[Vídeo] Até o tanque polui? Cuidado com o vapor de combustível!

"Cânister é um filtro de carvão que evita que essa toxicidade dos gases vá para a atmosfera. E esses gases são aproveitados também pelo motor"

bomba de combustivel gasolina etanol diesel frentista posto de combustivel abastecer shutterstock 1
Gases expelidos pelos combustíveis são tóxicos (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/02/2022 às 19h43

Tem gente aí que ouviu o galo cantar, mas não sabe aonde. Pois eu comentei aqui, recentemente, sobre os problemas de vários automóveis com a nova  legislação L7 do Proconve, que restringe ainda mais as emissões no escapamento e no tanque de combustível – chamadas emissões evaporativas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Alguns carros até saíram de linha pela dificuldade em cumprir essa nova legislação. Dificuldade, eu digo, porque exige investimentos, e como esses carros estavam em fim de carreira, então “tchau” para eles. Aí, vários dos nossos seguidores, ouvintes, leitores, falaram: “mas por que não usar  esse vapor que sai do tanque de combustível no motor?” Por que que não aproveitar para melhorar o desempenho e reduzir o consumo?” Então vamos com calma.

Assista ao vídeo e entenda o caso!

VEJA TAMBÉM:

Já existe exatamente  o cânister, um filtro perto do tanque, em algum lugar no carro, que recebe os vapores do combustível. E esse cânister é um filtro de carvão que evita que essa toxicidade dos gases vá para a atmosfera. E esses gases são aproveitados também pelo motor, mas regulados pela central eletrônica: quando eles atingem um certo volume dentro do cânister, a central eletrônica abre a válvula e esses vapores são jogados para o motor.

Tanque de combustível e central eletrônica

Agora, existem as pi-ca-re-ta-gens  na internet, que sugerem tirar o vapor diretamente do tanque e mandá-lo para o motor: “vamos economizar combustível.” Isso é conversa para boi dormir! Não pode fazer isso!

Porque o vapor que sai do tanque de combustível direto para o motor não passa pela central eletrônica, ela não tem controle sobre isso.  Então, pode mais vapor, menos vapor de acordo com a temperatura ambiente, com o próprio tanque e com o rodar do carro.

Então, você não pode mandar simplesmente, sem controle da central, esses vapores para o motor. Pode afogar o motor, pode enriquecer demais a mistura e, pior,  pode até explodir o carro! Veja bem o perigo  desses vapores!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário