SUVs mais vendidos: confira os modelos que bombaram em janeiro
Hyundai Creta lidera emplacamentos em janeiro e líder T-Cross despenca com menos da metade do volume de dezembro
Hyundai Creta lidera emplacamentos em janeiro e líder T-Cross despenca com menos da metade do volume de dezembro
Dos 152 mil carros licenciados em janeiro, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mais de um terço (57 mil) foram SUVs. E o líder de vendas foi o Hyundai Creta, com boas credenciais para brigar pelo pódio dos SUVs mais vendidos de 2024.
VEJA TAMBÉM:
O SUV sul-coreano anotou 4.898 unidades licenciadas e assumiu a liderança do segmento com 8,6% de participação e relativa folga sobre o segundo colocado. O Chevrolet Tracker ficou com a medalha de prata, com 4.280 emplacamentos e 7,5% do bolo, seguido do Nissan Kicks, que registrou outros 4.074 exemplares e detém 7,1% das vendas de utilitários.
Antigos líderes começaram o ano em marcha lenta. O Jeep Compass foi o quarto modelo mais emplacado entre os SUVs. O médio da Jeep anotou 3.592 emplacamentos (6,3% de participação) e foi seguido do Volkswagen Nivus, que licenciou 3.538 carros (6,2%).
O líder de 2023, o Volkswagen T-Cross derrapou feio em janeiro e despencou para a sexta colocação com 3.358 registros e 5,9% de participação. Logo em seguida, figura o Fiat Fastback, que emplacou 3.392 exemplares, que corresponde a 5,8% do bolo.
Na oitava posição, o Toyota Corolla Cross anotou 3.084 carros (5,4% de participação), à frente do Jeep Renegade que licenciou 3.084 exemplares (5,3%). E na décima posição o Fiat Pulse. O aventureiro de Betim teve 2.833 registros e uma fatia 4,9% do mercado.
A queda de volume de modelos foi geral em janeiro. O T-Cross, líder entre os SUVs em 2023, viu suas vendas caírem pela metade. Mas o primeiro mês do ano é um período mais frio em relação a dezembro.
Afinal janeiro chega carregado de gastos com material escolar, IPVA, IPTU e a fatura do cartão das festas natalinas. Isso sem contar as férias de verão, em que muita gente pega a estrada. Tudo isso esfria o varejo.
Apesar de o segmento SUV ser o mais competitivo do mercado, apenas quatro dos 40 modelos listados no ranking da Fenabrave registraram alta, todos são importados, em que qualquer variação tem grande impacto percentual.
O Ford Territory anotou um salto de mais de 100% em janeiro, com 510 emplacamentos, contra 198 unidades em dezembro. O Peugeot e-2008 também anotou elevação. O elétrico que tinha emplacado 160 unidades em dezembro, anotou outros 269 exemplares no mês passado.
No caso do SUV elétrico do leão há um fator que pode explicar o aumento da demanda. O primeiro foi a ação promocional que a marca fez no final do ano, ao reduzir o preço para R$ 160 mil (uma queda de R$ 100 mil em comparação ao valor de lançamento), o que estimulou o consumidor a comprar um SUV elétrico com preço de utilitário compacto a combustão. Ele inclusive vendeu mais que a geração atual, em fim de carreira, que fechou a lista da Fenabrave com apenas 96 registros.
Outro modelo que fechou janeiro no azul foi o Ford Bronco Sport. O utilitário norte-americano anotou 157 unidades, 16 carros a mais que em dezembro. E por fim o Kia Sportage, que emplacou 112 exemplares, contra 114 de dezembro. Eles estão longe figurar entre os SUVs mais vendidos em janeiro de 2024, mas revelam que todo SUV tem potencial de mercado.
Ranking | Modelo | Emplacamentos |
---|---|---|
1º | Hyundai Creta | 4.898 |
2º | Chevrolet Tracker | 4.280 |
3º | Nissan Kicks | 4.074 |
4º | Jeep Compass | 3.592 |
5º | Volkswagen Nivus | 3.538 |
6º | Volkswagen T-Cross | 3.358 |
7º | Fiat Fastback | 3.292 |
8º | Toyota Corolla Cross | 3.084 |
9º | Jeep Renegade | 3.019 |
10º | Fiat Pulse | 2.833 |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |