Os 10 SUVs mais econômicos do Brasil em 2022: consumo e análise
Utilitários esportivos, categoria preferida do público, têm modelos eficientes, mesmo versões automáticas e com motores turbinados
Utilitários esportivos, categoria preferida do público, têm modelos eficientes, mesmo versões automáticas e com motores turbinados
Se é utilitário esportivo que você quer, está na hora de ver quais são os SUVs mais econômicos do Brasil. Até porque esses jipinhos urbanos costumam beber mais que hatches e sedãs devido ao maior peso e também à aerodinâmica. A boa notícia é que esse segmento também já se destaca em eficiência.
Basta ver que crossovers recentes e mesmo automáticos e com motores turbos se mostram mais econômicos. Especialmente os projetos mais novos. Nesta lista, consideramos sempre a versão mais eficiente dos SUVs mais econômicos com base na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem, de acordo com padrões do Inmetro.
VEJA TAMBÉM:
O critério principal foi o consumo médio com gasolina na cidade. O ciclo urbano com etanol e o rodoviário com gasolina serviram, na ordem, como critérios de desempate. Não foram considerados SUVs híbridos, elétricos ou de marcas premium e/ou esportivas.
O Pulse não só é o SUV mais econômico do Brasil como é também o único crossover a ter o selo de eficiência energética do Inmetro. Mas isso só na versão Drive com motor 1.3 aspirado e câmbio automático do tipo CVT.
Esta opção nem é a mais barata, mas se mostrou mais eficiente que as variantes turbo e até que a 1.3 com transmissão manual. Destaque também para o consumo urbano com etanol, bem superior ao dos rivais.
O mais novo SUV do pedaço já está entre os SUVs mais econômicos do Brasil. O HR-V “chegou chegando” com o motor 1.5 aspirado, agora com injeção direta de combustível e bastante eficiente, principalmente na cidade – bem mais eficiente que a opção turbo. O Honda fica pouca coisa atrás do Pulse e supera os Volkswagen com motor TSI.
O Nivus garante a terceira colocação entre os SUVs mais econômicos do Brasil em toda a sua linha – ok, são apenas duas versões. Mas é o crossover turbo mais eficiente do país na cidade, com o queridinho motor TSI de até 128 cv aliado à transmissão automática de seis velocidades.
O T-Cross é mais um Volks entre os SUVs mais econômicos do Brasil. Praticamente toda a linha se mostra bem eficiente – só a Highline topo de linha e com motor 1.4 é mais “beberrona”. Elas usam o mesmo conjunto mecânico do Nivus, perdem por pouco no ciclo urbano com gasosa, mas ganham do irmão menor no consumo rodoviário.
A nova geração do Creta ficou mais econômica com o motor turbo de 120 cv herdado da linha HB20. Se sai bem melhor que a opção Action (modelo antigo com o motor 1.6) e que a com o 2.0 aspirado. Porém, o propulsor três-cilindros parece se ressentir do peso e da aerodinâmica do SUV na estrada, já que os ciclos aferidos pelo Inmetro indicam pouca eficiência nas médias rodoviárias.
Testamos o Creta; confira o que achamos do SUV:
O modelo da marca francesa garante seu lugar entre os SUVS mais econômicos do Brasil graças à versão topo de linha Shine Pack, a mais cara e única com o motor turbo THP. Consegue oferecer desempenho e também certa economia. No consumo urbano, empatou com o Corolla Cross nos dois combustíveis, mas superou o Toyota no ciclo na estrada com gasolina.
As duas versões a combustão do SUV médio da Toyota conseguem uma eficiência boa na cidade na comparação com outros modelos desta lista – a esportivada GR-S não figura na tabela do Inmetro e não se qualifica entre os SUVs mais econômicos do Brasil. Méritos do motor aspirado com injeção direta e da ótima caixa CVT, com 10 marchas simuladas. O Corolla Cross fica atrás do C4 Cactus justamente no consumo na estrada.
O Duster é outro que consegue um lugar ao sol entre os SUVs mais econômicos do Brasil com uma versão específica. No caso do utilitário esportivo da marca francesa é a opção de entrada Zen, com câmbio manual e o motor 1.6 SCe. O modelo empata com o Nissan Kicks no consumo urbano com gasolina, mas com etanol o Renault se sai melhor.
O Kicks também conquista uma vaga nessa relação de SUVs mais econômicos do Brasil graças à sua configuração mais básica Sense, a única da gama com caixa manual – o restante da linha vai de CVT. O SUV da Nissan perde no critério de desempate (consumo urbano com etanol) para o Duster, mas na estrada, com os dois combustíveis, fica bem à frente do rival da Renault.
O crossover da marca francesa desbancou o Tracker e conseguiu se garantir entre os 10 SUVs mais econômicos do país. E deve isso à versão topo de linha Griffe com o motor turbinado THP, que empata com o SUV compacto da GM no ciclo com gasolina na cidade, mas vence no consumo urbano com etanol.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O Citroen Aircross 1.6 automatico 2018 (cambio novo AT6) faz 10km/l na cidade e 13.8 km/l na estrada com gasolina. E é espaçoso, completo e ta barato !!
Medição do inmetro é uma piada…. O Pulse 1.0 turbo é um gastão inveterado. 5 km/litro no álcool na cidade e 7 km/litro na gasolina. Péssimo carro em matéria de consumo. O 1.3 aspirado deve ser um pouco melhor, mas esse consumo anunciado aí é mentira, basta ver os proprietários e seus comentários na internet. Minha esposa tem um Kicks 2018 e ele é muito econômico tanto na cidade 9,5 km/litro na gasolina e na estrada chegamos a fazer 16 Km/litro na gasolina, no álcool não vale a pena….
Dos listados andei ap3nas no Creta 2022, automático no álcool, na estrada ele não fez mais que 7km/lt, geralmente marcava 6.8. Não aconselho, na cidade não passa de 4km/lt.
Mas só isso?
Esses dados são do IMETRO….mas na realidade….tudo mentira ..
Os mais bebedores:
1) creta 1.0 tgdi
2) hrv 1.5
3)Corolla cross
4) Duster
Mais econômico
1) kicks
2)pulse
3) 2008
4) cactus
Concordo plenamente! Parece que a ordem foi invertida no artigo acima. Tenho um kicks CVT que faz 17 km/l na estrada !
pow, nem colocaram a tracker, se vc rodar em giro baixo, em modo economico consegue fazer 22km/l, obvil que na estrada, mas pow um turbo, fazer 22km/l e mt coisa
Não vi nenhuma menção só INMETRO. Não há coerência entre a resposta do auto papo com o peugeot x tracker. Mantenho minha percepção de que foi algo patrocinado.
Quando vejo esses números de consumo fico pensando qual a vantagem dos atuais motores turbo a não ser dar lucro as montadoras. Se vc comparar com os aspirados 2.0 CRV, Rav4, ASX as diferenças são mínimas. Agora compare o custo de manutenção e descubra se compensa a diferença. Não entendo como um motor 1.0 da Hyundai consegue ser tão ineficiente quanto um projeto 2.0 aspirado de 15 anos atrás.
Esses resultados não tem a menor credibilidade. Medição oficial é do INMETRO e são diferentes desses.
Cadê o chevrolet Tracker, sabido ser um veículo muito econômico? Isso cheira a matéria publicitária. Além do mais, este canal tomou uma implicância sem igual com a GM.
Olá, Paulo.
Como está frisado na matéria, os números são do Inmetro. E também explicamos o motivo de o Tracker estar de fora da lista ao falar do Peugeot 2008.
Obrigado e abraço
Esses carros são todos fabricados no Brasil? Esse é o critério? O Suzuki Vitara 1.4 turbo bate todos eles.
Um mais sem graça que o outro. Acho que vou morar no Uruguai e comprar um Suzuki Alto 800.
Bons crossovers esses daí….
E os SUVs??? Cadê eles???
Realmente, tens razão.
Não vi nenhuma menção só INMETRO. Não há coerência entre a resposta do auto papo com o peugeot x tracker. Mantenho minha percepção de que foi algo patrocinado.
Na boa, saindo um pouco do contexto, no Brasil temos carros bons e equipados conforme o padrão visto em outros países? Ou as montadoras oferecem aqui como luxuosos modelos concebidos como básicos lá fora? Começo a perceber essa artimanha enganosa também na classificação dos SUVs no Brasil. Se os carros neste artigo são classificados como SUVs para nós então um Chevrolet Suburban ou um Ford Expedition seriam espaçonaves interestelares?