Conhece as tecnologias ‘ocultas’ de um carro? Elas são importantes!

Além do que o consumidor consegue ver, os automóveis modernos têm tecnologias que estão "escondidas", mas que garantem a segurança e o conforto

VW T-Cross Highline 250 TSI Foto Alexandre Carneiro
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 02/10/2019 às 10h40
Atualizado em 11/08/2022 às 15h54

Nos carros mais modernos, nem sempre a tecnologia é visível. Você pode olhar para o carro, gostar da estética, do design; abre as portas senta e percebe que tem um bom conforto, um bom espaço. Avalia a ergonomia. Até aí você percebe tudo, mas tem a tecnologia invisível.

No Volkswagen T-Cross, por exemplo, se estiver chovendo, as pastilhas chegam mais próximas dos discos de freio para melhorar a eficiência. E se você entrar muito “apertado” em uma curva ou for desviar de um animal na pista?Ah, tem o ESP, controle eletrônico de estabilidade.

Tudo isso, você tem que fazer um test-drive muito completo, estudar a ficha técnica ou se informar, muito bem, pelos meios de comunicação de todo o pacote tecnológico que têm nos carros mais modernos.

Mas no T-Cross tem mais. Um item que combina design e segurança, por exemplo, é o farol Full LED. Por quê? Porque o facho de luz ampliado garante uma visibilidade melhor.

frente volkswagen t cross

Falamos da tecnologia invisível, temos também a tecnologia visível. E o que seria? Por exemplo, o manual cognitivo que a Volkswagen adotou. Agora, você “conversa” com o manual. Você pergunta oralmente a dúvida e o manual responde pra você.

Outra tecnologia visível, é o sistema de infotenimento que, com uma tela grande e sensível ao toque, permite o pareamento do smartphone com o sistema, e garante segurança e comodidade.

Outro recurso interessante presente no T-Cross é o Active Info Display, que projeta as informações no painel e você pode customizar; você pode colocar as informações que são mais relevantes para você naquele momento no painel digital. Esse recurso está presente em algumas versões do modelo.

A tecnologia permite que você tenha também vários carros em um só. Como assim? Você tem o Drive Mode Selectiom, que permite que você selecione perfis de condução: Eco, para privilegiar o consumo de combustível, deixar ele mais baixo; o Normal, que são os parâmetros normais de funcionamento; Individual, que permite que você configura ao seu gosto, entre outros.

Muitas tecnologias antes presentes apenas em modelos premium, agora, têm vez também em SUVs, como o semiautônomo Park Assist 3.0, que, praticamente, estaciona o carro sozinho pra você.

E, claro, esse pacote tecnológico precisa também ter um apelo estético e emocional. E como isso é possível? Através de itens como teto solar panorâmico e o Ambient Light, que permite você criar um ambiente personalizado dentro do carro.

Fotos Volkswagen | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os comentários estão fechados.