Chefão da VW no Brasil detalha planos para o Tharu

Conforme antecipamos, presidente da montadora afirma que há a possibilidade de produção de um novo SUV na Argentina

Por Auto Papo12/09/17 às 09h56

A reportagem deste Auto Papo antecipou com exclusividade, no dia 4 do último mês, a arma secreta da Volkswagen para o mercado brasileiro: o Tharu. O utilitário esportivo, que ficará posicionado entre o novo T-Cross e o Tiguan Allspace, chegará ao nosso país importado da Argentina. O presidente e CEO da VW do Brasil, David Powels, detalhou os planos, deixando nas entrelinhas que o modelo é, de fato, alternativa para o mercado brasileiro.

David Powels Tharu

David Powels detalhou planos para o Tharu em entrevista aos jornalistas brasileiros presentes no Salão de Frankfurt (Daniel Camargos/ Auto Papo)

“Nós estamos estudando a produção de um novo SUV construído sobre a plataforma MQB, na Argentina”, afirmou o executivo. Ainda segundo Powels, “Tharu” não é o nome oficial do utilitário, mas sim como o projeto é tratado internamente. O presidente da VW do Brasil também garantiu que a planta de General Pacheco tem capacidade para fabricar mais um produto.

Tharu

Apesar de ter se esquivado dos questionamentos dos jornalistas brasileiros, Powels admitiu que “existe espaço para um SUV entre T-Cross e Tiguan” e que a Volkswagen está “analisando as possibilidades”. Como a reportagem deste Auto Papo havia antecipado, a fabricante ofertará utilitários esportivos específicos de acordo com os mercados. Por isso, as chances de comercialização do T-Roc (foto) por aqui são ínfimas.

O Tharu é um projeto original da Skoda. Quando perguntado se o novo SUV da VW se basearia no Karoq, da subsidiária checa, David Powels respondeu com um “talvez”. No entanto, voltou atrás e reafirmou que não revelaria quaisquer planos da montadora para o futuro no Brasil.

t-roc

Apesar disso, o presidente confirmou que “não há espaço para Tiguan e T-Cross” no mercado brasileiro. A carroceria de cinco lugares do velho de guerra será descontinuada no ano que vem. O Tiguan Allspace, de sete lugares, passará a ser vendido em nosso país e fechará a trinca de SUVs da Volkswagen no Brasil. Os dois outros modelos serão T-Cross – que será produzido na planta de São José dos Pinhais (PR) – e, claro, o segredo revelado por nossa reportagem: o Tharu. Como mencionado anteriormente, este chega, via Argentina, até 2021. Vale destacar que também será produzido na China.

Fontes indicam que a VW ainda deseja levar adiante o projeto Taigun. A versão conceitual foi apresentada no Salão de São Paulo, em 2012, mas a fabricante considerou o modelo pequeno demais. Construído sobre a plataforma do up!, o conceito pode ver a luz da linha de produção no futuro. Mas são apenas rumores.

Tharu


LINKS RELACIONADOS

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Faça login para comentar.