[Vídeo] Amaciar o motor: é necessário ou virou coisa do passado?
"No passado, no carro zero-quilômetro, tinha-se que rodar 3.000, 4.000, 5.000 quilômetros para o motor amaciar"
"No passado, no carro zero-quilômetro, tinha-se que rodar 3.000, 4.000, 5.000 quilômetros para o motor amaciar"
Já lhe falaram de amaciar o motor do carro? Provavelmente sim, mas te falaram que isso é coisa de antigamente, que não se usa mais. Quem te falou isso está redondamente enganado! Assista ao vídeo!
Na verdade, no passado, no carro zero-quilômetro, tinha-se que rodar 3.000, 4.000, 5.000 quilômetros para o motor amaciar. O que era isso? Era para as peças internas se ajustarem umas às outras, para que o motor tivesse a máxima eficiência, menor consumo de combustível e até de óleo.
VEJA TAMBÉM:
Tudo bem, nos carros mais modernos é diferente: já tem 20, 30 anos, que isso acabou. Não precisa de rodar quatro, cinco mil quilômetros; mas se tem que lembrar, nos primeiros 400, 500 quilômetros, de não sair pisando tudo. “Manera”, dá uma “manerada” só. Depois de 400, 500 quilômetros, você pode acelerar.
Mas tem outra coisa: não é só o motor que exige amaciamento! Os freios, nos primeiros quilômetros, 100 quilômetros que você roda com o freio, as pastilhas ainda não estão muito bem ajustadas aos discos. E o freio trabalha assim: atrito de pastilha contra o disco; então, rode 100, 200 quilômetros.
Os pneus novinhos, pneu quando está muito novo, zero, ele não tem o atrito, a “pega” no asfalto suficiente para dar uma boa aderência. Até a caixa de marchas, cheia de engrenagens trabalhando, é bom você, nos primeiros 200, 300 quilômetros, ie manso, não acelerar muito, não. Poupe o seu carro: eu tenho certeza de que ele vai agradecer!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Bom dia. O carro é elétrico? Pra fazer esse consumo?
Acompanho o AUTOPAPO por suas dicas reais e comentários.
A matéria está corretíssima: todas as peças móveis de qualquer veículo somente se ajustam de forma adequada umas-às-outras após certo tempo de uso, hoje em dia bem menor que no passado, graças à evolução da USINAGEM, a maneira através da qual constrói-se peças (ao-fim-e-ao-cabo).
MAS, ainda não existe usinagem boa o suficiente para criar peças móveis entre si melhor do que o uso das mesmas, bem como uma indicação de qual (ou quais) peça (peças) necessitam ser aperfeiçoadas advém do uso inicial, sobretudo.
COISAS CRIADAS PELO SER HUMANO REFLETEM A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
Por exemplo, querer do seu filho de um (1) ano a ‘proeza’ de andar de bicicleta é praticamente impossível; quando ele tiver cinco (5) ou seis (6) anos, entretanto, já ‘amaciado’ com bicicletas, decerto será fácil: antes disso, ele e a bicicleta podem se arranhar um ao outro, talvez até seriamente.
Rodrigo.
Desculpem minha ignorância, amaciar o motor certamente não significa colocar amaciante de roupas no lugar do óleo né ? O que seria ? Eu já abri o capô e fiquei apertando o motor com as mãos, mas é muito duro pra amaciar só com as mãos.
Bom dia Octávio. Essa foi boa. Amaciante no óleo. Vai que de repente dá certo. kkkkkkkk
Só não teve vírgula para colocar entre os carros.
Tio preciso, em meio a tanta velocidade automobilística não há tempo para pensar muito menos uma vírgula.
Tio Ricardão faça um teste drive tio
Não é o que o Boris diz no vídeo…
?
Tio Sir, que conversa é essa Tio??
Conversa para vender carro
Eu faço até mais daquilo que o Boris recomenda.
Sempre que compro um carro novo, eu vou para a estrada e faço uns 1000 quilômetros na maciota, e quando troco de pneus, também rodo uns 300 quilômetros até passar a rodar normalmente.
Sua inveja não atingirá meu tio. Corra atrás de seu sonho tbm, seu Zé Ruela.
Tudo bem sobrinho, o que esse Zé Arruela fez com o seu Titio?
Matusa em relação aos pneus e nos freios ok e bom ir com calma pra dar tempo de uma melhor aderência, agora no motor ele já vem amaciado de fábrica,pois as máquinas que confecciona as peças dos motores modernos são muito mais precisas do que as de 30,50,60 anos até mesmo os lubrificantes,são muito mais eficientes.
Não é o que o Boris diz no vídeo…
?
Sergio,
O manual dos carros recomenda sim amaciar o motor. O o manual do proprietário do meu Onix 1.4-L ano 2019 e também do Onix 2021 tem um tópico “Amaciamento do novo
veículo”.
O problema é que poucas são as pessoas que leem os manuais dos seu carros.
Esqueçam o Conconco e o Conconco Júnior que logo eles irão desaparecer.
É só não dar trela porque são dois (um) coiós.
Já tive Porsche, Mitsubishi e Mercedes, mas depois que dirigi um Kwid Zen, eu descobri o prazer de ter um belo possante. Ergonomia, potencia e velocidade. Anda igual um Mustang e consome igual a uma Biz.
Nossa minha família inteira está aparecendo, estou muito feliz
Tudo bem filho?
Tudo bem filhinho?
Kkkkkk axo q vc comprou uma moto só pode
Tio Jhou, na verdade pensei o mesmo, no passar dos meses cheguei a conclusão que é verídico.
Esses espaços seriam ótimos para falar ocorrências e verdades, mas infelismente …
UNA VIVACE 28KM NA CIDADE / 46 KM NA ESTRADA. ESSA FOI MUITO FORTE. NEM PESCADOR CONTARIA UMA ESTORINHA MELHOR
Já tive Porsche, Mitsubishi e Mercedes, mas depois que dirigi um Kwid Zen, eu descobri o prazer de ter um belo possante. Ergonomia, potencia e velocidade. Anda igual um Mustang e consome igual a uma Biz.
Ás vezes é melhor ficar calado.