SUV mais econômico: os 7 modelos compactos flex que gastam menos

SUV está na moda: qual deles, equipado com motor flex, é o mais econômico do mercado brasileiro? Elaboramos um ranking com os 7 melhores

Por Fernando Miragaya14/06/19 às 16h39
Especial para o AutoPapo

Todo mundo adora utilitário esportivo por ser mais alto e robusto, mas esquece que são modelos mais pesados e cujos desenhos apresentam um coeficiente de arrasto geralmente pior. Isso se reflete no consumo. Elaboramos um ranking para descobrir o SUV mais econômico do mercado com base no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) pelos testes do Inmetro.

Levamos em consideração apenas modelos flex à venda no Brasil e as médias com etanol e gasolina, em ciclos urbano (U) e rodoviário (R), além da classificação que o próprio PBEV faz, com notas de E (para menos eficientes) até A (máximo de eficiência). No ranking, aparecem as versões mais econômicas dos modelos.

7. Honda HR-V 1.8 CVT

Carro SUV mais econômico: Honda HR-V
Foto Honda | Divulgação
Motor 1.8 16V de 139/140 cv
Câmbio automático do tipo CVT
Consumo etanol 7,7 km/l (U) e 8,6 km/l (R)
Consumo gasolina 11,0 km/l (U) e 12,3 km/l (R)
Nota na categoria C
Nota geral C

O elogiado Honda HR-V 1.8 automático tem consumo apenas mediano, por isso é o 7º SUV mais econômico. A  performance com etanol na estrada é bem baixa, mas se sai bem com gasolina na cidade.

O HR-V automático com caixa CVT traz o rodar confortável e silencioso, e se mostrou bem mais eficiente que o modelo com câmbio manual, que anotou ciclo urbano de preocupantes 6,7 km/l com etanol e 9,9 km/l, com gasolina. Se bem que o HR-V manual é quase uma lenda urbana…

Avaliamos o Honda HR-V. Veja o vídeo!

Não deixe de conferir os outros SUVs compactos econômicos!

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (41 votos, média: 3,98 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
24 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rafael 9 de julho de 2019

    Queria saber dentre os citados ( golf 1.4 ; audi A3 1.4; cruze 1.4; bmw 316 1.6), qual seria o melhor, para compra, considerando todos os aspectos?

  • Avatar
    Alessandro Vön Zanini 19 de junho de 2019

    R E N E G A D E , DEFINITIVAMENTE É UM BEBERRÃO QUADRADO

  • Avatar
    Marcus Magalhaes 16 de junho de 2019

    Tenho um Jeep Renegade que faz 10 km/l no etanol em estrada, isso com câmbio automático. O carro é dez…

    • Avatar
      Helio 17 de junho de 2019

      Só o seu

  • Avatar
    Fernando Albuquerque 16 de junho de 2019

    Reportagem, desculpem-me os autores, muito deficiente. Comparou versões manuais com automáticas. Observando rapidamente, pareceu-me que o Kicks automático tem o melhor consumo de todos.

  • Avatar
    Márcio 16 de junho de 2019

    Motores VW TSI não têm concorrentes…em qualquer comparativo com os VW equipados com esse motor, ele vence todos os concorrentes em todos os quesitos.

  • Avatar
    Marco Aurélio mion 16 de junho de 2019

    Comparativo desleal, mecânico e automático? Quem escreveu a matéria deveria ter conhecimento que só o câmbio altera muito o consumo.

  • Avatar
    Éber 15 de junho de 2019

    Nunca acreditei em números de consumo nessas reportagens. Minha Ecosport 1.5 AT pra fazer 8km/l com gasolina na cidade é quase impossível. E olha que ando com todo cuidado, pensando na economia.

    • Avatar
      Hudson 16 de junho de 2019

      Meu amigo, os números são referente a eco esport manual

  • Avatar
    Leandro Oliveira de Moraes 15 de junho de 2019

    Queria saber qual o consumo do T-Cross automático

  • Avatar
    Adriano Teixeira 15 de junho de 2019

    Quando comparamos algo sempre procuramos coisas semelhantes.
    Misturar cambio automático com manual e diversas cilindradas pra falar de consumo nao temos como chegar a conclusão alguma.
    Ainda faltaram SUVs importantes..Creta, Renegade, Captur.

    • AutoPapo
      AutoPapo 17 de junho de 2019

      Olá, Adriano.

      Como informamos, é uma lista dos SUVs compactos com motor flex mais econômicos baseada nas informações do Inmetro.

      Esses modelos que você citou não estão entre os 7 melhores.

      Obrigado e abraço

  • Avatar
    George N Pereira 15 de junho de 2019

    Tá parecendo matéria comprada… Faltam carros a serem avaliados, faltam versões… Uma turbo outra não, lógico que vai dar diferença… O ideal seria todos com a configuração mais parecida possível… Talvez considerar alguns segmentos para ter mais carros avaliados, ASX, Tracker, Vitara, s-cross, Forester, entre outros… Achei tendenciosa a matéria.

    • Avatar
      Adriano Santos Teixeira 15 de junho de 2019

      Concordo

    • AutoPapo
      AutoPapo 17 de junho de 2019

      Olá, George.

      Como informamos, é uma lista dos SUVs compactos com motor flex mais econômicos baseada nas informações do Inmetro (informação pública).

      Esses modelos que você citou não estão entre os 7 melhores.

      Obrigado e abraço

  • Avatar
    jonas ferreira 14 de junho de 2019

    Fiquei com uma dúvida: avaliação que fizeram da Tracker em resposta ao Francisco é considerando a Tracker Turbo ou aspirada? Manual ou automática?

  • Avatar
    Paim 14 de junho de 2019

    Interessante e que quem compra uma SUV quer ela automático,devido ao conforto.
    Consumo e muito importante mas o teste dever ser feito só com câmbio automático.
    Comprar um suv manual não tem nem graça pelo valor que elas custam.

    • Avatar
      Adriano Santos Teixeira 15 de junho de 2019

      Concordo!

  • Avatar
    Rafael 14 de junho de 2019

    Uma sugestão para a pagina, adicione na lista para avaliação o Suzuki Vitara e S-Cross.. Esses dois ganham de lavada dos demais citados.

    • AutoPapo
      AutoPapo 14 de junho de 2019

      Olá, Rafael. Pelo porte e outras características, consideramos esses dois modelos como SUVs médios.
      Obrigado e abraço

  • Avatar
    FRANCISCO DE ASSIS ALVES FERREIRA 14 de junho de 2019

    E que posição está o Tracker GM?

    • AutoPapo
      AutoPapo 14 de junho de 2019

      Olá, Francisco. O consumo do Tracker é: urbano, 6,9 km/l (e) e 10 km/l (g); estrada, 8,2 km/l (e) e 11,4 km/l (g)

      Avaliamos o modelo:
      https://autopapo.com.br/noticia/chevrolet-tracker-premier-suv-media/

      • Avatar
        Josias 16 de junho de 2019

        Tracker 1.4, motor turbo, faz: 9 km/l(g), na cidade; e 13,5 km/l(g), na estrada, na velocidade 90 km por hora, aproximadamente.

Avatar
Deixe um comentário