SUV mais econômico: os 7 modelos compactos flex que gastam menos

SUV está na moda: qual deles, equipado com motor flex, é o mais econômico do mercado brasileiro? Elaboramos um ranking com os 7 melhores

Por Fernando Miragaya14/06/19 às 16h39
Especial para o AutoPapo

Todo mundo adora utilitário esportivo por ser mais alto e robusto, mas esquece que são modelos mais pesados e cujos desenhos apresentam um coeficiente de arrasto geralmente pior. Isso se reflete no consumo. Elaboramos um ranking para descobrir o SUV mais econômico do mercado com base no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) pelos testes do Inmetro.

Levamos em consideração apenas modelos flex à venda no Brasil e as médias com etanol e gasolina, em ciclos urbano (U) e rodoviário (R), além da classificação que o próprio PBEV faz, com notas de E (para menos eficientes) até A (máximo de eficiência). No ranking, aparecem as versões mais econômicas dos modelos.

7. Honda HR-V 1.8 CVT

Carro SUV mais econômico: Honda HR-V
Foto Honda | Divulgação
Motor 1.8 16V de 139/140 cv
Câmbio automático do tipo CVT
Consumo etanol 7,7 km/l (U) e 8,6 km/l (R)
Consumo gasolina 11,0 km/l (U) e 12,3 km/l (R)
Nota na categoria C
Nota geral C

O elogiado Honda HR-V 1.8 automático tem consumo apenas mediano, por isso é o 7º SUV mais econômico. A  performance com etanol na estrada é bem baixa, mas se sai bem com gasolina na cidade.

O HR-V automático com caixa CVT traz o rodar confortável e silencioso, e se mostrou bem mais eficiente que o modelo com câmbio manual, que anotou ciclo urbano de preocupantes 6,7 km/l com etanol e 9,9 km/l, com gasolina. Se bem que o HR-V manual é quase uma lenda urbana…

Avaliamos o Honda HR-V. Veja o vídeo!

Não deixe de conferir os outros SUVs compactos econômicos!

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (19 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Éber 15 de junho de 2019

    Nunca acreditei em números de consumo nessas reportagens. Minha Ecosport 1.5 AT pra fazer 8km/l com gasolina na cidade é quase impossível. E olha que ando com todo cuidado, pensando na economia.

  • Avatar
    Leandro Oliveira de Moraes 15 de junho de 2019

    Queria saber qual o consumo do T-Cross automático

  • Avatar
    George N Pereira 15 de junho de 2019

    Tá parecendo matéria comprada… Faltam carros a serem avaliados, faltam versões… Uma turbo outra não, lógico que vai dar diferença… O ideal seria todos com a configuração mais parecida possível… Talvez considerar alguns segmentos para ter mais carros avaliados, ASX, Tracker, Vitara, s-cross, Forester, entre outros… Achei tendenciosa a matéria.

    • Avatar
      Adriano Santos Teixeira 15 de junho de 2019

      Concordo

  • Avatar
    jonas ferreira 14 de junho de 2019

    Fiquei com uma dúvida: avaliação que fizeram da Tracker em resposta ao Francisco é considerando a Tracker Turbo ou aspirada? Manual ou automática?

  • Avatar
    Paim 14 de junho de 2019

    Interessante e que quem compra uma SUV quer ela automático,devido ao conforto.
    Consumo e muito importante mas o teste dever ser feito só com câmbio automático.
    Comprar um suv manual não tem nem graça pelo valor que elas custam.

    • Avatar
      Adriano Santos Teixeira 15 de junho de 2019

      Concordo!

  • Avatar
    Rafael 14 de junho de 2019

    Uma sugestão para a pagina, adicione na lista para avaliação o Suzuki Vitara e S-Cross.. Esses dois ganham de lavada dos demais citados.

    • AutoPapo
      AutoPapo 14 de junho de 2019

      Olá, Rafael. Pelo porte e outras características, consideramos esses dois modelos como SUVs médios.
      Obrigado e abraço

  • Avatar
    FRANCISCO DE ASSIS ALVES FERREIRA 14 de junho de 2019

    E que posição está o Tracker GM?

Avatar
Deixe um comentário