Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019: 10 pontos para observar

Pioneiro entre os SUVs para a cidade, Ford EcoSport Freestyle é boa pedida para quem quer um carro compacto e alto

frente ford ecosport freestyle
A versão Freestyle sempre foi uma das mais populares na linha do EcoSport (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 03/08/2024 às 11h03

As ruas hoje talvez fossem diferentes se no início do século a Ford não tivesse lançado o EcoSport. O primeiro SUV genuinamente urbano ditou uma tendência que toda a indústria seguiu.

VEJA TAMBÉM:

Utilitário esportivo feito sobre monobloco e derivado diretamente de um carro de passeio, o modelo foi um sucesso, inclusive em sua segunda geração. Entre as versões mais vendidas do Ford EcoSport, a Freestyle. E é sobre ela que falaremos hoje, com motor 1.5 e câmbio automático.

Novo EcoSport FreeStyle Externas 38
Pneu estepe destacado é uma moda que já passou a muito tempo, mas não atrapalha acesso ao bagageiro
  • Preço médio do Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019: entre R$ 70 mil e R$ 77 mil nos principais sites de compra e venda de veículos
  • Preço Tabela Fipe do Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019: R$ 71.860,00

*valores apurados na segunda quinzena de julho de 2024

Breve história

O primeiro Ford EcoSport foi lançado em 2003 com um conceito que toda a indústria seguiu uma década depois. A montadora desenvolveu um SUV compacto feito sobre monobloco e baseado em um carro de passeio, no caso, o Fiesta.

ford ecosport 1 6 flex prata frente
Derivado do Fiesta, EcoSport foi pioneiro entre os SUVs compactos no Brasil e reinou sem concorrência até a chegada do Duster em 2011

A segunda geração apareceu em julho de 2012 na mesma lógica, aí já sobre a arquitetura do chamado New Fiesta – a quarta geração brasileira do hatch. Permaneceu também sem qualquer pretensão off-road – apesar das versões 4WD – e com os motores 1.6 16V Sigma e 2.0 16V Duratec.

No fim de 2012 o Ford EcoSport passou a ter opção com o problemático câmbio automatizado Powershift. Em 2015, as derivações com o motor 1.6 e a caixa de dupla embreagem tiveram a potência elevada.

Na linha 2018 o Ford EcoSport passou por uma reestilização e atualizações mecânicas. Mudanças significativas, especialmente com a chegada do motor 1.5 12V Dragon e a adoção de uma transmissão automática convencional de seis marchas. Além disso, o acabamento interno foi renovado.

A partir de 2019 a Ford também lançou séries especiais e novas versões do EcoSport, porém a Freestyle continuou como uma das mais populares. O pioneirismo do SUV caiu por terra em janeiro de 2021, quando a marca encerrou as operações industriais aqui e o carro deixou de ser produzido em Camaçari (BA).

Desempenho e consumo

ecosport freestyle 2017 2
Consumo do motor 1.5, atrelado à caixa automática de seis marchas, está na média dos compactos

O motor 1.5 12V foi um último sopro e tanto na vida do SUV. Leve e compacto, a unidade de três cilindros tem comando variável de válvulas na admissão e no escape, correia de comando banhada a óleo, tuchos hidráulicos com balancins roletados que minimizam o atrito, bomba de óleo variável, entre outros avanços.

Na prática, o motor deu outro fôlego ao Ford EcoSport. Ainda mais na comparação com o anterior 1.6 Sigma. As arrancadas são mais espertas, a caixa automática 6F15 é mais precisa, enquanto o rodar é mais suave, graças ao menor nível de vibração.

Destaque ainda para a adoção da grade ativa a partir da linha 2018 (abre e fecha de acordo com a necessidade) e de defletores debaixo do SUV. Com isso, o coeficiente aerodinâmico do Ford EcoSport melhorou: de Cx 0,39 para Cx 0,35.

Ficha técnica do Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019:

  • Motor: 1.5 aspirado
  • Cilindros: 3
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Comando de válvulas: duplo no cabeçote; variação na admissão e escape
  • Potência máxima: 137 cv (etanol) e 130 cv (gasolina) a 6.500 rpm
  • Torque máximo: 16,2 kgfm (etanol) e 15,6 kgfm (gasolina) a 4.500 rpm
  • Transmissão: câmbio automático de seis marchas; tração dianteira
  • Peso: 1.272 kg
  • 0 a 100 km/h: 11,8 segundos
  • Consumo cidade (PBEV): 7,1 km/l (etanol) e 10,3 km/l (gasolina)
  • Consumo estrada (PBEV): 8,6 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina)
  • Tanque: 52 litros

Espaço e conforto

interior ford ecosport freestyle
O EcoSport não é o SUV mais espaçoso do mercado, mas é um carro que comporta com conforto quatro ocupantes

Trata-se de um compacto, derivado de um hatch, com entre-eixos de 2,51 metros, então, não há o que fazer. O espaço para motorista e carona fica na conta, apesar da posição altinha e até ergonômica de dirigir.

O banco de trás é mais recomendado para dois adultos, que ficam com espaço rente para joelhos. O porta-malas, apesar dos 356 l, é acanhado e tem vão limitado. Lembre-se que o Ford EcoSport Freestyle 2019 vem com “piercing off-road”, aquele estepe pendurado na tampa traseira, que tem abertura para o lado, ainda por cima.

Ao menos o acabamento interno do crossover evoluiu nesta fase final, apesar de ainda reinar a simplicidade. A Ford aplicou materiais no painel e nas portas mais suaves ao toque e instrumentos com iluminação azul. Na linha 2018, o Eco também recebeu novos bancos e volante, este revestido de couro.

A suspensão foi mexida na linha 2018 em prol do conforto. Segundo a Ford, o curso aumentou em 17 mm e as buchas da dianteira foram mudadas. No jogo traseiro, o eixo de torção foi enrijecido em 15% e a barra estabilizadora trouxe novas buchas.

Dimensões e capacidades do Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019:

  • Comprimento: 4,26 m
  • Largura: 1,76 m
  • Altura: 1,69 m
  • Entre-eixos: 2,51 m
  • Porta-malas: 356 litros
  • Vão livre do solo: 20 cm
  • Carga útil: 416 kg
  • Ângulo de ataque: 21,5 graus
  • Ângulo de saída: 31,5 graus

Dirigibilidade

O EcoSport sempre foi um carro bem resolvido nesse quesito. Com dimensões enxutas e bom acerto de suspensão, aponta de forma correta nas curvas. A carroceria torce dentro da normalidade – a Ford disse que aumentou a rigidez em 5% e que adicionou controle de rolagem ao sistema de controle de estabilidade.

Nas retas em velocidades mais altas há poucos sinais de flutuação. Vale reforçar que a aerodinâmica também melhorou a partir de 2018 com a grade ativa e os defletores inferiores.

Principais equipamentos

Veja a lista de itens de série do Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019:

  • Itens de segurança: controles de estabilidade e de tração, 7 airbags, freios com ABS e EBD, assistente à partida em rampas, câmera e sensor de ré, luzes de condução diurna de LEDs, Isofix, repetidores das setas nas capas dos retrovisores, assistente de chamada de emergência e faróis de neblina.
  • Itens de conforto: ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, central multimídia Sync com tela de 8”, conexão com celulares, GPS, CD player, tomada USB e Bluetooth, volante com aletas para troca de marchas e ajustes de altura e de profundidade, controle de cruzeiro, chave tipo canivete com telecomando das portas, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível e encosto do banco traseiro rebatível e bipartido.
  • Itens de aparência/funcionais: rodas de liga leve aro 16”, molduras escurecidas nas saias, na grade dianteira e nas capas dos espelhos, spoiler traseiro, estepe pendurado na tampa do porta-malas e bagageiro no teto.

Desvalorização

Segundo a KBB Brasil, o Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019 teve desvalorização de 3,27% de abril de 2022 a abril de 2023. Já de 2023 para abril de 2024 a depreciação foi maior: -6,85%. Números do índice B2C da KBB Brasil, ou seja, Loja-Consumidor.

Seguro

Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja as menores cotações para o Ford EcoSport Freestyle 1.5 automático 2019.

  • Masculino: R$ 2.440,30
  • Feminino: R$ 2.345,38

*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)

Revisões do Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019

Novo EcoSport FreeStyle Externas 15
EcoSport Freestyle tem preço de seguro razoável, mesmo com o peso de ser um carro fora de linha
  • 60.000 km: R$ 1.149,00 – Trocas de óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, filtro de ar (elemento) e filtro de ar (cabine)
  • 70.000 km: R$ 920,00 – Trocas de óleo do motor, filtro de combustível e filtro de óleo do motor
  • 80.000 km: R$ 1.699,00 – Trocas de óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, velas de ignição, filtro de ar (elemento) e filtro de ar (cabine)

Cesta de peças do Ford EcoSport Freestyle 1.5 2019:

  • Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 140 a R$ 200
  • Discos de freio (par): R$ 180 a R$ 320
  • Jogo com 3 velas de ignição: R$ 70 a R$120
  • Filtro de ar elemento: R$ 40 a R$ 60
  • Filtro de ar cabine: R$ 20 a R$ 40
  • Filtro de combustível: R$ 20 a R$ 30
  • Bomba de combustível: R$ 250 a R$ 460
  • Fluido da transmissão: R$ 120 a R$ 200
  • Kit troca de óleo – 4 litros (5w20) + filtro: R$ 180 a R$ 270
  • Amortecedores traseiros (par): R$ 380 a R$ 520
  • Farol: R$ 400 a R$ 600
  • Lanterna traseira: R$ 130 a R$ 350
  • Para-lama dianteiro: R$ 300 a R$ 500
  • Para-choque traseiro: R$ 530 a R$ 700

Defeitos comuns do Ford EcoSport 2019

  • Desgaste precoce de pastilhas e discos de freio
  • Bomba de óleo
  • Falhas na transmissão
  • Sistema de injeção
  • Folgas na direção
  • Recall para atualização do software do módulo de controle do motor
  • Recall para verificação e substituição da estrutura do encosto dos bancos dianteiros
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cleidson Rodrigues 8 de agosto de 2024

Está matéria está ótima. Me interesso muito pela Ecosport Storm, porém fiz uma viagem de uma média de uns 3400 km recentemente e vi somente uma sendo transportada em um caminhão prancha e com isso fico receioso. Vale a pena está vesão ainda? Lembrando que é uma 4×4.

Avatar
Marcio 5 de agosto de 2024

Fiquei com receio no começo devido a esse possível problema de motor, nada mais é do que a manutenção incorreta, têm que ser o óleo recomendado pelo fabricante, se usar outro dá ruim mesmo, ainda mais se o carro passou por vários donos, não têm como garantir a troca correta, más o carro é muito bom potente, econômico e confortável , além do seguro ser um dos mais baratos

Avatar
Edenilson 5 de agosto de 2024

Não recomendo. Sou proprietário de uma e estou tendo a maior dor de cabeça. Motor 3 cilindros 60000 km deu pane do nada.
Fábrica não autorizou a troca. Quer que eu arque com o prejuzo.

Avatar
Deixe um comentário