Renault Logan de segunda geração oferece muito espaço interno, mecânica confiável sem ser feio como antecessor
Mercado de carros usados se tornou o caminho para quem busca deixar o transporte coletivo. Com as restrições de crédito e valorização do segmento, escolher um seminovo ou um usado mais qualificado também ficou mais dificil. E nesse cenário, o Renault Logan é uma opção interessante.
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O sedã francês passou por sua primeira reformulação completa no segundo semestre de 2013, quando ganhou visual mais moderno, que segue em linha até hoje. Selecionamos a versão Expression 1.6, ano 2014.
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A versão Expression do Renault Logan era a opção intermediária da época. Acima dele apenas a Dynamique, que trazia acabamento mais refinado e alguns equipamentos exclusivos. Mas em termos mecânicos, as duas opções são idênticas.
Sedã compacto, quatro portas e capacidade de cinco ocupantes.
Produzido na unidade de São José dos Pinhais (PR).
R$ 39.885 (Fipe)
O Logan também se valorizou nos últimos dois anos. Em 2019, antes da pandemia do Covid-19, a avaliação do sedã, segundo a Fipe, era de R$ 31.874.
Hoje, a média de preços do sedã nos classificados gira em torno de R$ 40 mil. É possível encontrar exemplares acima e abaixo desse valor, mas que levam em conta quilometragem e estado de conservação.
O motor do Logan Expression de 2014 já foi descontinuado. Trata-se da antiga unidade Hi-Flex 1.6 8V de 106 cv e 15,5 kgfm de torque.
A unidade é combinada com transmissão manual de cinco marchas. O conjunto está longe de ser o mais empolgante em termos de desempenho, mas oferece muito torque em baixa rotação se mostra bastante eficiente
Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o consumo do Renault Logan Expression 1.6 2014 é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 7,3 km/l | 10,6 km/l |
Gasolina | 8,7 km/l | 12,5 km/l |
O porta-malas do Logan é imenso, com generosos 510 litros de volume.
O Renault Logan foi desenvolvido para ser um carro de entrada e capaz de suportar a buraqueira das vias brasileiras. Seu conjunto de suspensão é composto por sistema McPherson, no eixo dianteiro, e barra de torção junto às rodas traseiras. Nas curvas em velocidades elevadas é preciso ficar atento para não perder estabilidade, ainda mais que ele não conta com ESP
O Renault Logan Expression conta com freios a discos na frente e tambores atrás. O modelo também oferece freios ABS de série, que passaram a ser obrigatórios em 2014.
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A principal preocupação ao comprar um Logan/Sandero/Duster é a famigerada correia dentada! Comprou? Trocou no mesmo ato! Não importa a quilometragem! Vários fatores podem ter corrompido a mesma, não apenas a quilometragem, e não vale a pena arriscar, pegou seu usado? Troque na hora! Claro, com os outros itens restantes, como óleo motor, todos os filtros… inclusive filtro de cabine!(evitar covid e etc). Abraço a todos. OBS: Só NÃO há necessidade de trocar de correia dentada, se claro, for o caso do NOVO motor 1.6Sce que usa a durável corrente de comando, presente nos modelos 2021 em diante. A renault tomou vergonha e modernizou!