SUV para quem não gosta de SUV? Separamos 10

Acha os SUVs muito altos? Nessa lista separamos dez crossovers que dizem ser SUV mas nem parecem ser — e nem querem

vw nivus highline
Para o mercado é um SUV, ao volante é um hatch (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 06/06/2022 às 10h29

Que tem muito SUV aí que não pisa na lama a gente já sabe. E nem é essa a proposta da maioria dos utilitários esportivos do mercado. Esse conceito foi introduzido pelo Ford EcoSport, lá em 2003, e foi visionário, já que toda a indústria caminhou para o que hoje seria mais certo de classificar como crossover.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Porém, justiça seja feita, o Ford pelo menos tinha jeito de jipinho. O que se vê agora é um movimento de SUVs que nem parecem SUVs no desenho. Já era assim com o Honda WR-V e o negócio ganhou força com os recentes lançamentos de utilitários “acupezados” ou com desenhos tão arrojados que parecem tudo, menos sport-utilities. E talvez, agora, estejam dando o significado correto ao termo crossover.

VEJA TAMBÉM:

Porsche Macan

porsche macan azul miami frente parado
Mesmo sendo um SUV, o Macan não esconde que é um Porsche (Foto: Porsche | Divulgação)
  • Preços: entre R$ 439.000 e R$ 669.000
  • Motores: 2.0 de 265 cv e 40,8 kgfm; 2.9 V6 de 380 cv e 53 kgfm; 2.9 V6 de 440 cv e 56,1 kgfm
  • Câmbio: automatizado de dupla embreagem e sete marchas; tração integral

Lançado em 2021, o menor SUV da Porsche parece um hatch bombado e em nada lembra o Cayenne  – ainda bem. Mesmo com um entre-eixos longo, é baixo e tem linhas bem mais harmoniosas e limpas que o irmão maior.

Também ostenta motores, comportamento dinâmico e desempenho dignos da marca alemã. Destaque para a GTS topo de linha, com 0 a 100 km/h em 4,3 segundos.

Peugeot 2008

novo peugeot 2008 terra
Versão THP traz muito desempenho para o preço que cobra (Foto: Peugeot | Divulgação)
  • Preços: entre R$ 116.690 e R$ 124.490
  • Motores: 1.6 16V de 120/113 cv e 1.6 16V turboflex de 173/165 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

Quando foi lançado, em 2015, todo mundo chamava o 2008 de tudo, até de station-wagon anabolizada, menos de… SUV. E, convenhamos, o modelo só é classificado como tal pela distância do solo e altura. O que é até bom para quem não curte utilitário esportivo e quer um carro confortável com comportamento de hatch.

Único Peugeot atualmente produzido em Porto Real (RJ), o 2008 é vendido apenas em duas versões de acabamento, sempre com caixa automática. A mais divertida é a Griffe, com motor turbo THP e mais recheada de equipamentos.

Mercedes-Benz GLA

mercedes gla 200 1 3 turbo cinza rodando em cidade
O GLA é outro que está mais para hatch (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
  • Preços: entre R$ 332.900 e R$ 499.900
  • Motor: 1.3 16V turbo de 163 cv e 25,5 kgfm ou 2.0 16V turbo de 306 cv e 40,8 kgfm
  • Câmbio: automatizado de dupla embreagem e sete marchas ou oito marchas (este com tração integral)

O GLA é, de longe, o mais bem resolvido dos SUVs da Mercedes-Benz. Justamente por não ter jeito de SUV. Seu desenho é mais esportivo e menos abrutalhado do que o de modelos como GLC e GLE, sem falar do GLB que tem uma proposta de design mais jipeira mesmo. O menor dos crossovers da marca alemã ainda se livra de qualquer imagem de sport-utility em sua versão AMG.

Volkswagen Nivus

volkswagen nivus highline 2021 cinza frente
Suspensão elevada não comprometeu a estabilidade (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
  • Preços: entre R$ 119.550 e R$ 136.270
  • Motor: 1.0 12V turboflex de 128/116 cv e 20,4 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas

Esse aqui nem a Volkswagen insistiu em chamar de SUV no lançamento, em 2020. Tanto que, com sua proposta acupezada, surgiu para ser uma alternativa mais confortável e familiar ao T-Cross.

Graças à altura do solo mais baixa, posição de dirigir menos ereta e maior porta-malas que o do irmão. Desde a estreia é vendido em duas versões, sempre com o motor 1.0 TSI.

Citroën C4 Cactus

Citroen C4 Cactus Fotos Alexandre Carneiro
O C4 Cactus THP é o carro mais rápido de sua faixa de preço (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)
  • Preços: entre R$ 106.990 e R$ 138.990
  • Motores: 1.6 16V de 120/113 cv e 1.6 16V turboflex de 173/165 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

Outro hatch parrudo que paga de SUV – nesse caso, a Citroën faz questão de frisar a sigla para sport-utility vehicle em qualquer peça publicitária ou tabela de preços. Há dois anos é praticamente o único carro de passeio produzido e vendido pela marca francesa por aqui. Por isso mesmo, tem muitas versões: seis, ao todo.

Audi e-tron Sportback

traseira do audi e tron sportback 2021 em estrada
Elétrico e esportivo, a parte SUV é para agradar ao mercado (Foto: Audi | Divulgação)
  • Preços: entre R$ 633.990 e R$ 827.990
  • Motores: três elétricos com potência combinada de 503 cv e torque total de 99,2 kgfm
  • Câmbio: automático de uma marcha

As variantes Sportback são as tais acupezadas que se propagam pela linha de SUVs da Audi, e que deixam os modelos cada vez menos parecidos com utilitários esportivos. O e-tron é um exemplo, com suas linhas fluidas e posição de dirigir que mais lembram um hatch parrudo e grande. Fora todo o requinte a bordo e lista de equipamentos premium do crossover elétrico de luxo.

Suzuki S-cross

suzuki s cross 2019
A fórmula do S-Cross lembra mais a dos hatches aventureiros que a de um SUV de verdade (Foto: Suzuki | Divulgação)
  • Preço: R$ 178.990
  • Motor: 1.4 16V turbo de 146 cv e 23,5 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração integral

Outro que remete a um hatch bombado e não tem nada de SUV. Quer dizer, até tem aptidão fora-de-estrada maior do que a maioria dos modelos compactos desta lista, já que tem altura do solo de 20,5 cm, bons ângulos de ataque (20 graus) e de saída (30 graus) e, o mais importante, tração 4×4 sob demanda.

Fiat Pulse

fiat pulse impetus 019 large
Bom acerto de suspensão e motor turbo ajudam o Pulse (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Preços: entre R$ 94.990 e R$ 136.590
  • Motores: 1.3 de 107/98 cv e 13,7/13,2 kgfm ou 1.0 turbo de 130/125 cv e 20,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas ou automático CVT de sete marchas

Se você olhar o novato SUV do pedaço de relance vai achar que é um Argo mais alto e cheio de apliques aventureiros. O Pulse é mais ou menos isso mesmo. Usa a base do hatch e é mais altinho, porém não chega a parecer um sport-utility e a sensação ao volante reforça isso. Ainda leva a vantagem sobre o irmão de ter a opção de motor 1.0 turbo.

Jaguar I-Pace

Jaguar I-Pace
O Jaguar elétrico é um SUV que poderia se passar por um hatch (Foto: Jaguar | Divulgação)
  • Preços: entre R$ 628.950 e R$ 678.950
  • Motores: dois elétricos com potência combinada de 400 cv e torque total de 71 kgfm
  • Câmbio: automático de uma marcha; tração integral

Outro elétrico entre os SUVs que não parecem SUVs. Com desenho bastante anguloso e a coluna traseira alongada, o I-Pace é um crossover elegante e o mais diferente perante a linha de utilitários esportivos da marca britânica, que reúne ainda o E-Pace e o F-Pace. No caso do EV, usa dois motores elétricos, um em cada eixo.

Mitsubishi Eclipse Cross

mitsubishi eclipse cross 2023 de frente
A Mitsubishi tem fama no fora de estrada, mas o Eclipse Cross se inspirou nos esportivos da marca (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
  • Preços: entre R$ 186.990 a R$ 232.990
  • Motor: 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm
  • Câmbio: automático CVT de oito marchas

Apesar da tradição da Mitsubishi nos SUVs tradicionais, com a linha Pajero, o Eclipse Cross herdou a esportividade do cupê que cedeu o nome. O modelo foi atualizado para a linha 2023, ganhando linhas mais limpas na dianteira e menos controversas na traseira.

O motor 1.5 turbo proporciona um bom desempenho, que é acompanhando pelo acerto de suspensão. A versão topo de linha HPE-S S-AWC ainda inclui a tração integral, que ajuda nesse comportamento esportivo do Eclipse Cross.

O AutoPapo andou no Eclipse Cross, confira nossas impressões:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Strïger 9 de junho de 2022

Faltou mencionar varios SUVs, …dentre eles, o FUSCA! sim, pois FUSCA é SIm SUV! Observe que o fusca tem: 1)altura do solo, 2)Melhor angulo de entrada e saida 3)traçao traseira! Além de muito mais barato!

Avatar
Paulo Machado 8 de junho de 2022

Este canal era técnico, agora virou canal de defesa do consumidor. Perdeu a essência. Perdeu a personalidade. Ficou ruim.

Avatar
Paulo Strïger 9 de junho de 2022

Verdade… virou o canal do cafe com bobagem, pagou jaba, tem materia.

Avatar
Santiago 6 de junho de 2022

Sim, CROSSOVER! Essa que é a designação correta pra esses modelos que são a “febre” do momento, e por isso mesmo vendidos por bem mais do que realmente valem.
– Quem quer SUVs de verdade, então que vá comprar Hillux-SW, Jeep Comander, Blazer, Tigo 8, e outros dessa categoria. Custam bem mais caro? Pois é, mas estes são SUVs. Pra quem faz realmente questão…

Avatar
André 7 de junho de 2022

Muito bem colocado.

Avatar
Paulo Strïger 9 de junho de 2022

Eu nem colocaria a mão no fogo pelo Commander, nem mesmo Tigo 8, Suv mesmo, seria oToyo SW4,GM TrailBlazer, Ford Everest, Mit Pajero,Jeep Grand Cherokee, os melhores e verdadeiros SUVs são baseados em suas versões pickups fechadas ou partir logo para um off-road como Wrangler… o resto… é perfumaria feitos para subir rampa shopping.

Avatar
Cadillata 6 de junho de 2022

Quatsch.

Avatar
Deixe um comentário