Ultrapassar sinal vermelho para abrir caminho para ambulâncias dá multa?
CTB considera infração o ato de atrapalhar o tráfego de veículos policiais e de socorro; mas e quando liberar a via também fere os princípios da lei?
CTB considera infração o ato de atrapalhar o tráfego de veículos policiais e de socorro; mas e quando liberar a via também fere os princípios da lei?
A Lei de Trânsito nem sempre é clara. Sabe como é: ninguém tem dúvidas que deve abrir caminho quando ambulâncias e viaturas estão com a sirene ligada. Já se a situação ocorrer próxima de um semáforo fechado… Para esclarecer a questão, perguntamos ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se ultrapassar o sinal vermelho para dar passagem a veículos de resgate é infração. Veja qual é a posição do órgão.
LEIA TAMBÉM
O Denatran afirmou que se o veículo de emergência estiver pedindo passagem, ou seja, com as sirenes ligadas, o motorista parado no sinal vermelho (com ou sem radar de avanço) pode ultrapassar o semáforo. O comportamento, segundo o órgão, não irá resultar em multa. Isso porque o sistema do órgão autuador consegue verificar que o veículo de emergência cometeu a infração no mesmo dia e horário que o carro e cancela ambas as multas.
Acontece, no entanto, que os sistemas podem falhar ou, em casos muito específicos, o motorista do carro pode passar pelo sinal vermelho e a ambulância – logo em seguida – ultrapassar o semáforo já verde. Desta forma, o Denatran sugere ao condutor que ultrapassar sinal vermelho para abrir caminhos para veículos de emergência que anote as informações da viatura ou socorro, como a placa, para facilitar no processo de regularização da multa.
A placa de identificação da viatura ou ambulância facilitará a aprovação do recurso da multa, já que o órgão autuador pode buscar imagens da data e hora da infração registrada e confirmar o argumento do condutor flagrado.
De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro, de incêndio, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
INFORMAÇÕES TOTALMENTE INCORRETAS NESSA POSTAGEM.
PASSAR SINAL VERMELHO EM CRUZAMENTO É INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA E TE EXPÕE A ALTO RISCO DE FATALIDADE.
Me tire umas duvidas, eu estou parado no sinal vermelho Esperando abri o sinal verde,e o detran esperando o sinal abri tbm, ele atraz de mim, eu pego multa ?
O Detran não está elencado em nenhuma das instituições descritas no texto, portanto ele não é considerado carro de socorro.
Mentira, eu passei o sinal vermelho pois era a primeira da fila de veiculos, e recebi a multa com um valor altíssimo, mesmo em uma das fotos aparecendo a ambulância, nunca mais eu darei passagem se o sinal estiver vermelho
O mesmo ocorreu comigo
Exatamente . Estou passando a mesma situação e recebi um NÃO enorme da CET. Precisa de comprovação e foto e notícia. Como se faz isso ?. Eu então deveria ter parado o carro no meio da avenida e filmado ?? INJUSTO. Também não dou mais passagem . É isso que aprendi com esse “ENSINAMENTO PUNITIVO” do DETRAN e da CET.
Aqui em Santo André, dei passagem para a ambulância, e levei uma multa, recorri e foi indeferido, mesmo com a foto da ambulância
Aconteceu o mesmo comigo aqui em BH, por isso eu sempre vejo que os outros motoristas não dão passagem, é um abuso?
Pois é, É a velha indústria da multa… os radares para avanço de sinal são só pra isso. Por isso numa ocasião destas eu não avanço totalmente.. vou avançando bem devagarzinho para a direita ou esquerda na calçada de modo o radar de avanço ficar fora de campo e a ambulância passar… já na faixa do meio… não avanço… não tem muito o que fazer.
Comigo também. É a tal da indústria da multa, uma baita covardia e dor de cabeça.
Comigo foi o mesmo
Eu jamais vou obstruir passagem seja de ambulância, polícia… mas se no dia chegar a multa e negarem meu recurso, procuro um advogado especializado em CTB e já entro com petição judicial contra o denatran.
Pois é amigo, para ganhar ação judicial nesse país, é muito perrengue, leva muito tempo. Infelizmente.
O fato é que existe uma indústria da multa. Recursos nunca são bem sucedidos, por maior que seja a justificação.
Então se eu abrir caminho e avançar o sinal vermelho, eu que tenho que me incomodar,perder tempo,combustível, aturar funcionários mal humorados nos Detrans pra não ser autuado?? Mas isso é muita canalhice!!!!
Entendo a indignação de todos, porém uma vida vale mais q o dinheiro da multa e até msm os transtornos de correr atrás para anular, um dia pode ser um parente nosso!!!
Esse Brasil é uma comédia, passar no vermelho pra ambulancia passar é multa e você é que tem que colher as informações e buscar se defender para TENTAR anular a multa, tudo isso depois de pagar, claro. E se você não dá passagem você também leva multa. ESSE PAÍS É UMA COMÉDIA.
Isso da nojo , nossas leis protegê bandidos e fere pessoas de bem !
A classe média era desprezada e é assim que nos tratavam e ainda nos tratam pois de.sgo.ver.nado.res estão aí pra isso, apenas como pagadores de impostos, onde um ba.ndi.do tem mais valor e direitos humanos e o cidadão é o pagador de contas para a máquina publica ‘funcionar’ daquele jeito que sabemos, é a herança da es.qu.er.da, onde aposentados são vagabundos sugadores de dinheiro publico onde um barbudo odiador dos mesmo(aliado de um tal Fhc que também não gostava de aposentados) não concedia aumento algum, só por meio do congresso aumentava… tempos herdados, demoram a ser mudados… mas a mudança está acontecendo aos poucos. Deus nos ajude.
Lembro – me de uma situação onde eu estava numa avenida próximo a bifurcação.Uma viatura da polícia atrás sem possibilidade de me ultrapassar (já que outro carro também estava na frente parado e se eu avançasse colidia com ele) Até que a viatura conseguiu passando por cima da bifurcação e o polícia abanando o braço como dizia sai, sai e etc.
Logo olhei para ele e fiz um sinal que dizia, só se eu voar.
Enfim, dar passagem e se ferrar, jamais!!
✔Tem que haver bom senso e visão por parte dos servidores no momento como este.
Minha dúvida é o seguinte, na data de ontem estava eu dirigindo pela cidade e do nada veio uma ambulancia na contra mão, sem sinais sonos , sem buzina apenas com as luzes intermitente ligadas , chamei a atenção do motorista pois tinha muitos cruzamentos , é permitido andar só com as luzes ligadas?
Ao cruzar um sinal vermelho, não estarei colocando a minha vida e a de outros em risco? O código nacional de transito diz de maneira clara que eu posso cruzar o sinal vermelho para dar passagem para um carro de emergência? Me tirem mais uma dúvida: Se eu cruzar um sinal vermelho para dar passagem para um carro de emergência e colidir com uma moto e, esse motociclista vir a óbito, eu serei absolvido? afinal, eu cruzei o sinal para dar passagem para um veículo de emergência, não é mesmo?
Comigo foi o mesmo
Se não der passagem estará infringindo o art. 189 do CTB
Acontece que pra recorrer de infrações de transito, primeiro tem que pagar as multas, pra dar entradas no recurso, no fim fica á ver navios !.
Amigo, multa paga, é multa arrecadada… já viu cachorro soltar o osso? Nunca! Pra mudar essa cultura socialista dentro dos detrans, onde o cidadão de bem classe média que tem um carrinho pra rodar não tem valor nenhum, a indústria da multa reina… festa da arrecadação para sustentar a família dos prefeitos/governadores… haja Multa.. Icms, e Ipva pra encher as contas publicas.. e o dinheiro tem ralo certo. Só tem valor quem anda de bicicleta e ônibus… o engraçado é que se todos rodassem assim… de onde viriam os rios de dinheiro para sustentar toda essa máquina publica?
Semaforo com camera o melhor eh parar uns 5 mestros antes da faixa de pedestres para estas ocasioes, e ir avancando devagar ate abrir o semaforo… Esses sinais com camera sao guiados apenas por movimento o reconhecimento optico nao destingue nas maiorias deles a situacao descrita na materia, uma pena…
E aqueles vulgos carros policiais (ou de policiais) que vem com lâmpadas na grade frontal, enchendo o saco. Tem que dar passagem também? Aliás, alguém fiscaliza isso?
Eu avanaco um pouco ate ter espaco para ambulancia passar… Mas nao avanco completamente e vou embora no vermelho de jeito nenhum, muito menos se tiver camera… Nao vou apelar pra recurso, eh o mesmo que apelar pra a raposa nao comer as galinhas… Dessa forma esse eh o melhor caminho semprer para uns e mestros antes da linha nos semaforos pra enviezar e dar passagem se for preciso sem precisar de fato ultrapassar o semaforo.
Se os motoristas fossem educados, não precisaríamos de semáforos.
Simplesmente, nos cruzamentos, passariam dois de cada lado por vez e pronto! Assunto resolvido.
Discordo. No mundo inteiro se usa semáforo. Esse papo de 2 por vez funciona na rua do bairro. Numa via extremamente congestionada é impossível
Se as pessoas fossem educadas nesse nível aí, o mundo seria o paraíso, não existiria violência, fome, guerras, etc.
Só que no mundo real as pessoas não são assim, são movidas apenas pelo ego, então temos semáforos.
Verdade educação passa é longe , tem aqueles que mal abre o semáforo e ele já tá buzinando . Será que ia esperar passar de dois em dois carros.
Se todo condutor não ficasse grudado na traseira do veículo a frente,teria espaço entre os meios facilitando o deslocamento dos carros de emergência. Alguns Condutores até passam a faixa de retenção a qual não se aplica multa.
Fica atrás da linha que há espaço sem ter multa.
Já fui multado por apenas avançar na faixa de pedestres, onde não tinha nenhum pedestre, para dar passagem para ambulância. Perdi o recurso, apesar de o carro ter sido fotografado de forma transversal à faixa e todos sabemos que os carros não andam de lado como caranguejos.
Se tiver radar de avanço, vai ter de me empurrar… não vou levar multa sem ter efetiva culpa e não ter recurso acatado. E não vale só para ambulâncias… Polícia e bombeiros também…
Pois é, gostaria que continuasse pensando desta forma se a sua mãe ou seu filho estivesse na ambulância que vc não quer dar passagem. Pensa nisso e depois, só depois responde alguma coisa.
Roberto… já pensei e não mudo meu entendimento… não sou hipócrita. Reclame com a prefeitura que mandou instalar esse tipo de aparelho…
Não esqueça que na matéria diz que deixar de dar passagem para Ambulâncias, policiais e etc. também poderá ser multado. Segue:
De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro, de incêndio, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47.
“multa por não ultrapassar sinal vermelho”
De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro, de incêndio, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47.
Aí vc tem duas escolhas… a primeira, de avançar o semáforo, é justificável e na pior das hipóteses pode ser convertida em advertência por ser infração MÉDIA. A segunda de não dar passagem, não é justificável e não cabe advertência.
Exatamente!! Concordo contigo!
Em que código de trânsito você leu que avançar sinal vermelho é infração média ???
Pois é, em Benedito Novo – SC onde moro, os ônibus escolares simplesmente fecham a faixa de pedestres, sendo necessários contorná-los para atravessar a rua.
Outro detalhe é a placa de “Proibido Estacionar – Ônibus Escolar”. Proíbem que carros estacionem antes dela, como se fosse legal, sem se dar ao trabalho de mudá-la.
Correção:
“Sendo necessário contorná-los”
Ambulancia não tem autorizacao pra passar no sinal vermelho. Isso é crime. Pra salva uma vida colocam dezenas de outra em risco. Aconteceu aqui em BH. Uma ambulancia avancou um sinal e matou uma reporter da record. Isso tem uns 10 anos. Podem pesquisar no google. Isso é absurdo.
boa tarde Fernanda, entendo sua indignação, mas não podemos generalizar, trabalho com ambulância a 18 anos, salvando vidas e não as retiro, essa reportagem da ambulância ter atropelado a repórter foi um fato de repudia sim, mas infelizmente aconteceu, trabalhamos 24 hs em prou das vidas que salvamos e de uma população que vive com a cabeça cheia, lembro também que somos preparadissimos no que realizamos, não pelo dinheiro e sim pelas vidas e peço a Deus todos os dias que não permita que eu carregue dentro de uma ambulância alguém de minha família ou da sua precisando de uma emergência e que tenha que avançar um sinal vermelho ou ligar as sirenes.
Eu entendo seu lado. Vcs tem q ser rapido pra salvar a vida que esta dentro da ambulancia. Mas ate onde sei não pode avançar sinal. Principalmente em ruas movimentadas. É muito perigoso.
Infracao e nao crime, e veiculos desse porte tem livre acesso em situações de emergência conforme CTB, dessa forma quem é autuado é o senhor
Situação angustiante.
Mas não passo o semáforo no vermelho.
1° É impossível ganhar o recurso da multa.
2° Em caso de acidente envolvendo outro veículo, que estava no seu direito de tráfego, quem assume a responsabilidade, os danos e todo o transtorno.
se o semaforo tiver radar, nao dou passagem. Voce nunca ganha um recurso.
Concordo!!..faço o mesmo
Exato!!
Concordo também ! A intenção desse radar de avanço é multar, não nos proteger. Nunca ganharíamos um recurso, sem contar o trabalho que dá recorrer. Inventam essas porcarias pra arrecadar e nunca pensam em soluções para casos como esse…
Srs e Sras. Sejamos francos, antes de postarem comentários sem pensar, ou apenas pensando em um multa, parem 3 segundos e se perguntem o seguinte:
1) se quem estivesse na ambulância fosse a mãe de vcs, ou seu filho, ainda assim permaneceria parado, pois não quero tomar multa?
2) a) se sua resposta a pergunta anterior foi: sairia da frente, (parabéns, vc entendeu o recado)
B) Se a sua resposta for, mesmo assim não vou sair para não tomar multa, então sinto muito informar que ao escolher esta opção vc acaba de colocar um valor á vida de uma pessoa e se transformar em assassino caso esta venha a óbito.
Que conversinha mais furada… você acha que vive onde ? No paraíso ? Ou acha que eu e outros que pensam igual somos idiotas e insensíveis ? Muito bonito falar em valor da vida sem saber o estrago que uma.multa pode fazer na vida de um cidadão e de sua família… o valor pode ser alto para o salário que ganha, pode estourar os pontos e ter sua carteira suspensa, ficando sem seu “ganha pão”… Reclame com a prefeitura que manda instalar esse tipo de radar…
respeito as vidas, tambem respeito as normas de transito na foi instalado um radar pra valer essa fiscalizaçao. Simples assim.
Resultado: Será multado de qualquer jeito e provavelmente terá que pagar a multa.
É fácil empurrar pro motorista correr atrás do recurso. E também é difícil anotar a placa de uma ambulância que passa rapidamente entre os carros, e se não tiver imagens o recurso será indeferido.
Já fui multado.recurso negado. tiver tempo ir no Detran pedi pra ver o filme surpresa minha foto foi a última do negativo .ano 1987 o fiscal mandou recorrer novamente…
Acho que este tema tem que ser explorado e divulgado. A agonia dos bons motoristas querendo dar passagem, o sofrimento de quem está na emergência, até os socorristas querendo de fato socorrer. Todos pagando pelo temor à burocracia dos órgãos de trânsito que multam até falta de cinto de segurança em moto.
É uma questão de muita importância e parece não haver a devida atenção a isto.
É tão burocrático e cansativo que é preferível pagar a multa do que recorrer.
Uma dica que eu deixaria; Bom mesmo seria se entrasse na lista de equipamentos obrigatórios de todos automóveis o uso de câmeras externas armazenando filmagens de todos os ângulos. Assim ficaria fácil a obtenção do recuso sobre infrações como essa mencionada e de uma polémica considerável.
Não menos importante, mas também iria inibir um pouco mais ações de criminosos…
Não esclareceu nada, continua complicado.
Como, em pleno trânsito, anotar placas, horários e outras informações?
Se pegar o celular para tirar uma foto também corro o risco de ser multado.
Eu mesmo, na Av. Paulista, por várias vezes tive de dar passagem para ambulâncias, viaturas policiais e, até mesmo para aqueles comboios de carro forte que se destinam ao prédio do Banco Central.
Por sorte, nunca fui multado por avançar o sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres para que eles passassem.
Eu já avancei e também vi muitos motoristas fazerem o mesmo nessas situações.
Se há um agente de trânsito no momento, e ele não for um idiota, ele estará vendo o carro dando passagem e não te multará… o problema aparece quando o único “agente de trânsito” presente é um radar de avanço de sinal… aí você ganha uma multa no lombo sem direito à reclamar de tanta burocracia envolvida para recorrer dela…