Toyota Corolla XEi 2018: o que saber antes de comprar este usado
Toyota Corolla XEi é um sedã médio cobiçado entre os usados pelo conforto, confiabilidade mecânica, além de ótimo lastro na praça
Toyota Corolla XEi é um sedã médio cobiçado entre os usados pelo conforto, confiabilidade mecânica, além de ótimo lastro na praça
Falar de Toyota Corolla e citar reputação da marca japonesa e qualidade de construção parece pleonasmo. É mesmo, só que são aspectos inevitáveis para citar quando o assunto é o sedã médio mais vendido do Brasil da última década.
Hoje vamos focar justamente na geração do Toyota Corolla que consolidou essa hegemonia e que abriu uma frente folgada para o arquirrival Honda Civic. Graças às mesmas virtudes citadas no início deste texto, mas corroboradas por outras análises nessa dissecação do sedã queridinho de todos em sua versão XEi ano 2018.
*valores apurados na última semana de abril de 2024
Esta 11ª geração do Toyota Corolla foi lançada mundialmente em 2013 e estreou no Brasil em março de 2014. Trata-se da quarta fase nacional do sedã feita em Indaiatuba (SP) – a produção por lá começou em 1998.
O Toyota Corolla em questão iniciou suas vendas em quatro versões. Duas GLi com o motor 1.8 e até uma opção com câmbio manual que não vendeu nada. E outras duas com o 2.0, sempre automáticas: a XEi em destaque e a Altis.
Uma das novidades desta encarnação do Corolla brasileiro é justamente o câmbio. Do tipo continuamente variável (CVT) e batizado de Multi-Drive, tem sete marchas virtuais. Além disso, assim como o Civic, o conjunto do modelo da Toyota dispensou o tanquinho de gasolina para partidas a frio.
Em 2015 a marca lançou uma nova versão intermediária para o sedã, chamada GLi Upper. Que ainda serviu de base para uma série especial Black no ano seguinte. Ainda em 2016, o Toyota Corolla teve outra edição especial, a Dynamic, baseada na configuração XEi.
Em 2017, já como linha, 2018, a linha Toyota Corolla foi reestilizada e ganhou importantes itens de segurança. Sim, só naquele ano que o sedã incorporou controles de estabilidade e tração, além de sete airbags de série.
As mudanças sutis no desenho duraram pouco. No segundo semestre de 2019 a Toyota lançou a 12ª e atual geração do seu mais famoso sedã no mercado brasileiro.
O Corolla sempre se caracterizou por um desempenho competente e pacato, até devido ao perfil do seu público-alvo. Com o 2.0 as arrancadas são suficientes e as retomadas dentro daquele padrão de “disposição com conforto”.
O destaque fica para o câmbio. A 11ª geração do Toyota Corolla trouxe um dos melhores acertos de transmissão continuamente variável que se tem notícia. Fato é que o comportamento nem parece de CVT, com mudanças pontuadas pelas sete marchas virtuais.
Motorista e carona usufruem de bom espaço para pernas e ombros e os bancos têm boa densidade. Na geração 11, o Corolla finalmente teve o entre-eixos levado ao patamar dos 2,70 metros, o que se configura em bom vão para as pernas dos passageiros de trás.
A suspensão tem calibragem correta para lidar com os buracos, sem sacrificar os ocupantes da cabine. O isolamento acústico é muito eficiente e o porta-malas acomoda duas malas grandes e outros volumes.
Feito sobre a plataforma New MC, o Toyota Corolla 2018 se caracteriza pela construção sólida. A direção transmite firmeza em médias velocidades e só mesmo acima dos 100 km/h pede pequenas correções.
De forma geral, a estabilidade é louvável, reforçada pela adoção, ainda que tardia, do ESC. Nas curvas, o sedã médio não prega sustos.
Veja a lista de itens de série do Toyota Corolla XEi 2018.
Carros com boa reputação e que vendem muito costumam ter depreciação moderada. Segundo a KBB Brasil, a desvalorização para o Toyota Corolla XEi 2018 ficou em -10,14% no acumulado dos últimos dois anos.
De março de 2022 para março de 2023 o carro perdeu 2,84% de valor, e de março de 2023 para março de 2024 a desvalorização foi de 7,51% no preço B2C da KBB, ou seja, Loja-Consumidor.
Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja a menor cotação para o Toyota Corolla XEi 2018.
*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)
A montadora oferece revisões com preço fixo para veículos que já passaram da garantia ou dos 60 mil km. Confira os valores para o Toyota Corolla XEi 2018.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |