Bieleta: tudo que você precisa saber sobre essa pecinha importante
Quando começa um barulho na suspensão uma peça que costuma ser culpada é a bieleta, fizemos um guia para você saber tudo sobre essa peça
Quando começa um barulho na suspensão uma peça que costuma ser culpada é a bieleta, fizemos um guia para você saber tudo sobre essa peça
A suspensão do carro traz um conjunto de peças, algumas delas precisam de atenção mais frequente enquanto outras duram mais. Um componente que está entre os que exigem mais atenção é a bieleta. Essa peça pequena tem a função importante de ligar a suspensão à barra estabilizadora.
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A barra estabilizadora tem a função de controlar a inclinação do veículo, para ajudar na estabilidade em curvas e manter as rodas em contato com o solo. E a bieleta cuida de passar corretamente as forças dinâmicas entre a barra estabilizadora e a suspensão.
As bieletas recebem impactos, vibrações e todas as forças que atuam no carro. Por isso ela é um componente que precisa estar sempre em dia. Quando a peça quebra a estabilidade do veículo fica comprometida, colocando em risco a vida dos ocupantes.
Não existe uma quilometragem certa para a durabilidade das bieletas, já que seu desgaste depende do uso. Quando essa peça está gasta ela começa a fazer barulho. Para quem não tem os ouvidos treinados pode ser difícil saber se o barulho vem dela ou de outra peça, mas qualquer ruído vindo da suspensão é motivo para ficar alerta.
O desgaste pode ser causado pelo uso comum, fazendo com que a peça chegue ao fim de sua vida útil, ou por falta de lubrificação. Esse segundo problema pode ser causado por folga ou rompimento da coifa que vai nas bieletas.
Alguns mecânicos oferecem um conserto das bieletas com defeito para resolver o problema, mas tome cuidado pois isso é uma picaretagem. Segundo Erwin Franieck, diretor-presidente do Instituto SAE4MOBILITY, um reparo nessa peça não tem durabilidade.
Esse tipo de conserto é costumeiramente feito na hora de vender um usado para mascarar o desgaste das bieletas. Em tese seria possível reparar a peça, mas por ser um componente de precisão o custo seria maior que o de uma nova.
Quando o assunto é problema na bieleta, os carros mais apontados na internet são os mais vendidos, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. A exceção fica pelos hatches veteranos da Peugeot: 206 e 207. Isso se deve à suspensão que não foi bem dimensionada para as condições do Brasil.
Graças às irregularidades do nosso asfalto, buracos e excesso de poeira, as bieletas do 206 e de outros carros franceses da época se desgastam rápido. Falta de cuidado em outros componentes da suspensão também provocam a quebra prematura dessa peça.
Alguns carros de entrada não trazem a barra estabilizadora dianteira e, por isso, não possuem bieletas. O Gol G5 1.0 na versão mais simples, Fiat Mobi fora da versão Way e Chevrolet Celta são alguns exemplos de carros sem o conjunto.
Em carros que existem versões com e sem barra estabilizadora, é preciso tomar cuidado na hora de comprar os amortecedores, pois a peça para um veículo que tem a barra estabilizadora é diferente para a de um sem. E se você souber que o seu carro não tem estabilizador e o mecânico condenar a bieleta, fuja que é pi-ca-re-ta-gem.
Boris já deu algumas dicas sobre suspensão no nosso canal no YouTube, confira:
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Meu grande Siena 1.4 2014, apresenta um estalo forte na roda direita dianteira ao dar marcha ré, já foi trocado bucha de bandeja, pino de bandeja, bucha da barra estabilizadora, terminal de direção, coxim e coifa dos amortecedores, porém o problema persiste, alguém tem ideia do que possa ser?
Ter um carro qualquer pé rapado tem. Agora quero ver é conseguir mantê-lo como é recomendado!! É uma novela que nunca se acaba para manter tudo alinhadinho
Ter um carro qualquer Zé ninguém que não tem onde cair morto tem, agora quero ver é conseguir mantê-lo!!!
…….e a bilheta de algum carro são caros. Em agosto de 2016 a Valec Nissan me cobrou R$ 800,00 para na troca do par de bieletas do meu March 1.6 S – 2013 e por desgate sem nunca haver caído em algum buraco, etc.
No mesmo ano tique trocar do meu Vectra Expresson 2.0 – 2009 porque cai e bati forte num buraco numa estrada de sítio e, note a diferença, paguei pelo par R$ 70,00, mais R$ 160,00 de mão de obra.
Então é bom ficarmos atentos.
Alguns carros de entrada trazem a barra estabilizadora dianteira sem bieletas, desde que a barra estabilizadora dianteira esteja à frente da suspensão, ao invés de atrás dela.
A bieleta é uma fonte de encheção-de-saco, mas é preferível do que suspensões ‘mal-ancoradas’, como as do primeiro Escort, as dos primitivos FIAT, e por aí…
Gol quadrado, nem Gol bolinha – etc. – nunca tiveram bieleta, embora tenham barra estabilizadora, porque a mesma vai à frente da suspensão, algo simples e lógico, nunca atrás, nem tampouco acima, só no lugar em que deve ir: à frente.
Boa dica. Qualquer ruído na suspensão é sempre bom checar primeiro as bieletas, pois são mais baratas e fáceis de trocar e, muitas vezes, a troca resolve o problema de ruídos.