Como as tecnologias dos lubrificantes permitem a evolução nos carros?
Fabricantes de lubrificantes precisam atender às legislações e acompanhar o desenvolvimento dos motores, viabilizando a evolução no setor automobilístico
Fabricantes de lubrificantes precisam atender às legislações e acompanhar o desenvolvimento dos motores, viabilizando a evolução no setor automobilístico
A evolução na fabricação dos automóveis vai muito além de design e acessórios. O desenvolvimento dos motores, um dos aspectos fundamentais do carro, também é constante e busca aliar desempenho, economia e resistência. Esses avanços, consequentemente, trazem contrapartidas no funcionamento dos equipamentos, que precisam do auxílio da tecnologia de outros produtos essenciais, como os lubrificantes, para viabilizá-los.
Uma das tendências que mais impulsiona a evolução dos motores e seus produtos é a crescente preocupação com o meio ambiente. Legislações cada vez mais rígidas nas questões de emissões e gastos de combustível, norteiam o desenvolvimento dos motores e consequentemente o de lubrificantes.
As restrições a gases poluentes, como NOX, COX e Particulados, assim como as legislações quanto às emissões, têm grande influência e contribuição no avanço dos lubrificantes. As severas restrições a esses índices, incentivam os fabricantes de motores a lançarem novas tecnologias que permitem mais economia de combustível e motores mais leves, mais potentes e com tamanhos reduzidos.
A contrapartida dessas alterações na engenharia do motor está principalmente na temperatura: motores turbos, altamente solicitados e tecnológicos, tendem a operar em temperaturas bem elevadas, exigindo mais do lubrificante e aumentando o estresse sobre ele.
Esse efeito colateral faz com que órgãos regulamentadores como API, ILSAC, ACEA entre outros, criem parâmetros e limites que obrigam os fabricantes a produzir lubrificantes que atendam a essas novas necessidades dos motores. Em outras palavras, produtos com maior durabilidade e resistentes a altas temperaturas.
Nesse cenário de busca incessante por novas tecnologias de motores, se antecipar aos órgãos reguladores, além das exigências cotidianas como trânsito, fortes acelerações, entre outras coisas, possuir a tecnologia adequada é fundamental para viabilizar o máximo desempenho do motor.
O lubrificante PETRONAS Syntium possui por exemplo, a tecnologia °CoolTechTM, uma fórmula exclusiva que combate o aquecimento excessivo do motor, garantindo o melhor desempenho e uma maior vida útil ao coração do veículo. É uma excelente proteção contra o desgaste, mesmo sob condições extremas de operação.
Além de atender às novas tendências, regulamentações e possuir a tecnologia exclusiva °CoolTechTM, a PETRONAS, através de seu Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento que busca melhorias e novas soluções todos os dias, tem a possibilidade de testá-los no mais exigente e radical laboratório do mundo: as pistas da Fórmula 1.
Há 10 anos, a PETRONAS possui uma parceria de sucesso com a equipe Mercedes-AMG PETRONAS Motorsport, conquistando todos os campeonatos de F1, individuais e coletivos, desde 2014. Os testes, estudos e aperfeiçoamentos utilizados no maior esporte automobilístico do planeta são fatores importantes que influenciam no produto que chega ao carro do consumidor. Assim, conseguimos garantir que o produto seja testado nas condições mais extremas para entregar sempre o melhor.
A tecnologia não pode se limitar apenas ao desenvolvimento dos motores, é preciso ter produtos que acompanhem esse processo e permitam que a evolução aconteça. É preciso estar preparado para a evolução, com a parceria vencedora das pistas no seu carro.
Fotos Petronas | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |