Economizador de combustível: é mágica ou picaretagem?

O economizador de vapor funciona, mas só para otimizar a situação financeira de quem o fabricou, e é às custas da sua

Por Boris Feldman09/07/18 às 17h10

Dois leitores da coluna enviaram mensagens semelhantes. Ambos viram na internet o anúncio de um dispositivo que leva o vapor de gasolina do tanque para ser queimado no motor. O fabricante não poupa (é claro) elogios ao produto e afirma que reduz o consumo de combustível. Os leitores se interessaram e querem saber se o economizador é confiável. Se reduzem, de fato, o consumo. E, neste caso, se não provocam algum dano ao motor.

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Procurei o tal anúncio e o dispositivo não passa de uma mangueira que recolhe os gases da gasolina do tanque e os conduzem ao coletor de admissão do motor. Com alguns badulaques extras pelo caminho.

Sem dúvida nenhuma que o tal dispositivo, anunciado como economizador, funciona. Mas não para quem o compra, e sim para a situação econômica de quem o fabrica. Que deve estar faturando horrores às custas dos motoristas que acreditam nesta mágica, o adquirem e o instalam na certeza de que vão economizar.

O primeiro problema deste aparelho mágico é que, ao aumentar o volume de gasolina (ou de seus vapores) na entrada do motor, ele está modificando a relação (chamada estequiométrica), a proporção entre ar e combustível e alterando assim a regulagem do motor. Pode até resultar num excesso na mistura, que prejudica seu funcionamento.

Em segundo lugar, esse vapor de gasolina é combustível. Ou seja, é inflamável e pode acabar provocando uma explosão, caso não seja projetado com segurança.

Não custa repetir aqui que este “economizador de araque” é mais um entre dezenas anunciados pela internet. Sempre com um vídeo que “comprova” os bons resultados, nenhum deles apresenta, na prática, resultados que sequer chegam perto dos divulgados. A revista Quatro Rodas chegou a testar um deles para concluir que, se o consumo não for o mesmo, chega a ser maior.

Além disso, se estes economizadores funcionassem de fato, alguma fábrica de automóveis não iria correr atrás de seu inventor e comprar a patente?

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
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    Adjalisson 25 de novembro de 2019

    o meu comentário é o seguinte que o sistema funciona sim eu já uso ele há três anos porém existe uma quantidade com qualidade de calibração para poder usar esse tipo de material então muitos não sabe dessa ideia porque realmente tem que andar bastante para poder fazer esses ajustes caso ninguém tem experiência…..

    Cada carro existe uma combinação diferente para dar resultado portanto eu aprovo o sistema e utilizo ele há três anos e meio….. Mas infelizmente realmente tem pessoas que estão ganhando dinheiro das pessoas por dizer que dá resultado e a maioria deles não dão porque não tiveram experiência de rodar todos os dias 200km como eu rodo trabalho em aplicativo

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    Rodolfo 9 de julho de 2018

    Caro Boris, boa noite!
    …. Esse é o velho conto do vigário, que sempre se atualiza e só muda de nome e sempre faz novas vítimas. Porém quem engana os outros acha que um dia não terá que prestar contas… pobre coitado, será cobrado com juros e correção monetária, se ele não acredita em vida após a morte eu acredito.
    …. Cada um vai para o plano que merece… e de quem engana as pessoas para tirar vantagens não deve ser um lugar bom…
    Um forte abraço,
    Rodolfo
    Engenheiro Mecânico

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