Recém-lançado, Toyota RAV4 conquista nota máxima em testes de impacto
SUV apresenta sete airbags e proteção excelente para adultos e crianças; a frenagem autônoma de emergência como opcional também foi responsável pela nota
SUV apresenta sete airbags e proteção excelente para adultos e crianças; a frenagem autônoma de emergência como opcional também foi responsável pela nota
O Latin Ncap acaba de divulgar, nesta quinta-feira (23), os resultados dos testes de impacto do Toyota RAV4 Hybrid, que será lançado em breve no Brasil. O SUV mais vendido do mundo, de acordo com a Toyota, apresenta ótimo desempenho em relação à segurança de seus ocupantes adultos e crianças.
O modelo conquistou as cinco estrelas disponíveis na pontuação distribuída pelo órgão. Além de contar com sete airbags, o RAV4 é equipado com um sistema de controle de estabilidade e tração, que respondeu bem aos testes realizados. Como opcional, o veículo oferece a frenagem autônoma de emergência. O item contou pontos a favor por proteger também os pedestres.
Para os ocupantes adultos, nos testes de impacto frontal, a proteção oferecida pelo SUV à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa. O peito do motorista recebeu proteção adequada e o do passageiro boa proteção por parte dos sistemas de retenção.
Os joelhos do motorista e do passageiro também foram protegidos. As tíbias do motorista mostraram proteção adequada. A área dos pés foi considerada estável e mostrou deformação insignificante.
No geral, a estrutura do habitáculo foi considerada estável.
Nos testes de impacto lateral, o SUV ofereceu boa segurança à cabeça, tórax, abdome e pelve. Nas experiências com poste, os airbags laterais de corpo e cortina proporcionaram boa proteção à cabeça, abdome e pelve, e proteção adequada ao peito.
O Sistema de Retenção Infantil (SRI) para a criança de três anos e de um ano e meio foram instalados virados para trás, utilizando ancoragens ISOFIX e pé de apoio, e ofereceram boa proteção no impacto frontal.
O desempenho do teste lateral do RAV4 foi o mesmo para crianças, o que explica a nota máxima.
A sinalização e as instruções a respeito do uso de SRI cumprem com os requisitos do Latin NCAP da mesma forma que a sinalização do ISOFIX.
O RAV oferece cinto de segurança de três pontos em todas as posições padrão e todos cumprem com os padrões técnicos internacionais. O modelo tem ancoragens ISOFIX com top tether nas duas posições traseiras laterais.
A única falha do modelo é a possibilidade de desativar o airbag do passageiro, que não é padrão em todos as versões.
Ao comentar os resultados do Toyota RAV4 importado do Japão, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
O sólido resultado de cinco estrelas do RAV4 deve encorajar os consumidores a exigirem cinco estrelas também em modelos de menor valor no mercado. Esse resultado relevante também deve impulsionar os governos a apoiar sistematicamente as estratégias de informação do consumidor para que o mercado mude o mais rápido possível. Sistemas independentes de informação ao consumidor mostraram grande sucesso nos países desenvolvidos, trazendo carros mais seguros para o mercado mais cedo e acima dos padrões locais, como resultado de uma reação voluntária dos fabricantes de veículos conforme a demanda do consumidor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |