Tanque de combustível: saiba quando se deve fazer a limpeza

Se a maioria dos tanques de combustíveis atuais são de plástico, por que se se fala tanto na limpeza deles? Saiba que há só duas razões para fazê-la

capa para facebook limpeza tanque3
Por Boris Feldman
Publicado em 29/10/2019 às 17h00
Atualizado em 29/10/2019 às 17h44

A criatividade do brasileiro para enganar os outros não têm limites. Uma das ‘empurroterapias’ que apareceram recentemente é a tal limpeza do tanque de combustível. Ora bolas! No passado, quando o tanque era feito de chapa metálica, nem assim era necessária a limpeza do tanque.

Hoje, então, que a maioria dos automóveis tem tanque feito de plástico, aí que há dificuldade para ele oxidar. Afinal, ele não oxida, é de plástico, vai enferrujar como?  Vai oxidar como? Não existe essa história de limpeza do tanque de combustível, a menos que você tenha abastecido, por qualquer motivo, com o combustível errado.

Por exemplo: O carro é gasolina, você pôs diesel. Aí, é bom limpar todo o tanque para eliminar esse diesel. Ou então você pode ter abastecido com combustível comprovadamente adulterado. Aí é bom você limpar o tanque para eliminar o combustível que foi colocado errado ou o adulterado. Se não for uma dessas duas opções, do combustível errado para o carro ou do adulterado, é pi-ca-re-ta-gem!

tanque de combustivel
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jair 25 de janeiro de 2021

Uma toro flex foi posto nela 1 litro de um combustivel talvez adulterado ou com alguma mistura carro nao funcionou mais o que fazer?

Avatar
Jorge 19 de agosto de 2020

Estou de acordo com zLUIZ, limpar o tanque de combustível é as vezes necessário, é um assunto é facultativo, as vezes precisa as vezes não, portanto o combustível de hj sempre deixa a desejar, portanto a peneirinha do pescador sempre está suja,;:: posso até dar um exemplo próprio, meu filho comprou um caminhão vvolksvagen desse 360, e o danado na mesma hora q está funcionando bem começava falhar e perder força,, parava um pouco funcionava pegava bonito saia muito bem andava 1__–2 hrs começava tudo de novo, os mecânicos limpava filtro sangrava lavaram o tanque fizeram miséria e era o mesmo problema saia a viajar de repente o mesmo problema, meu filho reclamava pra mim eu sempre falava as vezes a peneirinha do pescador deve estar suja e eles mecânico não via, até q um meu filho resolveu ele mesmo fazer isso ver a peneirinha,, qual foi sua surpresa peneirinha muito suja, limpou ela funcionou bonito nunca mais teve problema com ele

Avatar
Herivaldo Henrique 19 de agosto de 2020

Comprei um Ecosport modelo 2006 esteve parado por 2 anos já fiz troca de componentes do motor e o carro apresenta a luz da injeção eletrônica acessa mas seu rendimento e normal preciso fazer uma limpeza no tanque ou revisão no módulo

Avatar
Celio arcanjo 31 de outubro de 2019

Gostaria de saber e fazer um comentario sobre o siena 2010 referente ao consumo e problemas na hora de abastecer q o tanque mesmo estando vazio as vzs nao aceita combustivel e ja olhei gargalo valvulas e suspiro e nao encontro soluçao. Por favor me ajudem porq fiquei sabendo q nao é so meu carro q dá esse problema.

Avatar
Zluiz 29 de outubro de 2019

Nem sempre é picaretagem. As vezes o combustível pode vir com sujeira. Não tem como saber. Depois de alguns anos certamente vai-se encontrar alguma sujeira no fundo já que a peneira ou pescador não vai até o fundo do tanque. Eu tenho uma hilux 2008 por motivos de revisão abri o tanque e a tela estava praticamente entupida.

Avatar
Deixe um comentário