Tesla e BYD podem se unir contra motor a combustão

Chefona da BYD, Stella Li, sugeriu que a sua empresa se una à Tesla para conter a queda na demanda por elétricos

TESLA BYD CHAT GPT
União entre gigantes dos carros elétricos é vista como forma de acabar de vez com carro a combustão (Foto: Imagem criada por IA | Chat GPT)
Por AutoPapo
Publicado em 06/03/2025 às 19h00

A vice-presidente da BYD, Stella Li, em entrevista ao jornal Financial Times, propôs uma união entre sua montadora e a Tesla, de Elon Musk. A razão se deve ao enfraquecimento nas vendas de carros elétricos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A união das marcas permitiria desenvolver carros elétricos mais competitivos, capazes de concorrer com os automóveis a combustão. A executiva chama o motor térmico de “inimigo comum”.

“O nosso inimigo comum é o carro com motor a combustão interna. Precisamos trabalhar juntos para fazer a indústria mudar”, afirmou a executiva.

De fato, o ano de 2024 foi amargo para o carro elétrico. Fatores como gargalos na infraestrutura de recarga, autonomia limitada, redução de subsídios, enfraqueceram o mercado de EVs mundo afora.

A situação ficou ainda mais problemática para a Tesla, que viu suas vendas despencarem este ano, na Europa, após as manifestações ativistas de Elon Musk. Segundo o jornal francês, Le Monde, desde janeiro as vendas da marca retraíram 60%.

Apesar do aceno, Stella Li, não pretende vender seus carros nos Estados Unidos. Desde o ano passado, carros elétricos chineses passaram a recolher 100% de impostos nos EUA, medida que praticamente anulou a tentativa de vender por lá. No entanto, a executiva quer parcerias para massificar ainda mais os EVs e acelerar o fim do motor a combustão.

Até 2023 a meta estava prevista para meados dos anos 2030. Mas com as oscilações do mercado, muitos fabricantes já anunciaram que seria um prazo impossível de se cumprir e forçam seus governos a rever os prazos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 10 de março de 2025

ótimo! Carro elétrico é muito mais econômico, ecológico, silencioso, pouca manutenção e se tiver placas solares em casa então …

Avatar
Éder Souza dos Santos 8 de março de 2025

Somente negacionistas acreditam que um veículo que não polui, pode poluir mais que beiçuda combustão. Se sua opinião é com base no futuro longínquo do descarte das baterias fique tranquilo, são materiais caríssimos, não faltam empresas interessadas em comprar baterias usadas. Mas se vc prefere carro a combustão sem problema, cada um com sua preferência.

Avatar
Éder 8 de março de 2025

Corrigindo*
Carro a combustão.
Kkkkk

Avatar
Santiago 7 de março de 2025

A inteligência e o bom senso precisam se unir contra o ilusionismo dos veiculos elétricos à bateria!!!
Não existe eletricidade “na tomada” para uma frota mundial dessas geringonças. E a maior parte da eletricidade já existente vem de fontes emissoras de carbono ou radioativas.
Qual parte os lobystas e os governos fingem não entender???

Avatar
Éder 8 de março de 2025

Vc é funcionário de uma montadora ocidental tradicional? Ou de uma oficina mecânica? Ou de uma concessionária? Para chamar um carro elétrico de geringonça só pode estar com medo de perder o emprego.
Assim como os vendedores, os fabricantes e os que consertavam carroças no passado, vc terá de se atualizar e aprender uma nova profissão para sobreviver.

Avatar
Santiago 8 de março de 2025

Eu não trabalho no ramo automotivo.
Mas ainda que fosse esse o caso, eu não direcionaria a minha requalificação aos veículos à bateria.
Definitivamente essas “geringonças” não serão o futuro!
O tempo irá provar.

Avatar
Carlos Alberto Ranieri 10 de março de 2025

O Santiago é frentista …

Avatar
Santiago 11 de março de 2025

kkkkkkk….eu vendo diesel para os geradores de eletropostos…

Avatar
Geraldo 7 de março de 2025

Carro elétrico ainda é inviável. Polui mais no contexto geral…para uso urbano pode até ser…na estrada é gasosa, álcool ou diesel.

Avatar
José 7 de março de 2025

Que pena um site como o AutoPapo utilizando imagens geradas por inteligência artificial. Uma forma preguiçosa de ilustrar um texto, que agora deixa até em dúvida: será que foi redigido por humanos ou por IA?

Avatar
Deixe um comentário