Tirar mãos do volante será direito de motoristas japoneses

País relaxou regras para carros autônomos, e passará a permitir que condutores tirem as mãos do volante em algumas situações

Por AutoPapo 17/07/19 às 09h00

O governo do Japão tomou uma decisão histórica com relação à legislação de trânsito. A partir de maio do ano que vem, motoristas poderão tirar as mãos do volante. A mudança leva em conta os carros autônomos, cuja circulação ainda não é regularizada na maioria dos países.

País relaxou regras para carros autônomos, e passará a permitir aos condutores tirar as mãos do volante em algumas situações.

Segundo reportou a Folha de São Paulo, a nação busca ser pioneira com relação à tecnologia. Os japoneses já querem ter veículos andando sozinhos por suas ruas na ocasião das Olimpíadas de Tóquio, em junho de 2020.

Ao poderem tirar as mãos do volante, motoristas de veículos com nível 3 de autonomia poderão desfrutar de seu tempo livre. Nessa categoria, carros são capazes de andar e frear sozinhos, podendo percorrer rotas definidas sem auxílio do condutor.

É o caso de veículos que podem andar em rodovias, mas não são capazes de circular dentro de cidades. Atualmente, existe apenas um carro de produção com nível 3 de autonomia, o Audi A8. Contudo, a tecnologia tem avançado muito rapidamente no mundo.

Pode tirar as mãos do volante, mas há limites

A nova lei japonesa leva em conta essas limitações tecnológicas. Assim, é permitido ao motorista tirar as mãos do volante apenas em algumas situações, como em trânsito congestionado dentro de cidades ou em rodovias.

Também será exigido que, embora ele possa parar de prestar tanta atenção no controle do veículo, ele esteja preparado para assumir o comando, se for necessário. Dessa forma, é exigido que o condutor permaneça no assento do motorista.

Ele também não pode dormir ou estar alcoolizado.

Caso ocorra um acidente nessas condições, o condutor será responsabilizado por ignorar alertas emitido pelo veículo.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário