Toyota SW4 SRV 4×4 AT 2015: 10 pontos para observar
SUV grandalhão da marca japonesa se vale da base da Hilux para ser usado valorizado no mercado, com preços de utilitário compacto zero
SUV grandalhão da marca japonesa se vale da base da Hilux para ser usado valorizado no mercado, com preços de utilitário compacto zero
No segmento de picapes a Hilux é referência e, de certa maneira, o SW4, SUV derivado da líder da categoria, se vale dessa fama. Com jeito de jipão e configuração de 7 lugares, o modelo é uma boa opção para quem quer um carro diesel, com muito espaço a bordo e pegada robusta.
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Dentro deste cenário, destacamos o Toyota SW4 SRV 4×4 AT com motor 3.0 e do último ano da geração passada do utilitário esportivo. Veja agora as qualidades e os defeitos do SUV raiz feito sobre longarinas em 10 pontos principais a se observar antes de comprar um no mercado de usados.
*valores apurados na segunda semana de julho de 2024
O Toyota SW4 foi um dos primeiros modelos importados pela Toyota para o Brasil logo após a abertura do mercado. Foi lançado em 1992, em sua quinta geração, trazida do Japão com motor 2.8 diesel de tímidos 77 cv e variantes V6 a gasolina, com 170 cv.
A primeira leva produzida na fábrica de Zárate, na Argentina, foi da geração 6, a partir de 1995, que sofreu uma reestilização em 1999. Seis anos depois um novíssimo SW4 foi lançado pela Toyota com motor 3.0 turbodiesel (TD) de 163 cv.
Foi nesta fase na qual o Toyota SW4 ganhou opção de 7 lugares no embalo da reestilização de 2008. Ainda estreou motor flex, calibrou o diesel para atender ao Proconve L6 e passou por uma outra atualização, em 2011. Esta geração, sobre a qual nos debruçaremos, durou mais de 10 anos no mercado.
Isso mesmo. Só em 2016 que a Toyota lançou a oitava geração do SW4, com propulsores 2.8 TD de 177 e um vigoroso 4.0 V6 a gasolina de 238 cv de potência. Depois surgiram as versões com o 2.7 flex de quatro cilindros, mas hoje a linha do utilitário grandão só é vendida com motor turbodiesel.
O desempenho do Toyota SW4 3.0 evoluiu bastante na sétima geração do jipão. No ano 2015, o conjunto mecânico já tinha sido retrabalhado para receber diesel S50 e para atender às normas da legislação brasileira (Proconve L6) três anos antes.
A potência foi elevada em 8 cv e como todo motor turbodiesel tem aquela baita força em baixos giros. O câmbio automático de cinco marchas não é o primor de precisão em situações de retomadas, mas garante o conforto.
Não dá para reclamar de espaço na cabine do Toyota SW4. São 7 lugares bem confortáveis para adultos – mesmo nos bancos extras. Só não conte com muito espaço para bagagens com a ocupação completa do SUV.
O acabamento interno é apenas regular e o isolamento acústico funciona até os 80 km/h. Lembre-se que é uma estrutura feita sobre longarinas, quase uma picape com caçamba fechada, portanto, quica bastante nos buracos e quebra-molas. além de ser levemente desengonçada.
A posição de dirigir é reta e alta, bem típica de um utilitário esportivo deste porte e com aptidão para o fora de estrada. A dinâmica, como dito, não é lá essas coisas pela altura do veículo e sua proposta, mas existem controles de estabilidade para segurar o bicho – mesmo assim, não pense que está em um hatch ao entrar em curvas. A direção pede correções em velocidades mais altas permitidas na estrada.
Veja a lista de itens de série do Toyota SW4 SRV 4×4 AT 2015.
Segundo a KBB Brasil, o Toyota SW4 SRV 4×4 AT 2015 teve desvalorização de 4,88% de abril de 2022 a abril de 2023. Já de 2023 para abril de 2024 a depreciação foi maior: -12,2%. Números do índice B2C da KBB Brasil, ou seja, Loja-Consumidor.
Em simulação feita pela Minuto Seguros, se a motorista for mulher leva vantagem. Veja as menores cotações para o Toyota SW4 SRV 4×4 AT 2015.
*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)
A Toyota não tem mais revisões com preço fixo para esta geração do Toyota SW4. Confira os valores médios de manutenção para o modelo apurados pela reportagem em concessionárias e oficinas independentes. Não se esqueça que, devido ao seu porte e mecânica, os serviços e peças costumam ser mais caros.
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Tenho uma 2015 FLEX 7 lugares, o grande problema são os freios, gasta muito rápido pastilha e disco, o hidro vácuo dá problema também, tirando isso aí, não tenho do que reclamar! É uma máquina formidável
Esses preços das peças de manutenção são do mercado paralelo das mais baratas.
A minha SW4, tem 9 anos e não apresentou nenhum dos possíveis problemas apontados por essa reportagem. Aliás, não apresentou nenhum tipo de problema.
Qual a quilometragem dela atualmente?
Caríssima!