Carro usado: 10 fatos sobre o Fiat Uno 2010

Segunda geração do hatch italiano manteve fama de carro robusto, com manutenção barata e com bom custo benefício

FIAT UNO 2010 AZUL FRENTE MOVIMENOT
Segunda geração do Uno conviveu até dezembro de 2013 com a primeira geração (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 23/11/2024 às 13h00

Em 2010 a Fiat lançou o Uno quadradinho, a segunda geração do seu modelo de maior sucesso no Brasil. O hatch compacto conviveu com o original, mas seguiu a cartilha direitinho.

VEJA TAMBÉM:

Tanto que o Fiat Uno a partir de 2010 segue como opção de carro pequeno, barato e fácil de manter. E no mercado de usados há boas opções. Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Uno 2010.

Trajetória

FIAT UNO WAY 2010 VERDE MOVIMENTO LATERAL
Segunda geração do Uno foi novamente inspirada no Panda Europeu, com “bordas arredondadas”

A segunda geração do Fiat Uno foi lançada em meados de 2010, 26 anos após o primeiro e revolucionário compacto. Com um desenho quadrado e com extremidades arredondadas, o carro logo chamou a atenção do mercado.

Apresentado em maio de 2010 – como linha 2011- , o novo Fiat Uno tinha três versões de acabamento, dois motores e começou apenas com quatro portas. A configuração duas portas surgiu em 2011 e, no ano seguinte, ganhou a opção Economy, bastante aliviada em equipamentos.

Teve várias séries limitadas e até uma configuração furgão. Em 2015, o hatch compacto foi reestilizado e passou a ter opções com o temido câmbio Dualogic – com acionamento por meio de teclas. Experimentou mais um sem número de edições limitadas até uma nova atualização.

Esta, feita em 2017, trouxe para a linha do Fiat Uno os motores 1.0 e 1.3 da família Firefly. O carro também passou a ser equipado com direção elétrica no lugar da assistência hidráulica. Depois, a gama foi perdendo versões até se despedir, em 2021.

Uno, duo…

fiat mille way economy 4 portas azul frente parado
Primeira geração do Uno ficou em linha por quase 30 anos (Foto: Fiat | Divulgação)

Depois de 2010, a Fiat manteve as duas fases do Uno convivendo. A Botinha Ortopédica ficou como carro mais acessível da marca italiana no país, apenas com motor 1.0 e rebatizado de Mille, enquanto o novo Uno tinha também opções 1.4.

O primeiro Uno ficou pelo caminho, em 2014. O segundo continuou em produção e vendendo bem até 2021. Ao todo, as duas gerações venderam mais de 4 milhões de unidades no Brasil em 37 anos.

Projeto brasleiro com jeito italiano

Esse Fiat Uno lançado em 2010 foi um projeto brasileiro desenvolvido sobre a plataforma 327. Ele adotou um estilo na época chamado “round square”, algo que ficou famoso com o Kia Soul alguns anos antes.

Mas a frente tinha vários elementos claramente herdados da segunda geração do Panda. Até foi especulado que a Fiat ia fazer o modelo europeu aqui, porém, os subcompactos não faziam a cabeça dos brasileiros.

Desempenho do Fiat Uno 2010 1.0

Essa fase do Fiat Uno começou em 2010 com os conhecidos motores Fire. O 1.0 gera 75 cv com etanol e 73 cv, com gasolina, e como todo motor “mil” demora a embalar nas acelerações. É preciso esticar bem as marchas nas arrancadas e o 0-100 km/h fica perto de intermináveis 14 segundos.

FIAT UNO WAY 2010 VERDE MOTOR
Motor Fire ficou famoso pela durabilidade, eficiência e manutenção barata

O torque de 9,9/9,5 kgfm exige paciência nas retomadas. O consumo, por sua vez, é interessante. Com etanol, o Uno marca médias de 8,3 km/l na cidade e de 12,3 km/l, na estrada. Com gasolina, são 9,4 km/l no ciclo urbano e 14,5 km/l, no rodoviário.

Fiat Uno 2010 com o motor 1.4

Não se engane com a “litragem”. O 1.4 com seus 88 cv com etanol e 85 cv, com gasolina, ainda exigem paciência, mas o carro embala mais cedo. Tanto que é possível sair da inércia e colocar o ponteiro nos 100 km/h em menos de 11 segundos (com 100% de álcool no tanque de combustível).

Já o torque de 12,5/12,4 kgfm aparece próximo às 3.500 rpm. Ou seja: nas ultrapassagens na estrada e em subidas, normalmente, nem é preciso reduzir mais de uma marcha. O consumo com etanol é pior, com média urbana de 7,1 km/l e de 8,2 km/l, na estrada. Com gasolina, são 10,7 e 13,2 km/l, respectivamente.

Conforto

FIAT UNO 2010 INTERIOR
Acabamento do Fiat Uno nunca foi um primor, mas entrega o mínimo que se espera de comodidade

Hatch e compacto. Então, não espere por um latifúndio. Pelo contrário, para liberar mais espaço em relação às portas, a Fiat posicionou os bancos mais ao centro e os passageiros dianteiros tendem a roçar seus ombros um no outro.

A posição de dirigir, ao menos, é ergonômica. O motorista fica mais no alto, tem boa visibilidade dianteira e os principais comandos ao alcance das mãos. O banco traseiro recebe apenas dois adultos e sem folgas para pernas. Já o porta-malas é limitado, com volume de 280 litros.

Teve furgão

Com a saída de cena do velho Mille, a Fiat seguiu com a estratégia de fazer veículos comerciais em cima do Uno. Na Fenatran de 2013, a marca italiana apresentou a variante furgão da segunda geração do hatch, e o novo Fiorino, também em cima do compacto, logo batizado de Fioruno.

No caso do Fiat Uno Furgão, a mesma receita da versão comercial do velho Mille. Janelas traseiras jateadas, grade divisória e compartimento de carga com capacidade para 1.000 litros e 400 kg. O motor começou com o 1.4 e depois foi adotado o 1.0.

Teve Sporting, aventureiro e muitas séries

fiat uno sporting 1 3 firefly 2017 azul em movimento
Última safra do Uno Sporting foi oferecido com motor Firefly 1.3

O que não faltam são versões e séries desde que o novo Fiat Uno foi lançado, em 2010. O hatch teve uma configuração com desenho mais arrojado, chamada Sporting, e a tradicional com apliques aventureiros, chamada Way.

Só que as séries roubam mais a cena. Desde a Interlagos, feita em cima da Sporting, até a inusitada College, com rodas brancas e revestimento dos bancos com referências a mochilas. Existiu ainda a Rio 450, em homenagem ao aniversário da Cidade Maravilhosa.

Itália (duas edições), Rua e Blue Edition foram outras tiragens especiais. Na despedida, em 2021, o Fiat Uno ainda ganhou a série Ciao.

Manutenção

Vamos focar no Fiat Uno 2010 com motor 1.4. O conjunto mecânico é conhecido, tem boa disponibilidade de peças e costuma ter manutenção barata.

Confira preços de peças do Fiat Uno 2010 1.4:

  • Jogo com 4 pastilhas do freio dianteiro: de R$ 60 a R$ 90
  • Jogo com 4 velas de ignição: de R$ 70 a R$ 100
  • Bomba de combustível: de R$ 250 a R$ 400
  • Kit troca de óleo (3 litros 15W40 + filtro): de R$ 160 a R$ 250
  • Amortecedor traseiro: de R$ 310 a R$ 460 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 220 a R$ 330
  • Farol direito: de R$ 260 a R$ 430

Principais problemas

FIAT UNO WAY 2010 VERMELHO MOVIMENTO TRASEIRA
Apesar da valentia, o Uno também tem seus pecados, como acabamento e peças plásticas que se quebram com o tempo

Fique atento a vazamentos no sistema do ar-condicionado e a ruídos na caixa de direção, que também apresenta folgas. Na suspensão, as buchas da bandeja costumam apresentar desgaste precoce.

O acabamento simples e frágil também é fonte de reclamações. Desde maçanetas e acionadores de seta que se quebram, até a chiadeira causada pelo excesso de plástico ruim na cabine.

Recalls

  • substituição dos airbags dos Fiat Uno produzidos de 2010 a 2018
  • atualização do software da chave das setas em carros fabricados de 2014 a 2018
  • troca da bomba de combustível, da bobina de ignição e do alternador de unidades feitas entre 2016 e 2017
  • atualização da ECU em modelos 2016 e 2017
  • substituição da caixa de marchas em veículos ano 2017
  • troca do sensor de seleção de marchas de unidades fabricadas em 2017 e 2018
  • troca dos relés de ignição e injeção de carros montados entre 2018 e 2019
  • substituição da bomba de combustível de modelos 2021
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário