[Vídeo] Airbag tem ‘modo de uso’? Sim: postura dos ocupantes é essencial
"No Brasil, principalmente, o airbag foi tornado obrigatório em 2014 sem nenhuma campanha de esclarecimento, nem do governo, nem das fábricas"
"No Brasil, principalmente, o airbag foi tornado obrigatório em 2014 sem nenhuma campanha de esclarecimento, nem do governo, nem das fábricas"
É indiscutível a importância do airbag na segurança veicular. O airbag já salvou milhares de vidas. Já atenuou a intensidade de dezenas de milhares de lesões no corpo humano. Mas no Brasil, principalmente, o airbag foi tornado obrigatório em 2014 sem nenhuma campanha de esclarecimento, nem do governo, nem das fábricas, nem da associação das fábricas; ninguém explicou para o motorista como é que se usa o airbag.
Ora, como se usa? Você está usando é o carro; o airbag é que tem que abrir e te proteger. Sim, mas existe umas regrinhas básicas quando o seu carro tem airbag. A primeira delas é que, antigamente, recomendava-se dirigir com as mãos aqui, mais para o alto do volante. Como se chamava a posição? Chamava-se ‘dez para as duas’, como se fossem os dois ponteiros do relógio.
VEJA TAMBÉM:
Agora, vamos mudar esse horário, passar para ‘quinze para as três’. Por quê? Porque, se as suas mãos estiverem aqui em cima, no abrir, a bolsa pode te ferir: pulso, braço. Então, ‘quinze para as três’ ao invés de ‘dez para as duas’.
Segunda dica: distância mínima entre o motorista e o volante. Pode medir aí: tem que ter, no mínimo, 25 cm. Eu estou falando isso porque tem muita gente que costuma dirigir assim, quase que em cima do volante. Nesse caso, quando o airbag abre a 300 km/h quase, com uma pressão gigantesca, fere. Nos Estados Unidos, já morreu uma velhinha, uma senhora, com esse airbag dando uma porrada no seu tórax.
Então, 25 cm: preste atenção! E o passageiro? Ah, lá a distância é maior, porque a bolsa também se infla com volume maior. Então, não são mais 25 cm, são 40 cm, no mínimo, entre o passageiro e o painel. Então, mantidos 25 cm aqui e 40 cm lá, não se corre o risco de a própria bolsa, ao inflar, ferir o motorista ou o passageiro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Faltou comentar que o passageiro não se pode colocar o pé no painel, como é muito comum ver em estrada. Nem colocar crianças pequenas no banco da frente, pois o air bag não irá proteger. São até normas de trânsito, mas como a reportagem falou nunca se fez uma campanha para esclarecer o uso e tem muita gente que ainda comete infrações como estas, que colocam mais em risco a vida da pessoa.
Tem razão, o problema é que a maioria das pessoas desconhecem o funcionamento do próprio carro a acabam achando que não dá nada…