Torolla: Toyota revela picape EPU Concept
Picape intermediária da Toyota foi apresentada no Salão de Tóquio para brigar nos EUA com Hyundai Santa Cruz e com Toro e Rampage na América Latina
Picape intermediária da Toyota foi apresentada no Salão de Tóquio para brigar nos EUA com Hyundai Santa Cruz e com Toro e Rampage na América Latina
Demorou, mas finalmente a Toyota decidiu entrar no mercado de picapes intermediárias. A marca acaba de apresentar no Japão o conceito EPU, que já tínhamos batizado de Torolla há algum tempo.
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A EPU, ou Toyota Torolla, chegará para disputar terreno no segmento de picapes monobloco. No mercado norte-americano ela irá concorrer com modelos como Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Honda Ridgeline.
Em Agosto, o portal Automotive News apurou que a picape será construída na planta da Toyota no Mississipi (EUA) e que utilizaria a plataforma do Corolla Cross. Caso isso se confirme há grandes probabilidades de o projeto vir para o Brasil, que também utiliza a base TGNA para montar o SUV e o Corolla.
No mercado Latino, a vida da Toyota Torolla será mais difícil, pois ela irá brigar não apenas com a Ford, mas com a líder de mercado Fiat Toro, a irmã Ram Rampage, assim como Chevrolet Montana e até mesmo a inexpressiva Renault Oroch.
A Toyota EPU tem estilo elegante, com elementos retilíneos e anabolizados. A seção frontal é limpa e com cara de poucos amigos, mas é o visual mais legal que a Toyota revelou nos últimos anos.
Na lateral o destaque fica por conta do largo recorte da janela da segunda porta. Para-lamas alargados e a linha de cintura elevada acentuam a musculatura do design.
Na traseira, a Toyota repetiu o mesmo traço dos faróis na lanterna. Tudo isso deixou o conceito bastante interessante. Tomara que mantenha o estilo na versão final.
A sigla basicamente quer dizer Electric Pick-Up. E faz sentido. O conceito tem balanços bem reduzidos, tanto no eixo dianteiro como no traseiro. Fator que indica que o carro não demanda tanto espaço no cofre para agregados, como bombas, radiador e outros itens indispensáveis em um carro a combustão.
Outro indicativo é que parte do pacote de baterias ficaria alojado no lugar do entre a caixa de rodas traseira e os bancos. Ela tem 5,07 m de comprimento (16 cm a mais que a Toro), 3,35 m de distância entre-eixos (37 cm maior que a Toro).
Ou seja, a EPU precisa de menos espaço para os componentes mecânicos. A solução permite melhor aproveitamento do espaço interno, mas resta saber o quanto irá limitar o ângulo de transposição.
Por dentro a picape é totalmente conceitual. Seu painel conta com duas telas, que se sobrepõem. Os comandos de transmissão e freio de estacionamento ficam entre elas. O volante parece aqueles da Fórmula 1 e será substituído por uma versão convencional na versão final. Abaixo do quadro de instrumentos há uma grande bandeja para acomodar tralhas e os difusores de refrigeração ficam abaixo. Um visual bem mais legal que os conservadores painéis do Corolla e Cross.
Na caçamba, mais do mesmo. Não há informações sobre volume ou possível capacidade de carga. Mas um item interessante foi adicionado. A tampa é dobrável e estende o volume de bagagem. Uma solução inteligente, mas resta saber é viável, pois carro conceito sempre dá liberdade para experimentação.
Mas tudo ainda está na fase estudo, até o carro ficar pronto muita coisa pode mudar. Se realmente utilizar a plataforma do TGNA, é possível adotar motores híbridos e a combustão no pacote.
O que a Toyota não pode fazer de maneira alguma é repetir o vacilo da Volkswagen. A alemã revelou a Tarok em 2018, aqui no Brasil, e deixou o projeto morrer com o carro quase pronto.
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