7 SUVs de 7 lugares: veja alguns modelos disponíveis no mercado em 2023
Bancos extras são importantes para muita gente e o mercado nacional tem variadas opções de SUVs com 7 lugares 0 km
Bancos extras são importantes para muita gente e o mercado nacional tem variadas opções de SUVs com 7 lugares 0 km
SUVs viraram carro de família e essa faceta é elevada quando falamos de modelos de 7 lugares. O mercado tem opções variadas de utilitários esportivos com aqueles bancos extras. Um diferencial para quem precisa carregar, além da família, os agregados.
Só não vá colocar a sogra nos assentos da terceira fila. Mesmo em modelos grandes, os bancos a mais são indicados para crianças ou adultos de estatura normal. Então, reserve os lugares para aquele colega endiabrado do seu filho ou para o mala do namorado da sua filha.
VEJA TAMBÉM:
Veja então sete opções de SUVs de 7 lugares disponíveis no mercado em 2023. Separamos crossovers e utilitários de diferentes tamanhos, marcas e preços.
O primeiro SUV de 7 lugares da marca estadunidense nasceu em 2022 no Brasil. Produzido em Goiana (PE) sobre a mesma plataforma do Compass, o modelo mescla robustez e bom espaço a bordo.
Os assentos da terceira fila têm um interessante vão para cabeças e espaço apenas regular para pernas e joelhos. O acesso aos bancos é razoável.
Mesmo com os encostos lá de trás levantados, o Commander ainda oferece um interessante porta-malas. O SUV de 7 lugares também é vendido com duas opções de motores turbinados: flex ou diesel, sendo que esse vem com tração 4×4.
SUV de 7 lugares derivado da picape S10, o Trailblazer é uma opção bastante robusta. Graças ao porte de utilitário grande e ao entre-eixos longo, oferece bastante espaço interno e porte para diferentes tipos de terreno.
As dimensões beneficiam também os bancos sobressalentes, que permitem uma folga discretamente maior para pernas e ombros dos ocupantes. Contudo, a base de longarinas e o eixo rígido na suspensão traseira cobram a conta no conforto quando o SUV passa em buracos.
Outro derivado de picape, o Pajero Sport está em sua terceira geração, que chegou ao Brasil em 2019. Traz o DNA off-road da marca japonesa e um chassi robusto, com boas capacidades para o fora de estrada.
O acesso à terceira fila é ruim e os branquinhos extras repetem o espaço limitado da maioria dos SUVs de sete lugares. O porta-mas também não é dos mais generosos em sua categoria, mas tem um acerto dinâmico melhor que seus rivais diretos.
Aqui, uma opção mais requintada de SUV 7 lugares. O XC90 esbanja espaço, conforto e tecnologia. Para começar, é um híbrido plug-in com desempenho arrojado, garantido pela potência combinada superior a 450 cv.
Há espaços de sobra para todos os ocupantes, mesmo para os passageiros da terceira fila. O acabamento é sofisticado e a lista de equipamentos segue o padrão da marca de luxo. Entre os itens, Pilot Assist – com os dispositivos de auxílio ao motorista -, teto panorâmico e bancos elétricos.
O SUV que é vendido como a oitava maravilha do mundo é o único da linha da marca a ter 7 lugares. Os bancos traseiros são mais indicados para crianças ou para adultos de estatura normal em viagens curtas. Já o acesso àquela fileira é razoável e não exige tantos contorcionismos.
O Tiggo 8 montado em Anápolis (GO) foi recentemente renovado e ganhou câmbio de dupla embreagem com sete velocidades aliado ao motor turbo. Além do pacote de equipamentos de auxílio à condução, chamado Max Drive, em algumas versões.
Os itens de condução semi-autônoma desse kit são de série também na nova configuração híbrida plug-in. Com dois motores elétricos e consumo acima dos 30 km/l na cidade, é importado da China com a lista mais farta de equipamentos da gama.
Produzido em Itatiaia (RJ), o SUV de 7 lugares ganhou atualizações no motor em 2022. O turbodiesel passou a vir com um sistema híbrido-leve, onde um pequeno propulsor elétrico de 48V faz as vezes de gerador e auxilia as acelerações, além de atuar em desacelerações abaixo de 17 km/h.
Além disso, o utilitário manteve as versões com o motor turboflex. Em ambas as opções, tração integral com o sistema Terrain Response 2 e ajustes para diferentes tipos de terreno e piso.
Já a terceira fila tem acesso regular e espaço apenas normal. O porta-malas é que não empolga muito, mesmo com os assentos extras rebatidos.
O GLB é um SUV de marca premium, com 7 lugares e por menos de R$ 400 mil – inclusive mais barato que o Toyota SW4, que ficou de fora dessa lista. Produzido sobre a mesma plataforma do GLA, o modelo chegou ao Brasil no fim de 2020 e atualmente é vendido em três versões civis com o motor 1.3 turbo fruto da parceria com a Renault.
Só que, recentemente, o GLB ganhou suas variantes nervosas preparadas pela AMG. Estas usam um motor de mais de 300 cv, têm tração integral, acertos especiais na suspensão, freios, direção e calibragem do propulsor. Tudo conspira para um 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.
Mesmo com a pegada esportiva, o SUV da Mercedes-Benz oferece lugares extras, cujo acesso é bom. O vão para pernas é razoável, mas há um bom espaço para cabeças e ombros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |