SUV mais econômico: os 7 compactos flex com menor consumo

SUV está na moda: qual deles, equipado com motor flex, é o mais econômico do mercado brasileiro? Elaboramos um ranking com os 7 melhores

Por Fernando Miragaya 14/06/19 às 16h39
Especial para o AutoPapo

Todo mundo adora utilitário esportivo por ser mais alto e robusto, mas esquece que são modelos mais pesados e cujos desenhos apresentam um coeficiente de arrasto geralmente pior. Isso se reflete no consumo. Elaboramos um ranking para descobrir o SUV mais econômico do mercado com base no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) pelos testes do Inmetro.

Levamos em consideração apenas modelos flex à venda no Brasil e as médias com etanol e gasolina, em ciclos urbano (U) e rodoviário (R), além da classificação que o próprio PBEV faz, com notas de E (para menos eficientes) até A (máximo de eficiência). No ranking, aparecem as versões mais econômicas dos modelos.

7. Honda HR-V 1.8 CVT

Carro SUV mais econômico: Honda HR-V
Foto Honda | Divulgação
Motor 1.8 16V de 139/140 cv
Câmbio automático do tipo CVT
Consumo etanol 7,7 km/l (U) e 8,6 km/l (R)
Consumo gasolina 11,0 km/l (U) e 12,3 km/l (R)
Nota na categoria C
Nota geral C

O elogiado Honda HR-V 1.8 automático tem consumo apenas mediano, por isso é o 7º SUV mais econômico. A  performance com etanol na estrada é bem baixa, mas se sai bem com gasolina na cidade.

O HR-V automático com caixa CVT traz o rodar confortável e silencioso, e se mostrou bem mais eficiente que o modelo com câmbio manual, que anotou ciclo urbano de preocupantes 6,7 km/l com etanol e 9,9 km/l, com gasolina. Se bem que o HR-V manual é quase uma lenda urbana…

Avaliamos o Honda HR-V. Veja o vídeo!

6. Citroën C4 Cactus 1.6

SUV mais econômico:: citroen c4 cactus feel pack
Foto Citroën | Divulgação
Motor 1.6 16V de 122/115 cv
Câmbio manual de cinco marchas
Consumo etanol 7,7 km/l (U) e 8,9 km/l (R)
Consumo gasolina 11,0 km/l (U) e 12,5 km/l (R)
Nota na categoria C
Nota geral C

O Citroën C4 Cactus tem consumo melhor com motor aspirado do que com o turbinado. O consumo urbano com gasolina é o destaque, mas se ressente de ter pouca força em baixos giros.

Por isso mesmo, na estrada e com gasolina, as médias de consumo das versões automáticas e THP do C4 Cactus são discretamente melhores: 13,0 km/l e 12,6 km/l. Mas para o dia dia na cidade, a aspirada manual é a mais econômica.

5.  Nissan Kicks 1.6 CVT

Carro SUV mais econômico:: Nissan Kicks SV
Foto Nissan | Divulgação
Motor 1.6 16V de 114 cv
Câmbio automático do tipo CVT
Consumo etanol 7,7 km/l (U) e 9,4 km/l (R)
Consumo gasolina 11,4 km/l (U) e 13,7 km/l (R)
Nota na categoria C
Nota geral B

Mais um caso onde o consumo com câmbio automático CVT se sai melhor do que a transmissão manual, que, no Kicks, só se mostrou discretamente mais eficiente com etanol na cidade.

O Nissan Kicks tem comportamento gradual e suave, o que colabora para um consumo moderado, especialmente na estrada com gasolina.

4. JAC T40

SUV mais econômico: JAC T40
Foto JAC | Divulgação
Motor 1.5 16V de 127/125 cv
Câmbio manual de cinco marchas
Consumo etanol 8,1 km/l (U) e 8,7 km/l (R)
Consumo gasolina 11,9 km/l (U) e 12,8 km/l (R)
Nota na categoria B
Nota geral B

Dispa-se dos estigmas: nem todo carro chinês tem motor beberrão e ruim. O JAC T40 é um exemplo. O Kicks até se saiu melhor que o T40 com gasolina na estrada, mas o importado se revelou mais eficiente no ciclo urbano. Por isso ficou a frente no ranking dos SUVs mais econômicos.

Até porque a marca optou por calibrar a caixa com relações longas justamente para priorizar o consumo, o que confere um desempenho apenas pacato ao T40.

3. Ford EcoSport 1.5

Carro SUV mais econômico: :ford ecosport
Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo
Motor 1.5 12V de 137/130 cv
Câmbio manual de cinco marchas
Consumo etanol 8,3 km/l (U) e 9,0 km/l (R)
Consumo gasolina 11,6 km/l (U) e 13,1 km/l (R)
Nota na categoria B
Nota geral B

O tricilíndrico da família Dragon deu novo ânimo ao veterano Ford EcoSport e o colocou como um 3º SUV mais econômico. E também mais eficiência que o anterior motor Sigma. Com rodar menos áspero e peças com menor atrito, o EcoSport 1.5 obteve médias de consumo bastante competentes dentro do segmento.

Mas com a caixa manual. O EcoSport com transmissões automáticas foram piores nos testes e a 2.0 com caixa de seis marchas tem consumo bem mais alto a ponto de levar nota E.

2. Peugeot 2008 THP

SUV mais econômico: : peugeot 2008 style THP
Foto Peugeot | Divulgação
Motor 1.6 16V turbo de 173/165 cv
Câmbio manual de seis marchas
Consumo etanol 8,4 km/l (U) e 9,3 km/l (R)
Consumo gasolina 12,5 km/l (U) e 13,5 km/l (R)
Nota na categoria B
Nota geral B

Além de divertida, o 2008 turbo com câmbio manual é a mais econômica da família 2008. A caixa bem escalonada, com a sexta bem longa, casada com o motor THP com injeção direta e força em baixas rotações desde cedo, resultam em um consumo bastante interessante.

Principalmente com gasolina na cidade. Só corra: em outubro a linha 2020 THP do SUV vai adotar apenas a caixa automática de seis velocidades.

1.  SUV mais econômico: Volkswagen T-Cross TSI

Carro SUV mais econômico: : t-cross 200 TSI
Foto Volkswagen | Divulgação
Motor 1.0 12V turbo de 128/116 cv
Câmbio manual de seis marchas
Consumo etanol 8,5 km/l (U) e 10,1 km/l (R)
Consumo gasolina 12,2 km/l (U) e 14,5 km/l (R)
Nota na categoria NA
Nota geral NA

O T-Cross repete a boa eficiência dos outros VW que usam os cultuados motores TSI. Com boa disposição em uma ampla faixa de giros, agilidade nas arrancadas e as últimas marchas bem longas, o T-Cross com câmbio manual obteve boas médias de consumo, especialmente na estrada – a propósito, no ciclo rodoviário com etanol foi o único a superar a barreira dos 10 km/l.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (44 votos, média: 3,93 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
27 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Francisco Garcia 23 de outubro de 2019

    Por que não avaliou Renegade e Tracker?

  • Avatar
    Jose Roberto Annibal 6 de outubro de 2019

    Estou a dois meses com uma Ecosport automática modelo 2020 com 4 mil kms e o carro bebe muito, muito mesmo, por volta de 6.5 a 7.0 km/l na gasolina, na cidade, ainda bem que é alugada e estou indo correndo devolver para a locadora. É impressionante como nos dias de hoje ainda se vende carros beberrões como esse, surreal.

  • Avatar
    Rafael 9 de julho de 2019

    Queria saber dentre os citados ( golf 1.4 ; audi A3 1.4; cruze 1.4; bmw 316 1.6), qual seria o melhor, para compra, considerando todos os aspectos?

  • Avatar
    Alessandro Vön Zanini 19 de junho de 2019

    R E N E G A D E , DEFINITIVAMENTE É UM BEBERRÃO QUADRADO

  • Avatar
    Marcus Magalhaes 16 de junho de 2019

    Tenho um Jeep Renegade que faz 10 km/l no etanol em estrada, isso com câmbio automático. O carro é dez…

    • Avatar
      Helio 17 de junho de 2019

      Só o seu

      • Avatar
        Francisco Garcia 23 de outubro de 2019

        Concordo!!!! Só o dele

  • Avatar
    Fernando Albuquerque 16 de junho de 2019

    Reportagem, desculpem-me os autores, muito deficiente. Comparou versões manuais com automáticas. Observando rapidamente, pareceu-me que o Kicks automático tem o melhor consumo de todos.

  • Avatar
    Márcio 16 de junho de 2019

    Motores VW TSI não têm concorrentes…em qualquer comparativo com os VW equipados com esse motor, ele vence todos os concorrentes em todos os quesitos.

  • Avatar
    Marco Aurélio mion 16 de junho de 2019

    Comparativo desleal, mecânico e automático? Quem escreveu a matéria deveria ter conhecimento que só o câmbio altera muito o consumo.

  • Avatar
    Éber 15 de junho de 2019

    Nunca acreditei em números de consumo nessas reportagens. Minha Ecosport 1.5 AT pra fazer 8km/l com gasolina na cidade é quase impossível. E olha que ando com todo cuidado, pensando na economia.

    • Avatar
      Hudson 16 de junho de 2019

      Meu amigo, os números são referente a eco esport manual

  • Avatar
    Leandro Oliveira de Moraes 15 de junho de 2019

    Queria saber qual o consumo do T-Cross automático

  • Avatar
    Adriano Teixeira 15 de junho de 2019

    Quando comparamos algo sempre procuramos coisas semelhantes.
    Misturar cambio automático com manual e diversas cilindradas pra falar de consumo nao temos como chegar a conclusão alguma.
    Ainda faltaram SUVs importantes..Creta, Renegade, Captur.

    • AutoPapo
      AutoPapo 17 de junho de 2019

      Olá, Adriano.

      Como informamos, é uma lista dos SUVs compactos com motor flex mais econômicos baseada nas informações do Inmetro.

      Esses modelos que você citou não estão entre os 7 melhores.

      Obrigado e abraço

  • Avatar
    George N Pereira 15 de junho de 2019

    Tá parecendo matéria comprada… Faltam carros a serem avaliados, faltam versões… Uma turbo outra não, lógico que vai dar diferença… O ideal seria todos com a configuração mais parecida possível… Talvez considerar alguns segmentos para ter mais carros avaliados, ASX, Tracker, Vitara, s-cross, Forester, entre outros… Achei tendenciosa a matéria.

    • Avatar
      Adriano Santos Teixeira 15 de junho de 2019

      Concordo

    • AutoPapo
      AutoPapo 17 de junho de 2019

      Olá, George.

      Como informamos, é uma lista dos SUVs compactos com motor flex mais econômicos baseada nas informações do Inmetro (informação pública).

      Esses modelos que você citou não estão entre os 7 melhores.

      Obrigado e abraço

  • Avatar
    jonas ferreira 14 de junho de 2019

    Fiquei com uma dúvida: avaliação que fizeram da Tracker em resposta ao Francisco é considerando a Tracker Turbo ou aspirada? Manual ou automática?

  • Avatar
    Paim 14 de junho de 2019

    Interessante e que quem compra uma SUV quer ela automático,devido ao conforto.
    Consumo e muito importante mas o teste dever ser feito só com câmbio automático.
    Comprar um suv manual não tem nem graça pelo valor que elas custam.

    • Avatar
      Adriano Santos Teixeira 15 de junho de 2019

      Concordo!

  • Avatar
    Rafael 14 de junho de 2019

    Uma sugestão para a pagina, adicione na lista para avaliação o Suzuki Vitara e S-Cross.. Esses dois ganham de lavada dos demais citados.

    • AutoPapo
      AutoPapo 14 de junho de 2019

      Olá, Rafael. Pelo porte e outras características, consideramos esses dois modelos como SUVs médios.
      Obrigado e abraço

  • Avatar
    FRANCISCO DE ASSIS ALVES FERREIRA 14 de junho de 2019

    E que posição está o Tracker GM?

    • AutoPapo
      AutoPapo 14 de junho de 2019

      Olá, Francisco. O consumo do Tracker é: urbano, 6,9 km/l (e) e 10 km/l (g); estrada, 8,2 km/l (e) e 11,4 km/l (g)

      Avaliamos o modelo:
      https://autopapo.com.br/noticia/chevrolet-tracker-premier-suv-media/

      • Avatar
        Josias 16 de junho de 2019

        Tracker 1.4, motor turbo, faz: 9 km/l(g), na cidade; e 13,5 km/l(g), na estrada, na velocidade 90 km por hora, aproximadamente.

Avatar
Deixe um comentário