Tirar mãos do volante será direito de motoristas japoneses

País relaxou regras para carros autônomos, e passará a permitir que condutores tirem as mãos do volante em algumas situações

carros autonomos tirar as maos do volante
Por AutoPapo
Publicado em 17/07/2019 às 09h00

O governo do Japão tomou uma decisão histórica com relação à legislação de trânsito. A partir de maio do ano que vem, motoristas poderão tirar as mãos do volante. A mudança leva em conta os carros autônomos, cuja circulação ainda não é regularizada na maioria dos países.

País relaxou regras para carros autônomos, e passará a permitir aos condutores tirar as mãos do volante em algumas situações.

Segundo reportou a Folha de São Paulo, a nação busca ser pioneira com relação à tecnologia. Os japoneses já querem ter veículos andando sozinhos por suas ruas na ocasião das Olimpíadas de Tóquio, em junho de 2020.

Ao poderem tirar as mãos do volante, motoristas de veículos com nível 3 de autonomia poderão desfrutar de seu tempo livre. Nessa categoria, carros são capazes de andar e frear sozinhos, podendo percorrer rotas definidas sem auxílio do condutor.

É o caso de veículos que podem andar em rodovias, mas não são capazes de circular dentro de cidades. Atualmente, existe apenas um carro de produção com nível 3 de autonomia, o Audi A8. Contudo, a tecnologia tem avançado muito rapidamente no mundo.

Pode tirar as mãos do volante, mas há limites

A nova lei japonesa leva em conta essas limitações tecnológicas. Assim, é permitido ao motorista tirar as mãos do volante apenas em algumas situações, como em trânsito congestionado dentro de cidades ou em rodovias.

Também será exigido que, embora ele possa parar de prestar tanta atenção no controle do veículo, ele esteja preparado para assumir o comando, se for necessário. Dessa forma, é exigido que o condutor permaneça no assento do motorista.

Ele também não pode dormir ou estar alcoolizado.

Caso ocorra um acidente nessas condições, o condutor será responsabilizado por ignorar alertas emitido pelo veículo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário