[Vídeo] Óleo do motor: melhor um pouco menos do que um pouco mais
"Muitas vezes, p óleo está perto do ponto certo e vem, então, alguém sugerir para colocar mais 1 litro dele no cárter"
"Muitas vezes, p óleo está perto do ponto certo e vem, então, alguém sugerir para colocar mais 1 litro dele no cárter"
Uma das ‘empurroterapias’ preferidas, principalmente no posto, é o óleo que se verifica puxando a vareta, para ver, ali, o nível. Às, vezes o óleo está um pouco abaixo do ponto correto, que é na metade do caminho, entre máximo e mínimo. Ali é o ponto correto. Se ele estiver perto do mínimo, não se preocupe. Se ele estiver abaixo do mínimo – tem gente que diz que puxa a vareta e nem aparece nada, puxa e já não tem óleo nenhum -, cuidado!
Mas algumas vezes o óleo está perto do ponto certo e vem, então, alguém sugerir para colocar mais 1 litro dele no cárter. Muitas vezes, esse 1 litro a mais faz o óleo ir além do nível máximo. “Ora, mas quanto mais óleo melhor”. Negativo! Está ali a marca do máximo para evitar que o nível esteja acima dela, sabe por que? Assista ao vídeo e entenda!
VEJA TAMBÉM:
Porque, onde está o óleo do cárter, gira logo acima dele o virabrequim. Você pode não saber, mas pelo menos já ouviu falar, que no motor tem um virabrequim, um eixo que gira ali. Se o óleo subir muito, o virabrequim bate nele.
E daí? Daí que forma espuma. E daí? E daí que espuma é ar; e quem disse que ar lubrifica alguma coisa? Quando a bomba de óleo puxa o óleo com espuma, com ar, alguma parte, algum componente do motor, não vai ser corretamente lubrificado, porque está vindo espuma, está vindo ar junto com o óleo.
Entendeu o porquê do perigo de se colocar, de se completar óleo do motor acima do nível máximo da vareta?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Obrigado pelas informação Técnicas !
Depois do lance de “2 ou 3 ovos no radiador furado” e de “usar o ar quente quando o motor ferve”, parece que as matérias estão tomando novos rumos.
A questão é que este assunto já havia sido abordado há mais de um mês pela Técnica Automotiva e colunista do UOL Carros, Thais Roland, que também escreve no blog Coisa de Meninos Nada!