SUVs por menos de R$ 90 mil: só dá para comprar 5 modelos

Muitos dos veículos desse gênero já têm valores iniciais de compra acima dos R$ 100 mil: conheça os mais acessíveis do segmento

arte capa 5 suvs com precos ate 90 mil
São poucas as opções para quem quer um SUV nessa faixa de preço (Foto: AutoPapo)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 19/03/2021 às 16h15
Atualizado em 19/03/2021 às 19h36

Você quer comprar um dos SUVs disponíveis no mercado, mas não pode gastar mais que R$ 90 mil? Pois saiba que as opções são poucas: com a recente disparada nos preços de veículos, sobraram só 5 opções nessa faixa de valor. Pois é, se você deu falta de algum modelo, pode saber que ele extrapola esse limite de custo.

VEJA TAMBÉM:

5 SUVs por menos de R$ 90 mil

Confira, então, o levantamento do AutoPapo, com base nos valores de tabela praticados pelos fabricantes. E descubra quais SUVs (ainda) dá para comprar com até R$ 90 mil no mercado brasileiro. Veja o ranking!

1. Hyundai Creta

hyundai creta smart 2020 1
  • Preços: R$ R$ 80.490 (Attitude) e R$ 86.490 (Action)

Das cinco versões do Hyundai Creta, duas têm preços abaixo de R$ 90 mil. Porém, ambas são despojadas: além de itens triviais, como ar-condicionado manual, trazem apenas rodas de liga leve de 16 polegadas. A Action, todavia, acrescenta controle eletrônico de estabilidade.

A diferença mais relevante entre as duas versões fica por conta do câmbio: é manual na Attitude e automático na Action, sempre com seis marchas. Já o motor, em ambos os casos, é um 1.6 capaz de gerar 130 cv de potência com etanol e 123 cv com gasolina. O torque é de 16,5 kgfm com o combustível vegetal e de 16 kgfm com o derivado do petróleo.

2. Jeep Renegade STD

jeep renegade std verde de frente em garagem
...e Jeep Renegade: por baixo da carroceria, a mesma coisa
  • Preço: R$ 84.590

A linha de SUVs da Jeep só tem uma versão abaixo dos R$ 90 mil: o Renegade STD. O modelo é até razoavelmente bem-equipado: tem rodas de liga leve de 16 polegadas, controles eletrônicos de estabilidade, anti-capotamento e de reboque, freio de estacionamento elétrico e luzes diurnas. E o câmbio automático de seis marchas também está incluído no pacote.

O que pesa contra é a chegada iminente dos novos motores turbo da família FireFly: eles estrearão em meados do ano, na linha 2022. Assim, quem comprar o Renegade STD agora ficará com o velho 1.8 E.TorQ, com 139 cv com etanol e 135 cv com gasolina, além de 19,2 kgfm com o primeiro combustívele 18,7 kgfm com o segundo. É até possível que essa mecânica sobreviva justamente na versão de entrada, mas nada está confirmado até o momento.

3. Peugeot 2008 Allure

peugeot 2008 allure vermelho de frente em garagem
  • Preço: R$ 84.990

Assim como ocorre na linha Renegade, o Peugeot só oferece uma versão do 2008 por menos de R$ 90 mil. É a Allure, que não faz generosidades com os equipamentos: há apenas o básico, como ar-condicionado manual, direção elétrica e sistema de som.

Pelo menos o câmbio automático, com seis velocidades, vem de série. No Peugeot 2008, esse sistema é acoplado a um motor 1.6 capaz de desenvolver 118 cv com gasolina e 115 cv com etanol. Com qualquer combustível, o torque é de 16,1 kgfm.

4. Renault Duster Zen

renault duster zen vermelho de frente
  • Preço: R$ 85.090

Como o AutoPapo considera o Kwid um subcompacto, e não um utilitário, a linha de SUVs da Renault conta com apenas uma opção abaixo dos R$ 90 mil: o Duster. E, mesmo assim, somente na versão de entrada Zen, com transmissão manual de cinco velocidades. Ela trabalha associada a um motor 1.6 de 120 cv com gasolina ou 118 cv com etanol: o torque é de 16,2 kgfm com ambos os combustíveis.

De série, o Duster Zen sai de fábrica praticamente pelado: não traz nada muito além de ar-condicionado manual, direção elétrica e sistema de som. Itens como rodas de liga leve aro 16″, faróis de neblina, central multimídia e controlador de velocidade vêm juntos em um pacote, que eleva o preço do veículo em R$ 3.750. Ainda, portanto, abaixo do limite de R$ 90 mil.

5. Ford EcoSport

frente ford ecosport freestyle
EcoSport foi o último produto da Ford feito pela Ford no Brasil, ao lado do....
  • Preços: R$ 80.490 (SE), R$ 85.490 (SE AT) e R$ 87.790 (FreeStyle)

Sim, o EcoSport saiu de linha com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Contudo, ele segue à venda, pois parte das concessionárias ainda tem unidades em estoque. Na tabela, há três versões por menos de R$ 90 mil, todas equipadas com motor 1.5 capaz de entregar 137 cv com etanol e 130 cv com gasolina. O torque é de 16,2 kgfm com o primeiro combustível e de 15,6 kgfm com o segundo.

A versão SE, mais acessível, tem câmbio manual de cinco marchas: entre os equipamentos, oferece controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de liga leve de 15 polegadas e central multimídia. A inclusão de uma transmissão automática de seis velocidades eleva o valor em exatos R$ 5.000. Por fim, ainda há a configuração FreeStyle, que acrescenta revestimento que imita couro nos bancos e rodas aro 16″.

Bônus: pseudo-SUVs por menos de R$ 90 mil

Achou os primeiros modelos da lista muito mal equipados? Pois há veículos com mais itens de série com preços até R$ 90 mil, mas eles, a rigor, não são SUVs: estão mais para hatches com suspensão elevada, embora os fabricantes jurem o contrário. Confira:

1. Caoa Chery Tiggo 2

caoa chery tiggo 2
  • Preços: R$ 74.390 (Look manual), R$ 80.990 (Look automático) e R$ 88.190 (Act)

Apesar de a Caoa Chery classificar o Tiggo 2 como SUV, ele é, na verdade, uma derivação do Celer, que saiu do mercado em 2018. Os dois utilizam a mesmíssima carroceria e têm dimensões internas idênticas. Entretanto, o fabricante reestilizou a dianteira e a traseira, criou um novo painel e… Elevou a suspensão, é claro. Também não faltam barras no teto e molduras nas caixas de roda.

O motor do Tiggo 2 é um 1.5 que entrega 110 cv e 13,8 kgfm com gasolina ou 115 cv e 14,9 kgfm com etanol. A versão de entrada Look vem equipada com câmbio manual de cinco marchas: há opção de caixa automática, mas ela é bem antiquada, com apenas quatro velocidades. Já a top de linha Act é sempre automática.

A versão de entrada vem com rodas de liga leve de 16 polegadas e central multimídia. A top acrescenta revestimento interno em material que imita couro, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e até teto solar.

2. Honda WR-V LX

honda fit lx em paisagem
  • Preço: R$ 86.900

Outro que é SUV apenas aos olhos do fabricante é o WR-V. O modelo não passa de uma versão aventureira do Fit, classificada como modelo à parte pela Honda. Ambos têm a mesma carroceria, as mesmas medidas internas, o mesmo painel…

A mecânica também não muda entre os dois “irmãos”: o motor é um 1.5 capaz de render 116 cv com etanol e 115 cv com gasolina. O torque é de 15,3 kgfm com o primeiro combustível e de 15,2 kgfm com o segundo.

A única versão do segundo entre os pseudo-SUVs da lista que custa menos de R$ 90 mil é a de entrada LX. Na lista de equipamentos, são dignos de destaque destaque câmera de ré, controle de estabilidade e rodas de liga leve de 16 polegadas.

3. JAC T40

jac t 40 2021 76
  • Preço: R$ 83.990

Entre as opções de pseudo-SUVs com preços abaixo de R$ 90 mil há ainda o JAC T40. Porém, por esse valor, é possível levar apenas um exemplar com câmbio manual de cinco marchas: a inclusão de uma transmissão automática do tipo CVT já eleva o valor para R$ 94.490. O motor é um 1.5 de 127 cv com etanol ou 125 cv com gasolina, além de 15,7 kgfm ou 15,5 kgfm, respectivamente.

A lista de equipamentos inclui controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e rodas de liga leve de 16 polegadas, mas nada muito além. Itens como retrovisor eletrocrômico, controlador de velocidade, acendimento automático dos faróis e central multimídia vêm em um pacote opcional, que eleva o valor do T40 para R$ 86.990.

Vale a pena gastar tanto para estar na moda com um SUV? Assista ao vídeo com Boris Feldman!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
16 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
IARAIR DA CONCEICAO 3 de dezembro de 2021

E o Sandero stapway? Não é SUV? Gostaria de saber a respeito.

Avatar
ANA LÚCIA MIGUEL MOTA 3 de setembro de 2021

Tenho um Ford Ka 2014, como viajo muito em estradas de barro e sempre rasgando o protetor do carter estava pensando em adquirir um suv. Agora após a leitura e comentários dos preços e manutenção estou receiosa.

Avatar
Elson Ramos 27 de março de 2021

Meu caro consultor, fale por gentileza do Chevrolet tracker.

AutoPapo
Alexandre Carneiro 28 de março de 2021

Olá, Elson.
Caro, o Tracker é mais um que não foi incluído na lista por superar o teto de R$ 90 mil: os valores do modelo começam em R$ 92.850.
Abraço!

Avatar
ALEXANDRE S. C. 26 de março de 2021

Espero de coração essa modinha passar pra podermos ter acesso a carros de verdade

Avatar
Sir.Alves 22 de março de 2021

Na lista de pseudo Suv, kkk coloca o Kwid,… o unico pseudo Suv sub sub sub sub compacto, …

Avatar
Ney Verdandi 21 de março de 2021

Gostaria de tirar outro OKM , mas com esses preços absurdos de carros pelados vou de C4 Lounge seminovo.

Avatar
Gabriel 19 de março de 2021

Mas… e Citroën C4 Cactus Listinha bem hermmm

AutoPapo
Alexandre Carneiro 19 de março de 2021

Antes da publicação da matéria, as tabelas de preços de todos os SUVs do mercado foram pesquisadas. O texto já adverte: “se você deu falta de algum modelo, pode saber que ele extrapola esse limite de custo (R$ 90 mil).” Os valores do Citroën C4 Cactus começam em R$ 96.490.

Avatar
Comentarista 19 de março de 2021

Comprar carro pra quê? É melhor ir de Uber.
É combustível caro, IPVA caro, seguro caro, manutenção cara, financiamento caro, depreciação do carro, estacionamento caro, trânsito estressante, multas, licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, assaltos etc… Acho que é bem
melhor andar de Uber

Avatar
Alessandro 19 de março de 2021

Se o wr-v da Honda está nesta lista, o Nivus era pra estar tbm, não é a plataforma do polo ??

AutoPapo
Alexandre Carneiro 19 de março de 2021

Olá, Alessandro.
Caro, o principal critério desta lista é preço. O Volkswagen Nivus não foi citado simplesmente porque supera o teto de R$ 90 mil: os valores do modelo começam em R$ 94.290.
Abraço!

Avatar
Alessandro 19 de março de 2021

Caramba ! Outro dia custava 86.000. Mais de 90.000 num polo fantasiado de SUV!! Onde vai parar isso….

Avatar
Galhardo 19 de março de 2021

Brasileiro pensa que conhece carro, Brasil paraíso das montadoras consumidores que não levam em conta custo benefício depreciação,qualidade nada disso importa a montadora cola um adesivo comemorativo faz um marketing pesado e pronto um monte de bobão corre e faz até fila de espera .

Avatar
Daniel 19 de março de 2021

Ele não está na lista pois as duas versões dele passam dos 90 mil.

AutoPapo
Alexandre Carneiro 19 de março de 2021

Exatamente, Daniel.

Avatar
Deixe um comentário