Toyota Yaris recebe três estrelas no Global NCAP
Modelo testado apresenta apenas dois airbags, assim como as unidades vendidas no Brasil; a nota é a mesma para proteção de adultos e crianças
Modelo testado apresenta apenas dois airbags, assim como as unidades vendidas no Brasil; a nota é a mesma para proteção de adultos e crianças
O Toyota Yaris produzido no Brasil ainda não passou pelos testes de impacto do Latin NCAP. O irmão sul-africano, por sua vez, foi submetido ao crash-test do Global NCAP e obteve uma nota média: três estrelas de proteção para adultos e crianças.
Os resultados do Toyota brasileiro podem ser um pouco diferentes, já que as estruturas podem ter sido reforçadas por aqui. A configuração dos dois modelos, no entanto, é bem parecida. Inclusive, o carro testado tem a mesma quantidade de airbags que a versão de entrada vendida no Brasil: dois, obrigatórios por lei.
O resultado do teste de impacto do Toyota Yaris chama atenção por ser pior do que o do Ethios, que recebeu quatro estrelas, de cinco, na proteção de adultos. A nota também é mais baixa que a do Yaris Sedã, testado pelo Asean NCAP, órgão é responsável por avaliar a segurança dos modelos comercializados no sudeste asiático. A diferença é justificável. Por lá, o Toyota Yaris sedã conta com sete airbags de série.
O relatório divulgado pelo Global NCAP revela que o Toyota Yaris hatch teve um bom desempenho na proteção da região da cabeça e do pescoço. A deformação da carroceria afetou a proteção do resto do corpo do motorista (em especial peito e pernas).
A entidade afirmou, também, que a carroceria do veículo é instável e não suportaria um impacto mais forte. Os testes foram realizados a 64 km/h. Diferente da política adotada pelo Latin NCAP, o Global Ncap não realiza teste de impacto lateral.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não compre carro sem 5 cinco estrelas no LatinNcap, muito menos os que não foram testados. Sua vida e da família podem depender disto.
Bom dia. Achei estranho pois falaram que no Brasil o Yaris iria ser 5 estrelas, mas vi fotos de um acidente em que a frente ficou destruida e os ocupantes morreram, nao vou precipitar em falar que no Brasil nao e 5 estrelas. Mas por aqui e complicado, as montadoras “montam” literalmente nos brasileiros e so submetem aos testes depois de venderem milhares de unidades. Há tempos tenho visto a VW muito mais preocupada e à frente no quesito seguranca. Uma prova disso e a vinda da plataforma MQB.
So para completar. Possuo um etios que se nao me engano e 4 estrelas para adulto e 3 para criancas. Mas provavelmente a proxima troca sera por um carro que me ofereca muito mais seguranca, pois as estradas estao cada vez mais perigosas.