Viva o Fusca!
Por AutoPapo 20/01/17 às 16h21Hoje é Dia Nacional do Fusca! O besouro começou a ser montado por aqui em 1950, pela Companhia Distribuidora Geral Brasmotor. A partir de 1953, a Volkswagen assumiu as operações e seis anos depois, em 1959, o modelo passou a ser produzido de fato em território brasileiro.
O famoso motor 1.3, que gera 38 cv de potência, foi introduzido em 1967. Em 1970 chegou o 1.5 de 44 cv. Em 1974 o Fusca recebeu propulsor 1600 com dois carburadores de 54 cv. Era o nascimento do Bizorrão. O besouro ganhou volante esportivo, conta giros e novas rodas.
Em 1979, com novas e maiores lanternas, o modelo ganhou a alcunha de “Fafá”, em alusão à voluptuosa cantora Fafá de Belém. Sete anos depois, em 1986, o Fusca deixou de ser fabricado no Brasil.
O modelo ainda deu o ar da graça em 1993, recebendo o apelido do presidente que o trouxe de volta: Itamar (Franco). No entanto, em 1996 a VW deixou de produzir de vez o simpático fusquinha por aqui.
Mesmo assim, Fusca, ainda te amamos.