Noticia falsa viraliza na internet e demonstra a irresponsabilidade de alguns órgãos de comunicação que apenas querem lucrar
Vou responder aqui a pergunta que cansei de ouvir por” zap”, pessoalmente ou por telefone: “Verdade que a Fiat vai lançar um novo carro popular que faz 15 km/litro por apenas R$ 30 mil?”
Antes de mais nada, vale a pena observar a crença do leitor em qualquer besteira divulgada na internet. Além disso, não importa marca, motor, tamanho, carroceria nem conforto: qualquer carro barato seria o grande campeão de vendas no Brasil.
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Finalmente, um absurdo a irresponsabilidade da imprensa, a ingenuidade de jornalistas que aceitam qualquer “fake news” como verdade. E não param para pensar ou dar pelo menos uma ligadinha telefônica para a fábrica e averiguar a procedência da notícia. Ou a “esperteza” de publicá-la sabendo ser uma mentira mas para ganhar público, milhares de cliques, até que se perceba o tamanho da trapaça
E iludiram o distinto público não apenas influencers ignorantes, mas até uma publicação mineira quase centenária, que já foi o maior jornal de Minas, que deixou de se preocupar com a ética e a responsabilidade jornalística.
O retorno do modelo “popular” e que o governo anunciou com um apelo mais moderno, de “carro sustentável”, foi anunciado no início deste mês. A partir de uma redução nos impostos (IPI) para automóveis com motor 1.0 flex, de até 90 cv, produzidos no Brasil.
Quem deu a notícia foi a jornalista Marli Olmos, do Valor Econômico. E a partir desta informação (verdadeira), vieram dezenas de falsidades, como a do Uno de 30 mil reais. Imagina-se que algumas teriam sido criadas pela Inteligência (ou Estupidez?) Artificial.
Não é necessário conhecer profundamente o setor para perceber que:
Quais modelos produzidos no Brasil poderão ser contemplados com a redução tributária anunciada pelo governo? Os que contam com motor 1.0 flex e potência inferior a 90 cv: HB20, Mobi, Kwid, Cronos, Argo, Onix, Onix Plus, Tera, Polo, C3, Basalt e 208.
Nenhum carro elétrico seria beneficiado pois todos são importados. Bem como os motores turbinados, que ultrapassam o limite de 90 cv.
Ainda não foi divulgada a redução de impostos que beneficiaria estes modelos, prometida pelo governo para a próxima semana. O programa valeria até o final de 2026. Esta decisão é um desdobramento do programa “Mover” que prestigia a eficiência energética e reciclabilidade dos carros produzidos no Brasil.
Outra questão: como o governo compensaria a redução deste IPI com a atual penúria dos cofres públicos? Seria um regime semelhante ao europeu, “bônus/malus”: aumenta o imposto do rico para reduzir o do pobre…
A dona da Fiat, preparou a seguinte resposta para os jornalistas que a consultam:
A Stellantis esclarece que é infundada a informação que está sendo divulgada na internet sobre um futuro Uno com valor de R$ 30 mil. A Fiat sempre prezou pela acessibilidade do brasileiro a veículos econômicos, tecnológicos e seguros. Este valor anunciado por fonte não-oficial é incoerente e inviável para carros que respeitem a legislação atual, com qualidade e ambientalmente responsáveis. Atualmente, o automóvel mais barato do Brasil é o Fiat Mobi, com preço sugerido de R$ 69.975,00.”
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