Torolla: Toyota revela picape EPU Concept

Picape intermediária da Toyota foi apresentada no Salão de Tóquio para brigar nos EUA com Hyundai Santa Cruz e com Toro e Rampage na América Latina

toyota epu concept torolla 2024 prata frente e teto
Picape intermediária da Toyota é revelada ainda como conceito (Fotos: Toyota | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 21/10/2023 às 15h03

Demorou, mas finalmente a Toyota decidiu entrar no mercado de picapes intermediárias. A marca acaba de apresentar no Japão o conceito EPU, que já tínhamos batizado de Torolla há algum tempo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A EPU, ou Toyota Torolla, chegará para disputar terreno no segmento de picapes monobloco. No mercado norte-americano ela irá concorrer com modelos como Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Honda Ridgeline.

toyota epu concept torolla 2024 prata frente e lateral
Toyota “Torolla” tem porte musculoso e 5 metros de comprimento

Em Agosto, o portal Automotive News apurou que a picape será construída na planta da Toyota no Mississipi (EUA) e que utilizaria a plataforma do Corolla Cross. Caso isso se confirme há grandes probabilidades de o projeto vir para o Brasil, que também utiliza a base TGNA para montar o SUV e o Corolla.

No mercado Latino, a vida da Toyota Torolla será mais difícil, pois ela irá brigar não apenas com a Ford, mas com a líder de mercado Fiat Toro, a irmã Ram Rampage, assim como Chevrolet Montana e até mesmo a inexpressiva Renault Oroch.

Visual da Toyota Torolla

A Toyota EPU tem estilo elegante, com elementos retilíneos e anabolizados. A seção frontal é limpa e com cara de poucos amigos, mas é o visual mais legal que a Toyota revelou nos últimos anos.

toyota epu concept torolla 2024 prata teto e lateral
Visual anabolizado e capô curto deram estilo futurista à Toyota EPU

Na lateral o destaque fica por conta do largo recorte da janela da segunda porta. Para-lamas alargados e a linha de cintura elevada acentuam a musculatura do design.

Na traseira, a Toyota repetiu o mesmo traço dos faróis na lanterna. Tudo isso deixou o conceito bastante interessante. Tomara que mantenha o estilo na versão final.

Torolla elétrica

A sigla basicamente quer dizer Electric Pick-Up. E faz sentido. O conceito tem balanços bem reduzidos, tanto no eixo dianteiro como no traseiro. Fator que indica que o carro não demanda tanto espaço no cofre para agregados, como bombas, radiador e outros itens indispensáveis em um carro a combustão.

toyota epu concept torolla 2024 prata teto e traseira
Tampa da caçamba dobrável é uma solução interessante para estender o volume do bagageiro

Outro indicativo é que parte do pacote de baterias ficaria alojado no lugar do entre a caixa de rodas traseira e os bancos. Ela tem 5,07 m de comprimento (16 cm a mais que a Toro), 3,35 m de distância entre-eixos (37 cm maior que a Toro).

Ou seja, a EPU precisa de menos espaço para os componentes mecânicos. A solução permite melhor aproveitamento do espaço interno, mas resta saber o quanto irá limitar o ângulo de transposição.

Interior da Toyota EPU

Por dentro a picape é totalmente conceitual. Seu painel conta com duas telas, que se sobrepõem. Os comandos de transmissão e freio de estacionamento ficam entre elas. O volante parece aqueles da Fórmula 1 e será substituído por uma versão convencional na versão final. Abaixo do quadro de instrumentos há uma grande bandeja para acomodar tralhas e os difusores de refrigeração ficam abaixo. Um visual bem mais legal que os conservadores painéis do Corolla e Cross.

toyota epu concept torolla 2024 quadro de instrumentos e painel
Painel futurista tem apenas duas telas, que também agregam transmissão e freio de estacionamento

Na caçamba, mais do mesmo. Não há informações sobre volume ou possível capacidade de carga. Mas um item interessante foi adicionado. A tampa é dobrável e estende o volume de bagagem. Uma solução inteligente, mas resta saber é viável, pois carro conceito sempre dá liberdade para experimentação.

Mas tudo ainda está na fase estudo, até o carro ficar pronto muita coisa pode mudar. Se realmente utilizar a plataforma do TGNA, é possível adotar motores híbridos e a combustão no pacote.

O que a Toyota não pode fazer de maneira alguma é repetir o vacilo da Volkswagen. A alemã revelou a Tarok em 2018, aqui no Brasil, e deixou o projeto morrer com o carro quase pronto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário