Troca de óleo do motor por tempo é picaretagem? NÃO!
O óleo lubrificante tem aditivos que expiram após o tempo determinado, por isso o prazo de troca deve ser respeitado
O óleo lubrificante tem aditivos que expiram após o tempo determinado, por isso o prazo de troca deve ser respeitado
Um motorista discutia comigo e tentava me convencer de que esse prazo para a troca do óleo do motor é uma picaretagem das fábricas: “elas fazem isso para faturar mais, para te obrigar a trocar o óleo que ainda estava em perfeito estado, e poderia perfeitamente continuar durante muitos quilômetros, ou meses, no carro”.
Não é bem assim. Não importa se o carro rodou 1.000 km ou 2.000 km, mas se vencer os 12 meses tem mesmo que trocar o óleo.”
“Mas, por que, se o carro rodou por tão pouco tempo?”
Eu explico! Veja o vídeo:
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O óleo deve ser trocado a cada 12 meses, pois os aditivos que os lubrificantes possuem expiram. Já o do câmbio manual está lá quietinho e fica, em geral, a vida inteira.
Mas, por que que o óleo do câmbio manual não tem que ser substituído? Exatamente porque ele não sofre os problemas do motor. O óleo lubrificante do motor recebe gases da combustão a centenas de graus centígrados – que o contamina.
Então, por isso, tanto o óleo mineral quanto o sintético tem vida limitada: não importa se você só andou 500 km ou 1.000 km. Se já tem 12 meses que o óleo está lá no motor, logo está na hora de substituí-lo.
E não brinca com isso não! Porque óleo lubrificante é fundamental para uma longa vida útil do motor, e quando você abrevia essa vida longa, o seu bolso vai sofrer uma pancada que você não faz ideia.
Sem a proteção adequada do óleo lubrificante, ocorre desgaste precoce dos componentes internos do motor. Quando isso acontece, há perda de potência e aumento de consumo de combustível: em último caso, pode ocorrer o travamento do motor, cuja solução é uma retífica.
Além da troca do óleo dentro do prazo correto, o proprietário deve optar pela utilização de lubrificantes adequados, com viscosidade, aditivação e demais características apropriadas para o veículo. Vale lembrar que, no caso de alguns óleos minerais, é recomendado fazer a substituição em um período de tempo ainda mais curto, independentemente da quilometragem: a cada seis meses.
A utilização de aditivos milagrosos no óleo, que prometem reduzir o consumo e aumentar a potência também pode ser péssima para os motores. Os lubrificantes adequados já contam com a adição da quantidade exata de aditivos: inclusão de qualquer produto a mais pode comprometer a composição química do lubrificante e gerar problemas graves para as partes internas.
O proprietário também não deve economizar com o filtro doe óleo, que deve ser sempre trocado junto com o lubrificante. Outro erro é completar o cárter com um lubrificante de especificações diferentes. Por fim, cabe destacar que o nível do óleo deve ser verificado sempre com o motor frio.
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Como hoje em dia se inventa de tudo, e a preços baixos, porque nao fazem um teste rapido pelo oleo da vareta, para mostrar que o oleo esta dentro de uma pocentagem , de minimo ate a um maximo de utilização, por exemplo uma cor, igual ao teste de COVID. Vai acabar com esta ¨necessidade de troca¨ que ninguem tem certeza. julho 2024
Óleo evoluiu muito, os atuais de categoria API SP possuem cargas de aditivos que prolonga sim sua durabilidade dentro do motor.Na Europa e EUA a troca é recomendada a cada 2 anos, mas aqui no Brasil o manual ainda recomenda a cada 6 meses.De uns anos para cá é que alguns fabricantes já estão recomendando a troca cada 1 ano.O mesmo ocorre com aditivo de combustível,muitos fabricantes não recomendavam utilizar aditivo no combustível,mas hoje alguns deles até possuem aditivo com logo marca do fabricante do veículo.
Cada comentário SENSACIONAL!!!
Vamos lá:
10.000 km ou 12 meses são prazos com MUITA margem de segurança… Se acontecer, por algum motivo, de passar + 1.000 ou 2.000, +1 ou 2 meses, não tem problema algum…
Já trocar com 5.000 km ou 6 meses, NÃO ADIANTA NADA, a não ser para o lojista, que ganha um pouco mais de dinheiro, enquanto você PERDE!!!
O que NÃO PODE é deixar o motor trabalhar abaixo do nível MÍNIMO de óleo, ou acima do máximo! É isso que faz quebrar motor.
Resumo: Troque após os benditos 10.000 ou 12 meses, e fique ligado no nível do óleo. Nem mais, nem menos.
Se você não tem dinheiro para trocar nesse prazo, é porque você não tem condição de ter um carro… Simples assim.
É por isso que tanto carro quebra. O povo prefere acreditar em anedotas (“andei 20.000km e não troquei o óleo e nada aconteceu”) do que em recomendações de profissionais. A lógica da manutenção não a de que se não fizer o carro vai quebrar imediatamente. Está relacionada à vida útil, ou seja, um motor com troca de óleos regulares, certamente, terá uma vida útil maior do que aquele sem manutenção. Em vez de rodar 150 mil, vai rodar 500 mil. Em vez de quebrar um em cada 5, quebra um em cada 20. Tudo na lógica de probabilidades e estatísticas. O óleo pode estar com a aparência ideal, mas a lubrificação das peças do motor é comprometida.
Na verdade, a situação é mais grave, já que todos os fabricantes recomendam trocar o óleo e o filtro a cada 6 meses em caso de uso severo, ou seja, praticamente TODOS os veículos de grandes centros urbanos (no manual do meu carro, por ex., um dos casos de uso severo é o de trajetos curtos e repetidos com percurso inferior a 15km, ou uso contínuo em marcha lenta, ou seja, qualquer carro que rode no trânsito).
Um tanque de 45 litros de gasolina sai muito mais caro que uma troca de 4 litros de óleo + filtro. Essa é uma economia porca de se fazer. Troque o óleo a cada 12 meses ou 10 mil km que seu motor não terá problema tão cedo.
Shell Lubricants, launched ‘Shell Helix Ultra Lifetime Engine Warranty’ today. The manufacturer will be providing a unique engine warranty programme to users for up to 15 years/100,000kms. Shell Helix Ultra is the first motor oil made from natural gas was launched in India last year. Basta procurar no Google… Existem óleos e ÓLEOS, alguma dúvida?
Eh a coisa é complicada, material sintético teoricamente não deveria vencer por tempo.Trocar um óleo que pode rodar até 20.000km por tempo!! Com 2.000km por exemplo.. é rasgar dinheiro, está definição é duro de engolir. Também acho que é para aumentar o faturamento das empresas.
Garantia de carro logo vão dar 10 anos de garantia, tudo que troca vc tem que pagar.
Não falei de pressão. O virabrequim geralmente trabalha mergulhado no óleo, que oferece algum atrito. Se tem menos óleo, o virabrequim encontra menos resistência pra girar. Vou ter que desenhar?
Troco a cada 12 meses se não atingir a km ,mas tão tão importante qto óleo no quesito do tempo é a correia dentadas (borracha) dos motores a cada 3 anos.
Tem uns que são tão acéfalos que não gostam de trocar óleo do motor e juram de pés juntos que o carro fica perfeito assim. Basta olhar nos comentários. Ridículo
Se troca o do motoe com 12 meses e o do cambio nao é? Piada so pode do cambio se troca sim nao importa quanto tempo tem s3mpre que verificar residuos da caixa contaminacao por agua que poss passar por algun retentor humidade tudo mais deve se trocar sim.
Os mais velhos devem lembrar da “Caravana Shell”, qdo está fabricante montou um comboio com automóveis, camionetes, caminhões e ônibus e rodaram mais de 20 mil km dando a volta no Brasil, sem trocar o óleo. E era nos velhos tempos do óleo mineral. Truco?
Será q a qualidade piorou com o tempo ou é só para girar a economia (deles, os fabricantes) Captur com um ano e 120 km, fizeram trocar o óleo e filtros para não perder a garantia, fiquei com ele e usei no cht do focus. Até hj não tive problemas (3anos).
Ouvi a vinda inteira que deve ser trocado a cada 6 meses se não atingir o km de troca. E assim faço, vi o rodo pouco, venho trocando óleo e filtros a cada seis meses. Agora o senhor ta falando em 12 meses. Fiquei na dúvida agora.
É só consultar o manual do carro. Em geral se pouco rodado, deve-se trocar o óleo a cada 12 meses e o filtro a cada 24 meses. E utilizar o óleo recomendado no manual e não o do funcionário do posto, que nada entende de lubrificação.
Sempre foi 6 meses a troca que eu saiba
O mineral e o semi-sintético sim, são 06 meses, já o sintético 01 ano.
Parabéns !…
Pelo debate..!
Eu tiver , TÁXI FUSCA RODAVA 12,00, HORAS POR dia usava óleo Brendila óleo para motor Diesel nunca troquei o óleo só remontava.???
Trabalhei muitos Anos * sem problemas!!
Isso daí é lenda, tenho um gol 88 que comprei em 2000 de senhor que tinha rodado apenas 19 mil km com ele, logo que peguei o carro troquei a bateria e o carro funcionol entao levei pra trocars juntas oleo filtros etc, pra monha surpresa o oleo estava limpinho quando escorreu. Esse carro é de garagem só troquei o oleo dele umas 3 vezes em 22 anos. Eu dou na chave e o carro pega num tris, não vaza, não fumaça, parece carro novo. O carro tem 31 km hj. Aí eu tenho que escultar de alguém que troca de carro de 2 em 2 anos que eu tenho que trocar o oleo todo ano. Me dê paciência, mostre as equações de oxidação, me mostre o tempo dw meia vida dos compostos, porque se for ficar só repwtindo o que alguém falou que ouviu de um “especialista”. Pela fé.
é picaretagem sim… veja bem, um remédio também tem prazo de validade, e vence até no recipiente, mesmo que não seja consumido… Acontece que o tempo do óleo só começa a ser contado depois de ser colocado no motor… se ficar 3 anos na prateleira do mecânico, não vai expirar… você tem que começar a exigir que coloque um óleo recém fabricado então…
Doze meses vá lá, mas tem marca de carro que EXIGE revisão com troca de óleo a cada 6 meses. Tive um Ford Fiesta Rocan Sedan que era assim. Com 6 meses, pouco mais de 1.200 quilômetros rodados originais, tive que fazer revisão com troca de óleo e filtros (disseram que trocaram, né) por conta da bendita garantia.
Acho que uma grande ladroagem esse popo que oloeo contamine dentro do motor,o meu carro é um Corolla está com 9000 mil só vou trocar com 10 mil vou assumir a responsabilidade antes óleo não tinha vencimento
Obrigado por seu retorno Carlos Godoy. Lembrei de um detalhe: em carros dentro da garantia do fabricante as trocas são impositivas nas revisões anuais, independente de se o fulano rodou 10 ou 10.000 km e se não o fizer ….
Onde estão os químicos para responder a dúvida?
Na casa do kraliu
Você mesmo já deu a resposta: “no frasco sem abrir”, muito diferente de no cárter e no motor ou no cárter com o carro parado quando entram em contato com outros produtos contaminantes, sofrem oxidação, etc.. Realmente os óleos tinham validade indeterminada e passaram a ter validade de 2 anos por imposição da legislação brasileira.
Picaretagem . Pois então o óleo deveria vencer na embalagem após 12 meses de fabricação .
É isso aí!!! Não trocar óleo é economia na base da porcaria.Esta história de que mais trocas vai poluir é para quem troca óleo na picaretagem, porque em fornecedores honestos o óleo vai para a reciclagem.
Tenho mas é sigiloso. Sempre fazíamos esses testes em reais condições de uso: com frotas de taxi, locadoras ou grandes transportadoras e empresas de ônibus. Essa lenda de troca de óleo com 5.000 kms é uma grande falácia e só serve para contaminar o meio ambiente.
Todo óleo trocado é coletado e segue para reciclagem.
Mas pode continuar fazendo a troca sempre com alta km e bem depois do tempo, eu agradeço, sou proprietário de oficina mecânica e ganho bastante dinheiro com essa prática.
Mediante explicações sem dados técnicos, contínuo achar um desperdício a troca do óleo pelo prazo
É verdade os garagiste quando o olio passa mais de um ano na garagem e os armasens tambem au fim du ano vendenno para fritar batatas ja nâo se pode meter no motor?
Na verdade, o óleo de motor tem validade de 2 anos por imposição da legislação. Os aditivos são inertes e podem continuar válidos por muitos anos. Se no frasco sem abrir ele tem validade de 2 anos, por que no motor seria diferente? Não tem lógica. Trabalho com lubrificantes a mais de 25 anos: Petronas, Shell, Castrol….Todos é claro se beneficiam com essa regra para vender mais volumes….e assim contaminar o meio ambiente.
Concordo em partes contigo mas um óleo dentro de um motor está exposto a contaminantes diversos (nossa gloriosa alcolina é um coquetel que sabe Deus o que tem nela além de álcool, água e até gasolina mesmo…kkk) além de oxidação, que um vasilhame lacrado não tem. Então é melhor prevenir.
Acompanhei centenas de testes de desempenho de lubrificantes. Chegamos a estender o uso 3x, 4x e até 5x do recomendado. Garanto que os lubrificantes das grandes marcas estão formulados para suportar esses requisitos mesmo com lubrificantes adulterados. O teste mais rigoroso que fizemos foi com caminhões de lixo que tem a pior situação possível, mesmo assimos lubrificantes suportaram 3x a quilometragem recomendada.
O óleo aguenta esse tempo sim, até mais, o que não aguenta é o motor.
Você fala em testes, e eu vivo na prática, todo dia tenho contato com a manutenção veicular, onde sou responsável pela manutenção de frotas de algumas empresas e de veículos particulares, mesmo eu tendo minha gestão da manutenção, tenho que respeitar a decisão de cada um, e por isso existem aqueles que fazem a troca de óleo e outras manutenções da forma recomendada e tem outros que preferem prolongar, pois pensam estar economizando. O resultado eu vejo todos os dias, os que fazem da maneira recomendada possuem veículos diesel com 800mil e 900mil km’s sem necessidade de intervenção enquanto os outros aos 200mil km ou antes já tiveram que gastar valores na casa dos 25 e 30 mil reais com manutenção corretiva, muito mais do que gastariam com óleo e outros lubrificantes. Na linha leve já tive que abrir motores com cerca de 60mil km, completamente tomados de borra de óleo, com desgaste prematuro das camisas,bronzinas e cames dos comandos de válvulas, com tuchos destruídos além de vazamentos por todas as partes, enquanto os que fazem da forma correta estão chegando aos 200 mil, sendo revendidos para outros sem nunca precisarem de intervenção.
Um óleo dentro de um frasco lacrado é muito diferente de um óleo que está no carter. O carter não é hermeticamente fechado, pois tem o respiro que permite a comunicação com o ar externo, só de haver isso já é suficiente para que um lento processo de oxidação ocorra no óleo. E ainda por cima recebe resíduos da queima do combustível, sofre com mudanças de temperatura extremas (20 ou 30 graus com o motor desligado, uns 110 graus com o motor ligado) e por aí vai… Ah, tem alguma documentação desses testes que possa compartilhar conosco?
Tenho mas é sigiloso. Sempre fazíamos esses testes em reais condições de uso: com frotas de taxi, locadoras ou grandes transportadoras e empresas de ônibus. Essa lenda de troca de óleo com 5.000 kms é uma grande falácia e só serve para contaminar o meio ambiente.
Sim, eu também acho que 5 mil km é lenda, tanto é que costumo trocar com 8 ou 10 mil, sempre repondo o óleo que naturalmente baixa. Uso óleo 15W40 semisintético Lubrax no meu Fiat. O cara do posto sempre comenta que, ao abrir a tampa para colocar o óleo novo, o motor aparenta estar bem limpo por dentro, sem verniz, sem borra. Só não concordo que um óleo lacrado tenha a mesma durabilidade do que um óleo que já foi exposto ao ar.
Você mesmo já deu a resposta: “no frasco sem abrir”, muito diferente de no cárter e no motor ou no cárter com o carro parado quando entram em contato com outros produtos contaminantes, sofrem oxidação, etc.. Realmente os óleos tinham validade indeterminada e passaram a ter validade de 2 anos por imposição da legislação brasileira.
Um óleo no motor sofre as mudanças de temperatura pelo funcionamento motor e a contaminação por gases , bem diferente de ficar inerte no frasco e na prateleira .
As propriedades do óleo com o funcionamento do motor vão sendo alteradas .
Sim a troca por tempo e também necessária para prolongar a vida útil de um motor
Boa noite Boris, excelente matéria. Por coincidência troquei o óleo de meu carro hoje, com 6 meses de uso e 2000 km rodados. A gente sente a diferença, o carro fica até mais esperto. Abraços.
O nome disso é placebo e você jogou dinheiro e óleo bom no lixo. Esse óleo tinha mais 6 meses e, de 3 mil a 8 mil km de vida útil (dependendo da especificação). O fato de você achar que ele ficou mais esperto é até surpreendente, já que com a troca de óleo, o motor fica com o óleo em nível máximo, já o óleo antigo provavelmente estava na metade da vareta. Um motor com um pouco menos de óleo que o nível máximo tende a ficar um pouco mais esperto porque o virabrequim encontra menos resistência e atrito com o óleo para girar.
Wesley, desculpe mas se o óleo está no nível máximo, médio ou mínimo a pressão no virabrequim é a mesma, pois se fosse diferente iria fundir o motor já q o óleo forma uma película entre as peças fixas e as móveis, troco óleo a cada 10 mil km por andar mais em estradas,
JESUS QUE ABSURDO DE COMENTÁRIO! VOCÊ NÃO SABE O QUE ESTÁ FALANDO. FAÇA O TESTE SINTA O AROMA SO ÓLEO VELHO E PERCEBE-SE UM CHEIRO PARECIDO COM COMBUSTÍVEL. COMPARE COM O ÓLEO NOVO O CHEIRO É DIFERENTE. ISSO DEMONSTRA TUDO QUE JÁ FOI DITO AQUI REFERENTE AOS PROCESSOS QUE O ÓLEO SOFRE NO MOTOR.
TORNICK, não falei de pressão e sim de ATRITO. Um virabrequim completamente mergulhado em óleo encontra mais resistência ao rolamento do que um parcialmente mergulhado.
Placebo…2000km com 6 meses o oleo ta novo kk
Sebastião, nesse caso realmente foi um excesso de zelo. A troca pode aguardar 12 meses, ainda mais nesse kilometragem aí