Ultrapassar sinal vermelho para abrir caminho para ambulâncias dá multa?

CTB considera infração o ato de atrapalhar o tráfego de veículos policiais e de socorro; mas e quando liberar a via também fere os princípios da lei?

profissionais da saude conduzem ambulancia do samu em rodovia brasileira
Em razão das emergências que atendem, ambulâncias e viaturas têm o direito de quebrar algumas regras de trânsito (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
Publicado em 24/05/2021 às 16h33

A Lei de Trânsito nem sempre é clara. Sabe como é: ninguém tem dúvidas que deve abrir caminho quando ambulâncias e viaturas estão com a sirene ligada. Já se a situação ocorrer próxima de um semáforo fechado… Para esclarecer a questão, perguntamos ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se ultrapassar o sinal vermelho para dar passagem a veículos de resgate é infração. Veja qual é a posição do órgão.

LEIA TAMBÉM

O Denatran afirmou que se o veículo de emergência estiver pedindo passagem, ou seja, com as sirenes ligadas, o motorista parado no sinal vermelho (com ou sem radar de avanço) pode ultrapassar o semáforo. O comportamento, segundo o órgão, não irá resultar em multa. Isso porque o sistema do órgão autuador consegue verificar que o veículo de emergência cometeu a infração no mesmo dia e horário que o carro e cancela ambas as multas.

Acontece, no entanto, que os sistemas podem falhar ou, em casos muito específicos, o motorista do carro pode passar pelo sinal vermelho e a ambulância – logo em seguida – ultrapassar o semáforo já verde. Desta forma, o Denatran sugere ao condutor que ultrapassar sinal vermelho para abrir caminhos para veículos de emergência que anote as informações da viatura ou socorro, como a placa, para facilitar no processo de regularização da multa.

A placa de identificação da viatura ou ambulância facilitará a aprovação do recurso da multa, já que o órgão autuador pode buscar imagens da data e hora da infração registrada e confirmar o argumento do condutor flagrado.

“Multa por não ultrapassar sinal vermelho”

De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro, de incêndio, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
65 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
THIAGO DE SOUZA 11 de julho de 2024

INFORMAÇÕES TOTALMENTE INCORRETAS NESSA POSTAGEM.
PASSAR SINAL VERMELHO EM CRUZAMENTO É INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA E TE EXPÕE A ALTO RISCO DE FATALIDADE.

Avatar
Fabiely 8 de setembro de 2022

Me tire umas duvidas, eu estou parado no sinal vermelho Esperando abri o sinal verde,e o detran esperando o sinal abri tbm, ele atraz de mim, eu pego multa ?

Avatar
Fabiano Monken afonso 31 de maio de 2023

O Detran não está elencado em nenhuma das instituições descritas no texto, portanto ele não é considerado carro de socorro.

Avatar
Natália 8 de dezembro de 2021

Mentira, eu passei o sinal vermelho pois era a primeira da fila de veiculos, e recebi a multa com um valor altíssimo, mesmo em uma das fotos aparecendo a ambulância, nunca mais eu darei passagem se o sinal estiver vermelho

Avatar
João Francisco de Sousa Neto 27 de fevereiro de 2022

O mesmo ocorreu comigo

Avatar
Eliane Cristina Romera 26 de junho de 2022

Exatamente . Estou passando a mesma situação e recebi um NÃO enorme da CET. Precisa de comprovação e foto e notícia. Como se faz isso ?. Eu então deveria ter parado o carro no meio da avenida e filmado ?? INJUSTO. Também não dou mais passagem . É isso que aprendi com esse “ENSINAMENTO PUNITIVO” do DETRAN e da CET.

Avatar
Edson Mansano Pinheiro 5 de novembro de 2021

Aqui em Santo André, dei passagem para a ambulância, e levei uma multa, recorri e foi indeferido, mesmo com a foto da ambulância

Avatar
Natália 8 de dezembro de 2021

Aconteceu o mesmo comigo aqui em BH, por isso eu sempre vejo que os outros motoristas não dão passagem, é um abuso?

Avatar
Sir.Alves 23 de fevereiro de 2022

Pois é, É a velha indústria da multa… os radares para avanço de sinal são só pra isso. Por isso numa ocasião destas eu não avanço totalmente.. vou avançando bem devagarzinho para a direita ou esquerda na calçada de modo o radar de avanço ficar fora de campo e a ambulância passar… já na faixa do meio… não avanço… não tem muito o que fazer.

Avatar
Paulo Henrique 29 de setembro de 2022

Comigo também. É a tal da indústria da multa, uma baita covardia e dor de cabeça.

Avatar
João Francisco de Sousa Neto 27 de fevereiro de 2022

Comigo foi o mesmo

Avatar
Wagner Lorencatto 22 de outubro de 2021

Eu jamais vou obstruir passagem seja de ambulância, polícia… mas se no dia chegar a multa e negarem meu recurso, procuro um advogado especializado em CTB e já entro com petição judicial contra o denatran.

Avatar
Sir.Alves 23 de fevereiro de 2022

Pois é amigo, para ganhar ação judicial nesse país, é muito perrengue, leva muito tempo. Infelizmente.

Avatar
Ernesto Pichler 23 de setembro de 2021

O fato é que existe uma indústria da multa. Recursos nunca são bem sucedidos, por maior que seja a justificação.

Avatar
Luiz Cezar Ferrão 20 de setembro de 2021

Então se eu abrir caminho e avançar o sinal vermelho, eu que tenho que me incomodar,perder tempo,combustível, aturar funcionários mal humorados nos Detrans pra não ser autuado?? Mas isso é muita canalhice!!!!

Avatar
Valdir santos 1 de maio de 2023

Entendo a indignação de todos, porém uma vida vale mais q o dinheiro da multa e até msm os transtornos de correr atrás para anular, um dia pode ser um parente nosso!!!

Avatar
Alisson 14 de setembro de 2021

Esse Brasil é uma comédia, passar no vermelho pra ambulancia passar é multa e você é que tem que colher as informações e buscar se defender para TENTAR anular a multa, tudo isso depois de pagar, claro. E se você não dá passagem você também leva multa. ESSE PAÍS É UMA COMÉDIA.

Avatar
Antonio Carlos Adão 7 de outubro de 2021

Isso da nojo , nossas leis protegê bandidos e fere pessoas de bem !

Avatar
Sir.Alves 23 de fevereiro de 2022

A classe média era desprezada e é assim que nos tratavam e ainda nos tratam pois de.sgo.ver.nado.res estão aí pra isso, apenas como pagadores de impostos, onde um ba.ndi.do tem mais valor e direitos humanos e o cidadão é o pagador de contas para a máquina publica ‘funcionar’ daquele jeito que sabemos, é a herança da es.qu.er.da, onde aposentados são vagabundos sugadores de dinheiro publico onde um barbudo odiador dos mesmo(aliado de um tal Fhc que também não gostava de aposentados) não concedia aumento algum, só por meio do congresso aumentava… tempos herdados, demoram a ser mudados… mas a mudança está acontecendo aos poucos. Deus nos ajude.

Avatar
Adilson dos Santos 21 de agosto de 2021

Lembro – me de uma situação onde eu estava numa avenida próximo a bifurcação.Uma viatura da polícia atrás sem possibilidade de me ultrapassar (já que outro carro também estava na frente parado e se eu avançasse colidia com ele) Até que a viatura conseguiu passando por cima da bifurcação e o polícia abanando o braço como dizia sai, sai e etc.
Logo olhei para ele e fiz um sinal que dizia, só se eu voar.
Enfim, dar passagem e se ferrar, jamais!!
✔Tem que haver bom senso e visão por parte dos servidores no momento como este.

Avatar
Gedielson de Souza 25 de julho de 2021

Minha dúvida é o seguinte, na data de ontem estava eu dirigindo pela cidade e do nada veio uma ambulancia na contra mão, sem sinais sonos , sem buzina apenas com as luzes intermitente ligadas , chamei a atenção do motorista pois tinha muitos cruzamentos , é permitido andar só com as luzes ligadas?

Avatar
Ronaldo Ferreira 16 de julho de 2021

Ao cruzar um sinal vermelho, não estarei colocando a minha vida e a de outros em risco? O código nacional de transito diz de maneira clara que eu posso cruzar o sinal vermelho para dar passagem para um carro de emergência? Me tirem mais uma dúvida: Se eu cruzar um sinal vermelho para dar passagem para um carro de emergência e colidir com uma moto e, esse motociclista vir a óbito, eu serei absolvido? afinal, eu cruzei o sinal para dar passagem para um veículo de emergência, não é mesmo?

Avatar
João Francisco de Sousa Neto 27 de fevereiro de 2022

Comigo foi o mesmo

Avatar
João Francisco de Sousa Neto 27 de fevereiro de 2022

Se não der passagem estará infringindo o art. 189 do CTB

Avatar
Divino januario 26 de maio de 2021

Acontece que pra recorrer de infrações de transito, primeiro tem que pagar as multas, pra dar entradas no recurso, no fim fica á ver navios !.

Avatar
Sir.Alves 23 de fevereiro de 2022

Amigo, multa paga, é multa arrecadada… já viu cachorro soltar o osso? Nunca! Pra mudar essa cultura socialista dentro dos detrans, onde o cidadão de bem classe média que tem um carrinho pra rodar não tem valor nenhum, a indústria da multa reina… festa da arrecadação para sustentar a família dos prefeitos/governadores… haja Multa.. Icms, e Ipva pra encher as contas publicas.. e o dinheiro tem ralo certo. Só tem valor quem anda de bicicleta e ônibus… o engraçado é que se todos rodassem assim… de onde viriam os rios de dinheiro para sustentar toda essa máquina publica?

Avatar
Sir.Alves 25 de maio de 2021

Semaforo com camera o melhor eh parar uns 5 mestros antes da faixa de pedestres para estas ocasioes, e ir avancando devagar ate abrir o semaforo… Esses sinais com camera sao guiados apenas por movimento o reconhecimento optico nao destingue nas maiorias deles a situacao descrita na materia, uma pena…

Avatar
Mauricio 25 de maio de 2021

E aqueles vulgos carros policiais (ou de policiais) que vem com lâmpadas na grade frontal, enchendo o saco. Tem que dar passagem também? Aliás, alguém fiscaliza isso?

Avatar
Sir.Alves 25 de maio de 2021

Eu avanaco um pouco ate ter espaco para ambulancia passar… Mas nao avanco completamente e vou embora no vermelho de jeito nenhum, muito menos se tiver camera… Nao vou apelar pra recurso, eh o mesmo que apelar pra a raposa nao comer as galinhas… Dessa forma esse eh o melhor caminho semprer para uns e mestros antes da linha nos semaforos pra enviezar e dar passagem se for preciso sem precisar de fato ultrapassar o semaforo.

Avatar
1305 25 de maio de 2021

Se os motoristas fossem educados, não precisaríamos de semáforos.
Simplesmente, nos cruzamentos, passariam dois de cada lado por vez e pronto! Assunto resolvido.

Avatar
Fernando B 25 de maio de 2021

Discordo. No mundo inteiro se usa semáforo. Esse papo de 2 por vez funciona na rua do bairro. Numa via extremamente congestionada é impossível

Avatar
Fábio Alves Corrêa 25 de maio de 2021

Se as pessoas fossem educadas nesse nível aí, o mundo seria o paraíso, não existiria violência, fome, guerras, etc.
Só que no mundo real as pessoas não são assim, são movidas apenas pelo ego, então temos semáforos.

Avatar
Josmadelmo Geraldo 26 de maio de 2021

Verdade educação passa é longe , tem aqueles que mal abre o semáforo e ele já tá buzinando . Será que ia esperar passar de dois em dois carros.

Avatar
Cristiana Quiteria 25 de maio de 2021

Se todo condutor não ficasse grudado na traseira do veículo a frente,teria espaço entre os meios facilitando o deslocamento dos carros de emergência. Alguns Condutores até passam a faixa de retenção a qual não se aplica multa.
Fica atrás da linha que há espaço sem ter multa.

Avatar
Júlio C De Marchi 25 de maio de 2021

Já fui multado por apenas avançar na faixa de pedestres, onde não tinha nenhum pedestre, para dar passagem para ambulância. Perdi o recurso, apesar de o carro ter sido fotografado de forma transversal à faixa e todos sabemos que os carros não andam de lado como caranguejos.

Avatar
FELIPE 25 de maio de 2021

Se tiver radar de avanço, vai ter de me empurrar… não vou levar multa sem ter efetiva culpa e não ter recurso acatado. E não vale só para ambulâncias… Polícia e bombeiros também…

Avatar
Roberto 25 de maio de 2021

Pois é, gostaria que continuasse pensando desta forma se a sua mãe ou seu filho estivesse na ambulância que vc não quer dar passagem. Pensa nisso e depois, só depois responde alguma coisa.

Avatar
FELIPE 25 de maio de 2021

Roberto… já pensei e não mudo meu entendimento… não sou hipócrita. Reclame com a prefeitura que mandou instalar esse tipo de aparelho…

Avatar
Lucas 26 de maio de 2021

Não esqueça que na matéria diz que deixar de dar passagem para Ambulâncias, policiais e etc. também poderá ser multado. Segue:
De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro, de incêndio, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47.

Avatar
Julio 6 de julho de 2021

“multa por não ultrapassar sinal vermelho”
De acordo com o artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro, de incêndio, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes, é infração gravíssima com penalidade de multa de R$ 293,47.

Aí vc tem duas escolhas… a primeira, de avançar o semáforo, é justificável e na pior das hipóteses pode ser convertida em advertência por ser infração MÉDIA. A segunda de não dar passagem, não é justificável e não cabe advertência.

Avatar
Adilson dos Santos 21 de agosto de 2021

Exatamente!! Concordo contigo!

Avatar
FELIPE 22 de setembro de 2021

Em que código de trânsito você leu que avançar sinal vermelho é infração média ???

Avatar
1305 25 de maio de 2021

Pois é, em Benedito Novo – SC onde moro, os ônibus escolares simplesmente fecham a faixa de pedestres, sendo necessários contorná-los para atravessar a rua.
Outro detalhe é a placa de “Proibido Estacionar – Ônibus Escolar”. Proíbem que carros estacionem antes dela, como se fosse legal, sem se dar ao trabalho de mudá-la.

Avatar
matusa 25 de maio de 2021

Correção:
“Sendo necessário contorná-los”

Avatar
Fernando Miranda 24 de maio de 2021

Ambulancia não tem autorizacao pra passar no sinal vermelho. Isso é crime. Pra salva uma vida colocam dezenas de outra em risco. Aconteceu aqui em BH. Uma ambulancia avancou um sinal e matou uma reporter da record. Isso tem uns 10 anos. Podem pesquisar no google. Isso é absurdo.

Avatar
Anderson Pinto 25 de maio de 2021

boa tarde Fernanda, entendo sua indignação, mas não podemos generalizar, trabalho com ambulância a 18 anos, salvando vidas e não as retiro, essa reportagem da ambulância ter atropelado a repórter foi um fato de repudia sim, mas infelizmente aconteceu, trabalhamos 24 hs em prou das vidas que salvamos e de uma população que vive com a cabeça cheia, lembro também que somos preparadissimos no que realizamos, não pelo dinheiro e sim pelas vidas e peço a Deus todos os dias que não permita que eu carregue dentro de uma ambulância alguém de minha família ou da sua precisando de uma emergência e que tenha que avançar um sinal vermelho ou ligar as sirenes.

Avatar
FERNANDO RICARDO DE MIRANDA 25 de maio de 2021

Eu entendo seu lado. Vcs tem q ser rapido pra salvar a vida que esta dentro da ambulancia. Mas ate onde sei não pode avançar sinal. Principalmente em ruas movimentadas. É muito perigoso.

Avatar
Pm 26 de maio de 2021

Infracao e nao crime, e veiculos desse porte tem livre acesso em situações de emergência conforme CTB, dessa forma quem é autuado é o senhor

Avatar
Alfredo Francisco Berneira. 24 de maio de 2021

Situação angustiante.
Mas não passo o semáforo no vermelho.
1° É impossível ganhar o recurso da multa.
2° Em caso de acidente envolvendo outro veículo, que estava no seu direito de tráfego, quem assume a responsabilidade, os danos e todo o transtorno.

Avatar
george 24 de maio de 2021

se o semaforo tiver radar, nao dou passagem. Voce nunca ganha um recurso.

Avatar
EDSON GROTKOWSKY 24 de maio de 2021

Concordo!!..faço o mesmo

Avatar
Eumesmo 24 de maio de 2021

Exato!!

Avatar
FELIPE 25 de maio de 2021

Concordo também ! A intenção desse radar de avanço é multar, não nos proteger. Nunca ganharíamos um recurso, sem contar o trabalho que dá recorrer. Inventam essas porcarias pra arrecadar e nunca pensam em soluções para casos como esse…

Avatar
Roberto 25 de maio de 2021

Srs e Sras. Sejamos francos, antes de postarem comentários sem pensar, ou apenas pensando em um multa, parem 3 segundos e se perguntem o seguinte:

1) se quem estivesse na ambulância fosse a mãe de vcs, ou seu filho, ainda assim permaneceria parado, pois não quero tomar multa?

2) a) se sua resposta a pergunta anterior foi: sairia da frente, (parabéns, vc entendeu o recado)
B) Se a sua resposta for, mesmo assim não vou sair para não tomar multa, então sinto muito informar que ao escolher esta opção vc acaba de colocar um valor á vida de uma pessoa e se transformar em assassino caso esta venha a óbito.

Avatar
FELIPE 25 de maio de 2021

Que conversinha mais furada… você acha que vive onde ? No paraíso ? Ou acha que eu e outros que pensam igual somos idiotas e insensíveis ? Muito bonito falar em valor da vida sem saber o estrago que uma.multa pode fazer na vida de um cidadão e de sua família… o valor pode ser alto para o salário que ganha, pode estourar os pontos e ter sua carteira suspensa, ficando sem seu “ganha pão”… Reclame com a prefeitura que manda instalar esse tipo de radar…

Avatar
george 26 de maio de 2021

respeito as vidas, tambem respeito as normas de transito na foi instalado um radar pra valer essa fiscalizaçao. Simples assim.

Avatar
Renato 24 de maio de 2021

Resultado: Será multado de qualquer jeito e provavelmente terá que pagar a multa.

Avatar
extranew 24 de maio de 2021

É fácil empurrar pro motorista correr atrás do recurso. E também é difícil anotar a placa de uma ambulância que passa rapidamente entre os carros, e se não tiver imagens o recurso será indeferido.

Avatar
Marcos pinho 24 de maio de 2021

Já fui multado.recurso negado. tiver tempo ir no Detran pedi pra ver o filme surpresa minha foto foi a última do negativo .ano 1987 o fiscal mandou recorrer novamente…

Avatar
Alexandre 24 de maio de 2021

Acho que este tema tem que ser explorado e divulgado. A agonia dos bons motoristas querendo dar passagem, o sofrimento de quem está na emergência, até os socorristas querendo de fato socorrer. Todos pagando pelo temor à burocracia dos órgãos de trânsito que multam até falta de cinto de segurança em moto.
É uma questão de muita importância e parece não haver a devida atenção a isto.

Avatar
Renato 24 de maio de 2021

É tão burocrático e cansativo que é preferível pagar a multa do que recorrer.

Avatar
Victor 24 de abril de 2023

Uma dica que eu deixaria; Bom mesmo seria se entrasse na lista de equipamentos obrigatórios de todos automóveis o uso de câmeras externas armazenando filmagens de todos os ângulos. Assim ficaria fácil a obtenção do recuso sobre infrações como essa mencionada e de uma polémica considerável.

Avatar
Victor 24 de abril de 2023

Não menos importante, mas também iria inibir um pouco mais ações de criminosos…

Avatar
Roberto 24 de maio de 2021

Não esclareceu nada, continua complicado.
Como, em pleno trânsito, anotar placas, horários e outras informações?
Se pegar o celular para tirar uma foto também corro o risco de ser multado.
Eu mesmo, na Av. Paulista, por várias vezes tive de dar passagem para ambulâncias, viaturas policiais e, até mesmo para aqueles comboios de carro forte que se destinam ao prédio do Banco Central.
Por sorte, nunca fui multado por avançar o sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres para que eles passassem.
Eu já avancei e também vi muitos motoristas fazerem o mesmo nessas situações.

Avatar
FELIPE 25 de maio de 2021

Se há um agente de trânsito no momento, e ele não for um idiota, ele estará vendo o carro dando passagem e não te multará… o problema aparece quando o único “agente de trânsito” presente é um radar de avanço de sinal… aí você ganha uma multa no lombo sem direito à reclamar de tanta burocracia envolvida para recorrer dela…

Avatar
Deixe um comentário