Prova de legislação para PcD pode ter um tempo maior

Minutos adicionais serão definidos por uma junta médica; candidato deverá solicitar o benefício com antecedência

istock 484559875 convertido
Por AutoPapo
Com Agência Câmara 
Publicado em 23/02/2018 às 13h00
Atualizado em 28/01/2020 às 15h50

Está em tramitação, desde dezembro de 2017, o Projeto de Lei 9284/2017, que propõe o aumento do tempo de prova de legislação para pessoas com deficiência (PcD). O exame teórico é um dos processos necessários para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Para se tornar obrigatória, a norma ainda precisa da aprovação da Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, a quantidade a mais de tempo na prova de legislação para PcD seria definida por uma junta médica especializada. Isso depois que o candidato com deficiência solicitasse a análise na forma regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Apta a examinar o candidato, caberá à essa junta avaliar a necessidade do tempo adicional solicitado, definir sua duração e repassar os dados ao órgão executivo de trânsito estadual ou distrital, para sua aplicação”, explicou Pepe Vargas (PT-RS), que propôs a alteração no Código de Trânsito Brasileiro.

Visando garantir mais acessibilidade, o Projeto de lei 9284/2017 quer aumentar o tempo de prova de legislação para PcD.
Foto iStock | Reprodução

O texto que pretende aumentar o tempo de prova de legislação para PcD será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Além do tempo de prova de legislação para PcD, os direitos garantidos pelo CTB

Art. 14. Compete aos Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetran) e ao Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife):

VI – indicar um representante para compor a comissão examinadora de candidatos portadores de deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores;

Art. 147-A. Ao candidato com deficiência auditiva é assegurada acessibilidade de comunicação, mediante emprego de tecnologias assistivas ou de ajudas técnicas em todas as etapas do processo de habilitação.

§ 1o  O material didático audiovisual utilizado em aulas teóricas dos cursos que precedem os exames previstos no art. 147 desta Lei deve ser acessível, por meio de subtitulação com legenda oculta associada à tradução simultânea em Libras. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015);

§ 2o  É assegurado também ao candidato com deficiência auditiva requerer, no ato de sua inscrição, os serviços de intérprete da Libras, para acompanhamento em aulas práticas e teóricas. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015).

Imagem Istock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Arlete Braz Gonçalves dos santos 25 de agosto de 2019

Sou portadora de deficiência e adquiri um veiculo com isenção de IPI, ICMS e IPVA no Estado de PE ao mudar de endereço para, em virtude da transferência do meu esposo para o Estado de GO fiz a solicitação das isenções e o Detran de GO indeferiu os pedidos das isenções alegando tratar-se de pedidos de outro Estado. Informo que a minha CNH é do Estado de PE e com validade em todo território nacional. Acredito que o portador de deficiência é deficiente em todo mundo. A quem devo recorrer nesses casos de não cumprimento fa legislação.

Avatar
Aquiles coelho uchoa 14 de agosto de 2018

Esse governo e uma vergonha.eu tinha direito visao monuocular e tiraram meu direito.isso e uma vergonha de governo

Avatar
Léo 12 de julho de 2018

Perderam meu voto e de todos q conheço vou ver isso direito

Avatar
Deixe um comentário