Traseira arqueada: caminhão do influencer Nelio Dgrazi volta à polêmica
Modificação na altura da suspensão traseira do caminhão não traz benefícios comprovados por meio de estudos técnicos
Modificação na altura da suspensão traseira do caminhão não traz benefícios comprovados por meio de estudos técnicos
Traseira arqueada de caminhão é um assunto que sempre gera discussão. Para quem não sabe, esse tipo de modificação é quando um caminhoneiro levanta o eixo posterior do seu caminhão (seja ele um conjunto ou um chassi rígido), sempre causa polêmicas entre aqueles que defendem a prática aqueles que são contrários.
Sem tomar partido de um lado ou outro, há casos que vão muito do que permitido pelo Contran. Um exemplo de modificações extremas é o que fez o influenciador digital Nelio Dgrazi. Com mais de 500 mil seguidores no Instagram, o influenciador ficou popular pelo sorteio de carros personalizados, por meio de rifas.
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Recentemente ele divulgou em sua rede social fotos de seu novo caminhão, um Volkswagen Constellation. O cavalo-mecânico foi acoplado a um implemento de dois eixos (do tipo carga seca). No entanto a composição se destaca pela traseira exageradamente alta. Estima-se que a traseira esteja erguida ou arqueada em 3 metros de altura. Ou seja, é altura do pé direito padrão de um imóvel.
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Para chegar ao resultado, o implemento recebeu no primeiro eixo um sistema de suspensão a ar com o suporte alongado. Já no último eixo foram adicionadas 60 molas usadas para deixar a traseira bem alta.
A publicação gerou reações, muitas delas contrárias à modificação do caminhão. “Pra quem realmente vive de caminhão e fica na estrada isso ai prejudica a classe inteira! Qualquer B.O (sic) que der, a polícia vai para a pista fiscalizar quem realmente trabalha!”
Já outro seguidor menciona: “Isso é só para PRF (Polícia Rodoviária Federal) ver na mídia e reforçar a perseguição contra caminhão com fundo alto. Uma pena que quem é prejudicado é só quem vive e luta em cima de um caminhão feito um homem para leva o sustento pra casa”
A moda de arquear a traseira dos caminhões não é nova. Ela começou a se popularizar nas redes sociais por volta de 2010. E há quem defenda que ao arquear o caminhão, o mesmo ganha mais estabilidade, já que o peso da carga fica deslocada para o eixo dianteiro, o que otimizaria seu comportamento nas curvas.
No entanto, não há estudos com diferentes tipos de caminhões, cargas e tipos de suspensão, que mensuram e ratificam a tão melhora. Ou seja não há nenhuma conclusão técnica que caminhão fique mais estável nas curvas. Além disso, ao erguer a traseira e alongar o para-choque traseiro, o risco de fatalidade numa colisão traseira é acentuada.
Outro problema atinge diretamente o bolso do caminhoneiro. Muitos embarcadores não aceitem carregar e descarregar caminhões que tenham alterações fora do que é permitido pelo Contran. E falando nisso, qual é o limite?
A resolução 479 do Contran estabelece limites para alterações na altura da suspensão do caminhão. A resolução permite que caminhões sejam elevados em 2 graus, o que na prática representa 3,5 centímetros por metro de comprimento.
Sendo assim, um caminhão que possui uma carroceria de 8 metros de comprimento poderá ter uma diferença de 28 centímetros de altura do começo até o final da carroceria. Além disso, as lanternas traseiras não podem estar acima de 1,20 metros do chão e as lanternas laterais (ou luzes de posição) não podem estar acima de 1,50 metro do chão.
Outro aspecto importante, é que a resolução também autoriza o uso de calço na suspensão. Porém, ao utilizá-lo, serão definidos dois pontos de referência no chassi (X e Y) com uma distância de 1000 milímetros entre eles. Então será realizada uma medida a altura desses dois pontos em relação ao solo. E a diferença de altura desses dois pontos não pode passar de 35 milímetros. Confira no exemplo abaixo:
A resolução ainda deixa claro que rebaixar a frente do caminhão ou alterar o eixo dianteiro não é permitido, apenas para instalação do segundo eixo auxiliar. Além disso, todas as alterações devem constar no CRV (Certificado de Registro do Veículo) e no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Ou seja, dentro da legalidade, arquear a traseira do caminhão tem um efeito mínimo e quase imperceptível, o que pode estimular os caminhoneiros a erguerem a traseira em alturas, no mínimo beirando o ridículo, para poder chamar a atenção, inclusive das autoridades.
Procurado pelo AutoPapo, o influenciador não retornou a nossa mensagem para falar sobre a modificação em seu caminhão.
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O pior é saber que um idiota desses é chamado de influenciador e ainda tem milhares de seguidores, mais idiotas ainda, pois gera renda para ele.
Os engenheiros, designers, técnicos passam anos estudando, tendo trabalho árduo pra desenvolver produtos melhores, mais seguros, práticos pra um zéruela imbecil desses querendo se aparecer modificar os equipamentos… e pior ainda ter seguidores que fazem as mesmas idiotices! Cadê a PRF e Cobtram pra PROIBIR de maneira rígída, sem brechas ou margens na lei, estas coisas? Daqui a pouco vao “”inventar”” mais o quê que prejudique a segurança deles e a dos motoristas conscientes e que trabalham direito?
Pensa numa coisa idiota…
Esse cara não passa de um vagabundo. Esse animal irresponsável tinha q ser preso junto com a CNH. Esse tipo de profissional é uma vergonha p categoria
Sem comentários………