Toyota Prius é o primeiro carro híbrido flex do mundo

Em desenvolvimento há alguns anos, híbrido capaz de consumir tanto gasolina quanto etanol será revelado em Brasília

toyota prius flex
Por AutoPapo
Publicado em 12/12/2018 às 19h32
Atualizado em 13/02/2020 às 19h27

A Toyota vai lançar nesta quinta-feira (13) o primeiro veículo híbrido flex do mundo. A cerimônia de apresentação ocorrerá no Palácio do Planalto, em Brasília, e contará com a presença do presidente Michel Temer. Os Ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, e de Estado de Minas e Energia, Moreira Franco, também comparecerão. Embora nem a empresa nem o governo federal tenham divulgado informações sobre o produto, sabe-se que ele será o Toyota Prius.

Contatada pelo AutoPapo, a Toyota limitou-se a confirmar sua participação na solenidade no Palácio do Planalto, mas informou que os dados técnicos do veículo só serão revelados nesta quinta-feira. Todavia, é certo que o conjunto mecânico do Prius Flex será praticamente o mesmo do modelo a gasolina, apenas adequado ao uso também de etanol.

Em desenvolvimento há alguns anos, Toyota Prius Flex será revelado em solenidade em Brasília

Do ponto de vista mecânico, esse processo de adaptação é o mesmo que ocorre em veículos movidos apenas a combustão e inclui a utilização componentes específicos no sistema de injeção eletrônica e na tubulação de combustível. Desse modo, o Toyota Prius Flex vai manter o motor 1.8 associado a uma unidade elétrica com baterias.

No Prius atual, a potência combinada é de 123 cv. Individualmente, o propulsor a combustão gera 98 cv e 14,2 kgfm de torque, ao passo que o elétrico desenvolve 72 cv e 16,6 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT. A configuração movida apenas a gasolina custa R$ 125.450.

Toyota desenvolve o Prius Flex desde 2015

A chegada do Toyota Prius Flex ao mercado não constitui uma surpresa. O modelo foi revelado à imprensa no último mês de março, ainda em fase experimental. Na época, um veículo chegou a percorrer um trajeto de aproximadamente 1.500 km entre São Paulo (SP) e Brasília. Naquela ocasião, o CEO da Toyota para países de América do Sul e Caribe, Steve St. Angelo, chegou a declarar que o objetivo da empresa era produzir o primeiro veículo híbrido flex do Brasil.

O projeto do Prius Flex começou a ser elaborado em 2015. Isso significa que a Toyota já teve tempo de sobra para concluir todo o desenvolvimento. Segundo o fabricante, o modelo tem alto potencial de reabsorção do CO2 gerado pela queima do próprio combustível.

Foto: Governo do Estado de São Paulo | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alles 13 de dezembro de 2018

Para as poucas cidades aonde o alcool é competitivo ainda pode ser, mas, a maioria do Brasil não serve nada esse flex

Avatar
paulo 13 de dezembro de 2018

Sem dúvida ,não sei quem abastece com álcool.

Avatar
eduardo 12 de dezembro de 2018

Que deve ser bom sem duvida,vindo ate com certificado de feiura do ano.Quem e
o genio que desenhou isto?

Avatar
Deixe um comentário