremos o VW Tera. Por hora não fazemos ideia de como será o desenho desse carro. O que sabemos é que ele deverá seguir a linha de seus rivais: derivações anabolizadas dos hatches, preservando medidas de entre-eixos e largura, mas com altura e comprimento avantajados.
Assim, devemos ter um carro com distância entre-eixos próximos dos 2,55 m e 1,71 m de largura (que certamente utilizará a mesma bitola do hatch). O volume do porta-malas também deverá ficar na faixa dos 270 litros. Então pedimos para a Inteligência Artificial, Copilot, da Microsoft criar um esboço de como poderia ser esse futuro modelo. Certamente ele ficará muito diferente da criação da IA, mas é apenas para podermos fazer uma brincadeira de futurologia (e ilustrar a matéria).
O SUV do Chevrolet Onix também será o primeiro modelo nacional da marca da gravatinha a receber motorização eletrificada. As especificações do conjunto ainda não foram confirmadas, mas provavelmente a combinação do motor 1.0 turbo (com injeção direta) de 121 cv e 18,9 kgfm, com módulo híbrido-leve de 48V vai equipar o modelo.
Assim, o SUV seria capaz de concorrer também com a versão eletrificada do Pulse que chegou ao mercado no final de 2024. Vale lembrar que o bloco deverá manter o acionamento do comando de válvulas por correia dentada banhada a óleo, assim como os demais modelos da marca: Onix, Onix Plus, Montana e Tracker.
O novo SUV da GM deverá contar com equipamentos presentes no Onix, Tracker e Montana. É esperado que ele receba quadro de instrumentos digital, com multimídia flutuante (Montana), assim como ar-condicionado digital, carregamento por indução, alerta de colisão, dentre outros apetrechos.
A transmissão será automática de seis marchas, aproveitando o que a marca já tem na prateleira. Uma opção manual não está descartada e pode aproveitar o mesmo powertrain oferecido na versão de entrada da Montana
O SUV do Chevrolet Onix chegará para colocar a GM na base do segmento criado pelo Pulse em 2021. Um ano antes, a marca norte-americana lançou o Tracker, que competia na então base do segmento.
No entanto, os italianos criaram um novo degrau que foi seguido pela Renault, em 2023, com o Kardian e também pela Citroën, no segundo semestre de 2024, com o Basalt. Estes modelos foram a solução que a indústria encontrou para atender às normas de emissões e segurança e manter a rentabilidade.
São modelos que basicamente são montados com os mesmos “ingredientes” dos hatches de entrada, mas que entregam maior valor agregado por serem categorizados como SUVs. Assim, as fabricantes conseguem margens mais gordas para compensar a instalação de itens obrigatórios.
Além disso, com esses modelos, as marcas aumentam o volume de pedidos de componentes e equipamentos presentes em modelos mais sofisticados e reduzem substancialmente o custo unitário. Ou seja, com o SUV do Onix, a Chevrolet vai tornar mais barata a produção do Tracker e Montana, devido à chamada economia de escala.
O SUV do Onix chegará com um visual mais arrojado e atenderá o consumidor que quer levar um SUV para casa, mas não pode comprar um Tracker, por exemplo. O aumento da altura livre ainda facilita a circulação em pisos irregulares.
O motor mais potente que o utilizado no Onix é um diferencial, mesmo que modesto. A vantagem mesmo seria se o conjunto fosse eletrificado, que poderia resultar em menor consumo de combustível em relação ao hatch. Mas, esses são detalhes que só vamos descobrir quando o carro for lançado e compararmos seus dados de consumo.
Estipular quanto o novo SUV da GM irá custar é um tiro no escuro. Fabricantes geralmente batem o martelo horas ou até mesmo minutos antes do lançamento.
Porém, podemos fazer uma estimativa com relação aos preços praticados por seus rivais diretos e também com a própria composição de preços da Chevrolet. O SUV vai se posicionar entre o Onix e o Tracker.
O hatch, em sua versão com motor turbo, parte atualmente de R$ 109 mil. Ele pode chegar a R$ 127,5 mil em sua opção mais sofisticada, Premier.
Já o Tracker começa em R$ 119 mil e sobe para alucinantes R$ 187 mil em sua opção mais cara. Mas é preciso analisar os rivais.
O Pulse (turbo) não sai por menos de R$ 124 mil. Se considerarmos a versão Abarth 1.3 turbo, o preço decola para R$ 153 mil. Enquanto isso, o Kardian, com transmissão automática e motor turbo tem preços entre R$ 118 mil e R$ 139 mil.
Já o Basalt, também com motorização turbo e caixa automática, custa hoje no mínimo 117 mil e sobe para R$ 118.200 em sua opção mais sofisticada, a Shine. Mas, ainda é preciso considerar o desconto que a marca francesa anuncia em seu site, que reduz os valores para R$ 101 mil e R$ 107 mil, na ordem.
Assim podemos considerar que, se o SUV do Onix fosse lançado hoje (março de 2025), ele teria uma linha com preços entre R$ 110 mil e R$ 150 mil, dependendo do número de versões, tipo de transmissão e conteúdos.
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Se for igual o da manchete vai ser lindo mas se tiver a tal dentada banhada a óleo vai ser uma carro lindo só para olhar na vitrine das concessionárias
O que hoje já é ruim e está fazendo a GM Brasil ficar de cabelos em pé, esse motor 3 cilindros com correia dentada banhada a óleo, virá com injeção direta nesse novo produto. A GM Brasil continua insistindo em algo que não é bom, e não está sendo aceito pelo público brasileiro, a tal correia dentada banhada a óleo. Descontos que chegam a 20 mil reais (Aqui no RJ) em feirões de final de semana, pátios com uma quantidade enorme de modelos Onix Hatch e Sedan encalhados e um queda absurda nas vendas desses dois modelo. Projeto NATIMORTO.