Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019: 10 pontos para observar
Pioneiro entre os SUVs para a cidade, Ford EcoSport Freestyle é boa pedida para quem quer um carro compacto e alto
Pioneiro entre os SUVs para a cidade, Ford EcoSport Freestyle é boa pedida para quem quer um carro compacto e alto
As ruas hoje talvez fossem diferentes se no início do século a Ford não tivesse lançado o EcoSport. O primeiro SUV genuinamente urbano ditou uma tendência que toda a indústria seguiu.
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Utilitário esportivo feito sobre monobloco e derivado diretamente de um carro de passeio, o modelo foi um sucesso, inclusive em sua segunda geração. Entre as versões mais vendidas do Ford EcoSport, a Freestyle. E é sobre ela que falaremos hoje, com motor 1.5 e câmbio automático.
*valores apurados na segunda quinzena de julho de 2024
O primeiro Ford EcoSport foi lançado em 2003 com um conceito que toda a indústria seguiu uma década depois. A montadora desenvolveu um SUV compacto feito sobre monobloco e baseado em um carro de passeio, no caso, o Fiesta.
A segunda geração apareceu em julho de 2012 na mesma lógica, aí já sobre a arquitetura do chamado New Fiesta – a quarta geração brasileira do hatch. Permaneceu também sem qualquer pretensão off-road – apesar das versões 4WD – e com os motores 1.6 16V Sigma e 2.0 16V Duratec.
No fim de 2012 o Ford EcoSport passou a ter opção com o problemático câmbio automatizado Powershift. Em 2015, as derivações com o motor 1.6 e a caixa de dupla embreagem tiveram a potência elevada.
Na linha 2018 o Ford EcoSport passou por uma reestilização e atualizações mecânicas. Mudanças significativas, especialmente com a chegada do motor 1.5 12V Dragon e a adoção de uma transmissão automática convencional de seis marchas. Além disso, o acabamento interno foi renovado.
A partir de 2019 a Ford também lançou séries especiais e novas versões do EcoSport, porém a Freestyle continuou como uma das mais populares. O pioneirismo do SUV caiu por terra em janeiro de 2021, quando a marca encerrou as operações industriais aqui e o carro deixou de ser produzido em Camaçari (BA).
O motor 1.5 12V foi um último sopro e tanto na vida do SUV. Leve e compacto, a unidade de três cilindros tem comando variável de válvulas na admissão e no escape, correia de comando banhada a óleo, tuchos hidráulicos com balancins roletados que minimizam o atrito, bomba de óleo variável, entre outros avanços.
Na prática, o motor deu outro fôlego ao Ford EcoSport. Ainda mais na comparação com o anterior 1.6 Sigma. As arrancadas são mais espertas, a caixa automática 6F15 é mais precisa, enquanto o rodar é mais suave, graças ao menor nível de vibração.
Destaque ainda para a adoção da grade ativa a partir da linha 2018 (abre e fecha de acordo com a necessidade) e de defletores debaixo do SUV. Com isso, o coeficiente aerodinâmico do Ford EcoSport melhorou: de Cx 0,39 para Cx 0,35.
Trata-se de um compacto, derivado de um hatch, com entre-eixos de 2,51 metros, então, não há o que fazer. O espaço para motorista e carona fica na conta, apesar da posição altinha e até ergonômica de dirigir.
O banco de trás é mais recomendado para dois adultos, que ficam com espaço rente para joelhos. O porta-malas, apesar dos 356 l, é acanhado e tem vão limitado. Lembre-se que o Ford EcoSport Freestyle 2019 vem com “piercing off-road”, aquele estepe pendurado na tampa traseira, que tem abertura para o lado, ainda por cima.
Ao menos o acabamento interno do crossover evoluiu nesta fase final, apesar de ainda reinar a simplicidade. A Ford aplicou materiais no painel e nas portas mais suaves ao toque e instrumentos com iluminação azul. Na linha 2018, o Eco também recebeu novos bancos e volante, este revestido de couro.
A suspensão foi mexida na linha 2018 em prol do conforto. Segundo a Ford, o curso aumentou em 17 mm e as buchas da dianteira foram mudadas. No jogo traseiro, o eixo de torção foi enrijecido em 15% e a barra estabilizadora trouxe novas buchas.
O EcoSport sempre foi um carro bem resolvido nesse quesito. Com dimensões enxutas e bom acerto de suspensão, aponta de forma correta nas curvas. A carroceria torce dentro da normalidade – a Ford disse que aumentou a rigidez em 5% e que adicionou controle de rolagem ao sistema de controle de estabilidade.
Nas retas em velocidades mais altas há poucos sinais de flutuação. Vale reforçar que a aerodinâmica também melhorou a partir de 2018 com a grade ativa e os defletores inferiores.
Veja a lista de itens de série do Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019:
Segundo a KBB Brasil, o Ford EcoSport Freestyle 1.5 AT 2019 teve desvalorização de 3,27% de abril de 2022 a abril de 2023. Já de 2023 para abril de 2024 a depreciação foi maior: -6,85%. Números do índice B2C da KBB Brasil, ou seja, Loja-Consumidor.
Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja as menores cotações para o Ford EcoSport Freestyle 1.5 automático 2019.
*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)
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Está matéria está ótima. Me interesso muito pela Ecosport Storm, porém fiz uma viagem de uma média de uns 3400 km recentemente e vi somente uma sendo transportada em um caminhão prancha e com isso fico receioso. Vale a pena está vesão ainda? Lembrando que é uma 4×4.
Fiquei com receio no começo devido a esse possível problema de motor, nada mais é do que a manutenção incorreta, têm que ser o óleo recomendado pelo fabricante, se usar outro dá ruim mesmo, ainda mais se o carro passou por vários donos, não têm como garantir a troca correta, más o carro é muito bom potente, econômico e confortável , além do seguro ser um dos mais baratos
Não recomendo. Sou proprietário de uma e estou tendo a maior dor de cabeça. Motor 3 cilindros 60000 km deu pane do nada.
Fábrica não autorizou a troca. Quer que eu arque com o prejuzo.