Toyota do Brasil avança em plano de ações para alcançar eficiência ambiental

Fabricante japonesa promove um conjunto de ações que estabelece a meta de zera as emissões de CO2 em todas as suas operações

Por AutoPapo21/12/18 às 17h48
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Cada vez mais, a indústria automobilística tem investido em novas tecnologias para desenvolver a oferta de modelos elétricos. Especialistas se arriscam para cravar a aposentadoria dos motores à combustão. E os carros híbridos já são uma realidade. Apesar dessa tendência para poupar o meio ambiente, a Toyota Motor Corporation, pioneira em tecnologia híbrida, quer aprimorar ainda mais a sua contribuição.

A empresa entende que reduzir a emissão de CO2 na atmosfera é de extrema importância para o planeta. Mas, sozinha, essa ação não é capaz de reverter os danos provocados pelo avanço da sociedade. Diante disso, no ano fiscal 2015/2016, a matriz da Toyota Motor Corporation lançou o Desafio Ambiental 2050: um conjunto de ações que estabelece que até a metade deste século seja possível zerar a emissão de gás carbônico em todas as operações da marca e gerar, assim, um impacto positivo real no meio ambiente e nas comunidades próximas.

A empresa também estabeleceu metas para o curto prazo. Até o ano de 2020, o objetivo é zerar a emissão de CO2 nas operações de suas fábricas. Dentro deste prazo, a Toyota do Brasil terá adequado todas as unidades que mantém no país, entre montadoras, fábricas de peças e distribuidoras, de acordo com a planta que mantém em sua sede, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Unidade da Toyota em São Bernardo do Campos (SP)
Unidade da Toyota em São Bernardo do Campos (SP)

Medidas como a conscientização dos colaboradores e funcionários, a troca das lâmpadas fluorescentes pelo sistema LED, a otimização do uso do maquinário em horários improdutivos e o uso de energia 100% renovável garantiram à unidade o certificado com selo ISO 14000. Além disso, foi possível aumentar em 56% a quantidade de energia economizada.

De olho nesse compromisso, fornecedores e rede de concessionárias também foram estimulados a operar em harmonia com a natureza. Do ano fiscal 2016/2017, quando as primeiras ações passaram a ser executadas até o momento, a Toyota do Brasil conseguiu reduzir 2% de suas emissões de CO2 por veículo produzido.

Mais esforços também têm sido concentrados no transporte de produtos. Os processos de distribuição de modelos e peças entre fornecedores e a rede autorizada priorizam a redução das emissões que, hoje, representam três quartos de todo o CO2 despejado durante a logística. No ano de 2015, a inauguração do Centro de Distribuição de Suape, em Pernambuco, foi de suma importância.

Estrategicamente localizada, a unidade está no eixo entre as fábricas de São Paulo e Argentina. Isso possibilitou com que os modelos importados e os produzidos aqui passassem a ser transportados pelo mar. Essa solução reduziu 6,8 mil toneladas de emissões se comparado ao transporte rodoviário. A linha férrea entre os municípios de Santos e Suzano também otimiza a distribuição de peças que chegam pelo porto e precisam ser entregues nas fábricas no interior de São Paulo. Sem contar todos os outros pequenos gestos do dia a dia, tomados por cada um dos nossos mais de 300 mil (**nível global) colaboradores.

Um dos pilares da filosofia da Toyota Motor Corporation se traduz pelo termo Kaizen, que, traduzido do japonês, representa a melhoria contínua. A Toyota compreende que ainda falta muito para que todos os setores da sociedade consigam estar alinhados em eficiência ambiental. Mas entende também que não podemos esperar para que tudo esteja a nosso favor para começarmos a agir quando há um objetivo pela frente.

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Fotos Toyota | Divulgação

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1 Comentário
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    paulo 21 de dezembro de 2018

    Para o marketing isso é otimo mas na prática é inútil.

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