Fox e up! vão sair de linha? Presidente da Volkswagen afirma que não
Pablo Di Si diz que Fox e up! permanecerão em produção; declaração condiz com plano da empresa de congelar projeto do novo Gol, substituto dos dois modelos
Pablo Di Si diz que Fox e up! permanecerão em produção; declaração condiz com plano da empresa de congelar projeto do novo Gol, substituto dos dois modelos
Durante uma live do jornal O Tempo, o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo di Si, garantiu que o up! não vai sair de linha. Ele também descartou o encerramento da produção do Fox. As novas declarações são coerentes com informações reveladas pelo executivo há cerca de duas semanas, em um vídeo do Portal Automotive Business, sobre o congelamento do desenvolvimento da nova geração do Gol devido à crise causada pela pandemia.
Ocorre que o novo Gol deve substituir, além da geração atual, o Fox e o up!, de maneira simultânea. Por isso, faz sentido que os modelos atuais ganhem uma sobrevida diante do atraso no projeto.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, Di Si prevê crescimento das vendas de veículos de entrada após a pandemia: “Agora, nessa crise, tende a acontecer uma segmentação do mercado no Brasil; eu estava no país em diferentes crises (…) e, geralmente, as pessoas vão para segmentos mais econômicos”, disse.
O presidente da Volkswagen desmentiu a hipótese de que o up! vai sair de linha ao responder a pergunta de um internauta. “Temos planos, sim, de continuar com a produção do up no Brasil. Se vamos fazer um facelift ou não, é uma questão de tempo”, concluiu, deixando em aberto a possibilidade de fazer novos investimentos no modelo.
Além do up!, Di Si também negou as afirmações de que o Fox vai sair de linha. “Fizemos muitos testes com consumidores, e o Fox está vendendo muito bem. Os consumidores gostam do produto: antes da crise nós aumentamos mais ou menos em 30% nosso volume de vendas”, afirmou.
Embora a possibilidade de que o up! vai sair de linha, assim como o Fox, tenha sido afastada diante da pandemia, vale ressaltar que os dois modelos ganharam apenas uma sobrevida. Nenhum deles vai durar mais do que alguns anos no mercado. Afinal, o projeto do novo Gol está congelado, e não cancelado, como o próprio Di Si afirmou anteriormente.
Quando o desenvolvimento do futuro Gol for concluído, a Volkswagen terá uma gama com menos hatches compactos. Além dele, a empresa produzirá apenas o Polo. Isso porque a demanda por esse tipo de veículo vem caindo, devido à preferência dos consumidores pelos SUVs. Tanto é que a marca alemã planeja ter dois novos utilitários até o fim deste ano: o Nivus e o Tarek.
Informações extra-oficiais reveladas pela imprensa europeia indicam que o up! não terá uma segunda geração e, portanto, vai sair de linha quando a safra atual chegar ao fim do ciclo de mercado. Isso porque, em todo mundo, suas vendas ficaram abaixo das expectativas. No Brasil, em 2018, o subcompacto teve sua gama reduzida a apenas três versões: MPI, Xtreme TSI e Connect TSI.
Também não há sinal algum sobre o desenvolvimento de uma nova linhagem para o Fox, que atualmente é vendido só na América Latina. Vale lembrar que o hatch é um dos produtos mais antigos fabricados no país: o projeto data de 2003. A gama do modelo também sofreu um enxugamento e restringe-se, atualmente, às versões Xtreme e Connect.
Fotos Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um up 2015 com 80.000 km rodados é ainda estou com pneu original,o carro é muito bom super econômico e até agora só troquei pastilha de freio.
É uma pena o fox sair de linha, pois é bom carro.A conclusão final é que novos carros virão com preços bem altos, e o consumidor brasileiro que se prepare.
Sabe que esse “Fox azul” é muito parecido com o VW Up ??