Conheça os times que vão além de meros patrocínios e sim de equipes que pertencem ou que possuem relações próximas com a indústria
O futebol é o esporte mais popular no mundo e também movimenta muito dinheiro. Por isso, não é surpresa saber que há uma relação próxima dele com o mundo dos carros, que vai além de meros patrocínios.
Existem fabricantes de automóveis que são donos ou sócios de alguns times. Em muitos casos isso é bem evidente, com o nome da marca fazendo parte da equipe, enquanto em outros você só descobre quando estuda mais sobre o time. Veja cinco exemplos:
VEJA TAMBÉM:
Com a Nissan em uma situação periclitante a nível global, o Yokohama F. Marinos virou manchete. Na busca para reduzir seus gastos, a marca japonesa anunciou que o seu time de futebol está a venda.
Essa equipe foi fundada pela Nissan em 1972 em Yokohama, cidade onde fica a sede do fabricante. O estádio do time é o Nissan Stadium, localizado na mesma cidade e também controlada pela multinacional.
Diferente da Nissan, o Yokohama F. Marinos conseguiu bons resultados nos últimos anos. Ele foi campeão na primeira divisão do campeonato japonês em 2022 e da Super Copa Japonesa em 2023.
A Hyundai é um conglomerado gigante na Coréia do Sul, com divisões nos mais diversos setores. A divisão automotiva é dona do Jeonbuk Hyundai Motors, enquanto a divisão que produz navios cargueiros é a dona do rival Ulsan HD.
O Jeonbuk Hyundai Motors já ganhou o campeonato coreano em 2009, 2011, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. Mas o desempenho caiu nos últimos anos, em 2024 ficou em 10º, com o Ulsan HD levando o caneco de 2022 em diante.
A cidade de Stadt des KdF-Wagens bei Fallersleben foi fundada em 1938 em torno da fábrica feita para produzir o KdF Wagen, carro que se tornaria o Fusca. Após a Segunda Guerra Mundial ela foi ocupada pelos britânicos e teve o nome alterado para Wolfsburg, em homenagem a um castelo homônimo da região.
Essa cidade virou a sede da Volkswagen e teve sua economia girando em torno da fábrica que crescia cada vez mais. Ela foi a maior do mundo até ser superado pela gigafábrica da Tesla no Texsas.
Em 1945 também foi fundado o time de futebol VfL Wolfsburg, que pertence a Volkswagen. Ele começou como um time de operários da fábrica, mas hoje é uma equipe profissional da primeira divisão.
A Toyota é dona de equipas em vários esportes fora do automobilismo. No futebol ela tem o Nagoya Grampus, que foi fundado em 1946 como Toyota Motor SC e joga no Toyota Stadium na cidade de Toyota.
O Nagoya Grampus foi campeão na J.League Cup em 2024 e está em uma boa fase nos campeonatos japoneses. Mas não conseguiu se classificar para as ligas asiáticas nos últimos anos.
É difícil encontrar algo grande na cidade de Turim que não tenha o dedo da família Agnelli. Ela fundou a Fiat e hoje está como uma das principais acionistas da Stellantis.
Hoje o time da Juventus, que pertence a família Agnelli, não possui relações diretas com a Fiat. Ela conta com patrocínio da Jeep desde 2012, ano que a Fiat comprou o grupo Chrysler.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |