Qual é o volante mais icônico? Confira o “top 10” da indústria brasileira

Conheça os volantes de direção que mais marcaram época no país e relembre quais carros foram equipados com eles

volante quatro bolas vw santana
Modelo "Quatro Bolas" equipou carros esportivos da Volkswagen (foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 07/03/2021 às 08h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h26

O volante tem funções técnica e estética: além de ser o principal ponto de contato entre o motorista e o carro, esse item faz toda a diferença no aspecto da cabine. Não por acaso, os designers se referem ao componente como “a roda do interior”. Assim, não chega a surpreender que alguns deles acabem marcando época e sendo lembrados por décadas.

VEJA TAMBÉM:

O AutoPapo enumerou os 10 volantes mais icônicos da indústria automobilística brasileira. Cabe esclarecer que todos os modelos do listão equiparam veículos nacionais como item de série. Então, ponha as mãos na direção e faça essa viagem conosco. E não deixe de dizer qual é o seu favorito nos comentários!

10. Volante esportivo: Fiat Uno

volante fiat uno 15r
Além de volante de quatro raios

A Fiat costuma fazer jus à tradição italiana do design: muitos veículos da marca têm linhas caprichadas, inclusive no interior. Um deles é o Uno, que, nas variantes esportivas 1.5R e 1.6R, tinha um belo volante de quatro raios. O destaque era o miolo em formato oval com um emblema vermelho identificando a versão.

9. Volante CSS: Fiat Oggi

volante esportivo fiat oggi css

Poucas pessoas tiveram a oportunidade de colocar as mãos nesse volante. É que ele equipava o Oggi CSS, que teve apenas 300 unidades produzidas, todas em 1984. Desenvolvido para o campeonato de Marcas e Pilotos, esse veículo foi a mais esportivo da linha 147.

8. Volante de quatro raios: Ford

volante ford corcel ii ldo

Este aqui entrou para a história por equipar os veículos mais luxuosos da linha Ford entre as décadas de 70 e 80. Esteve presente no Landau e em algumas versões de Maverick e Corcel II. Grande e com quatro raios, esse volante tinha a cara do luxo!

7. Volante GT: Ford

interior do ford maverick gt

Se o outro volante da Ford citado no listão estava presente nos modelos de luxo, este aqui vinha nos esportivos. As versões GT do Maverick e do Corcel brindavam o motorista com uma bela peça Walrod de três raios vazados. Essa solução de design para o componente é clássica e até hoje inspira releituras.

6. Volante em “T”: Chevrolet

painel corsa sedan classic

O que garantiu a inclusão deste volante no listão é a popularidade: foi fabricado por quase 20 anos e equipou diversos modelos da Chevrolet entre as décadas de 1990 e 2000. A estreia no Brasil ocorreu com pompa, nas versões GLS e CD do Vectra de primeira geração. Porém, ele logo chegou às linhas Monza e Kadett. Por fim, equipou ainda a gama Corsa.

5. Volante de dois raios: Chevrolet Opala

interior chevrolet opala

Um volante que marcou a linha Opala não poderia ficar de fora do listão. Parte dos fãs do modelo certamente preferiria o componente esportivo da versão SS. Porém, acabamos ficando com a elegância da peça que equipou a gama Comodoro na segunda metade dos anos 70: o estilo, com dois raios grossos, é muito característico.

4. Volante Rallye: Volkswagen

volante volkswagen gol rallye 2007

Eis um modelo polêmico: alguns o amam, outros o odeiam. Mas o caso é que este volante acabou se tornando um item de personalização dos mais que populares entre os fãs da Volkswagen. Nos anos 2000, ele equipava Gol Rallye e as versões Surf de Saveiro e Parati.

3. Volante “Quatro Bolas”: Volkswagen

painel vw passat gts pointer 18 2

Nenhum listão sobre volante que se preze pode deixar de fora o icônico modelo que ficou conhecido como “quatro bolas”: é uma clara alusão aos interruptores circulares da buzina. A fama se deve ao fato de o componente ter equipado carros esportivos da Volkswagen na década de 80, entre os quais Passat GTS Pointer e Gol GTI.

2. Volante Walrod: Dodge Charger

material publicitario da linha dodge nacional com destaque para o interior do charger

Entre os diversos carros nacionais que exibiam um volante Walrod, talvez o mais icônico seja o Dodge Charger. Teve até algumas variações com aro de madeira, que mesclava sofisticação e esportividade. A peça tinha tudo a ver com o luxo do acabamento e com o V8 5.2 que movia o cupê: até hoje, é o maior motor que já equipou um automóvel nacional.

1. Volante de madeira do Alfa Romeo 2.300

painel alfa romeo 2300

Foi uma missão difícil escolher qual peça ficaria com o primeiro lugar do listão. Porém, o charme europeu do  volante do Alfa Romeo 2.300 é irresistível. Historicamente, a marca italiana adota componentes de três raios, para transmitir esportividade. O sedã brasileiro não era exceção à regra e dispunha de uma bela peça com aro de madeira.

O que é um volante multifuncional? Boris Feldman explica no vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
66 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sergio Paulo 27 de outubro de 2022

Concordo com o Rafinha…..O mais lindo volante que já vi é um, Walrod clássico que equipava os Esplanadas GTX. Coloquei nos meus dois simcas.

Avatar
Jawn 17 de dezembro de 2021

Prefiro o volante do Miura e do Hoffstetter…aqueles sim eram futuristas…

Avatar
Sérgio Augusto Gozzi de Camargo 25 de junho de 2021

O volante 4 raios do passat TS é muito mais importante do que o quatro bolas que pra mim é uma atualização mal feita do TS

Avatar
Observador 18 de abril de 2021

O mais icônico de todos os tempos e que, inclusive, servia até em outros modelos da linha Volkswagen era o volante do Passat TS 1978, uma obra prima, disputado por muitos naquela ocasião, até hoje o considero como o mais revolucionário de todos! Tive esse volante num Fusca 1980 e causava inveja entre meus amigos da época. Anos depois vendi o carro com ele e certamente foi um dos diferencias na venda.

Avatar
Observador 18 de abril de 2021

O mais icônico de todos os tempos e que, inclusive, servia até em outros modelos da linha Volkswagen era o volante do Passat TS 1978, uma obra prima, disputado por muitos naquela ocasião, até hoje o considero como o mais revolucionário de todos! Tive esse volante num Fusca 1980 e causava inveja entre meus amigos da época.

Avatar
Stefano 14 de março de 2021

Faltou o icônico volante do C4 Pallas

Avatar
GABRIEL 14 de março de 2021

Esqueceram os dois mais populares. O Panther 250mm e o quatro raios do Passat TS e seguintes.

Avatar
Ronaldo de Martini 13 de março de 2021

Mostraram vários volantes icônicos, mas faltou o mais top dos anos 80 que foi do Passat TS.

Avatar
NILTON ALEXANDRE PARISOTO 13 de março de 2021

Concordo plenamente… Tenho um novo guardado até hoje…

Avatar
Observador 18 de abril de 2021

Sem dúvidas, o do Passat TS era top demais, tive esse volante até num fusca, pra mim o mais bonito de todos os tempos !

Avatar
Lulapontobr 13 de março de 2021

O mais icônico era aquele pequeno com raios de metal furado que colocaval em buggies e fuscas baja…

Avatar
Eduardo 12 de março de 2021

Na minha opinião, o do Fiat 147 Rallye e o do Opala SS deveriam fazer parte dessa lista de qualquer jeito!!! São icônicos até hoje.

Avatar
Milton 12 de março de 2021

Eu do meu voto ao corcel I

Avatar
Saul 11 de março de 2021

Cadê o volante do Opala SS?

Avatar
Luciano de Miranda Carvalho 11 de março de 2021

Gol GTI é muito show
É um dos volantes esportivos.

Avatar
Cristiano J.N 11 de março de 2021

Bom não concordo com n 05 aqui a questão são os volantes de épocas passadas não esses atuais. lembro do volante da TL .KADET GSI.POLO ANTIGO.E APOLO.CORSA GSI.SANTANA executive.maverik

Avatar
KHRYSTIAN MYCHEL BARBOSA HENKER 11 de março de 2021

Volante marfin do fusca

Avatar
Rafael Lopes 11 de março de 2021

Faltou o volante do Citroen C4. Com o miolo fixo.. aquele foi icônico também.

Avatar
Gustavo 11 de março de 2021

Nós dias de hj, o mais bonito é o do Argo e Cronos!! E se parece muito com os da Renault, Sandero e Logan 2020, mas o da Fiat família Argo são lindos demais!!!

Avatar
MARCELO 12 de março de 2021

Discordo, a bolsa do airbag sempre atrapalha no desenho do volante.
Até o do Golf GTI fica estranho com aquela “calota” no centro, mas é um treco feio que se acostuma e tem o benefício de salvar o condutor numa colisão séria.

Avatar
SILVIO FERREIRA COSTA 11 de março de 2021

O mais icônico sem dúvida, deveria misturar o símbolo de uma geração e objeto de desejo. O número 1 ser da Alfa 2300, na boa, nada a ver. A Alfa sim era objeto de desejo, mas é a mesma coisa que desejar uma Mercedes AMG de hoje em dia, ou seja para pouquíssimos. O número 1, sem dúvida, é o quatro bolas!

Avatar
Ari Baptista 11 de março de 2021

Boa dia a todos os amantes de automóveis! Faltaram os dois do Passar TS

Avatar
Michel Pacheco 11 de março de 2021

E o volante branco do fusca anos 60???

Avatar
CHRISTIANO LELIS FREDERICO 11 de março de 2021

Esquecerão de falar do icônico volante da Betoneira.

Avatar
Alessandro jose da silva 11 de março de 2021

Volante do Passat GTS 82 volante do Chevette 79/80 volante de Canoa que para o Fusca Brasília Kombi

Avatar
Washington Luis Marques dos Santos 10 de março de 2021

N°4 forçou,é horrível,de aparência pobre,sem qualidade.
O do FOX atual da de 10 a 0 nele

Avatar
Washington Luis Marques dos Santos 10 de março de 2021

Boa noite,o N°4 é horrível, fora que deve ser o mais pirateado.
Esse N°4 devia estar na lista dos mais Zuados.
O do FOX atual quebra ele.

Avatar
Ricardo Vasconcellos 10 de março de 2021

Tem certeza que esses são os mais “icônicos”? Kkkkkk, só rindo

Avatar
Eduardo Scopel 10 de março de 2021

Poxa, faltou o do Escort XR3 anos 80.. poderia ter entrado no lugar desse do Fiat uno.

Avatar
Paulo Roberto Nunes 9 de março de 2021

De praticidade considero o do primeiro Ka com dois raios. O de 4 raios em curva vc engancha os dedos no raio na q ñ entra a não. Tenho um Mille EP odeio qdo enganchou os dedos entre os raios

Avatar
Leitor 9 de março de 2021

Volante da maioria dos carros é mais sujo do que tampa de privada kkk ?

Avatar
Leitor 9 de março de 2021

O volante dos carros também hospedam milhões de germes, bactérias e até vírus… e ninguém se lembra de higienizar kkk ?

Avatar
Cristiano Liberado Sagrillo 9 de março de 2021

Deus do céu, nunca estaria fora dessa lista o volante dos Fusca 1971, aro cromado e emblema com o brasão ” paulistarum terra Mater”

Me corrijam se estou errado!!!!!!

Avatar
Paulo Roberto Nunes 9 de março de 2021

O volante mais funcional simples e elegante o primeiro Ford Ka .O de 4 raios é péssimo numa curva ñ cabe a mão entre os raios e vc engancha os dedos

Avatar
FABRICIO SALATTI HEIN 11 de março de 2021

“não cabe a mão dentro” ???? Onde tu aprendeu dirigir com as mãos dentro do volante????

Avatar
Vitor Campestrini L. Rodrigues 11 de março de 2021

Com certeza o do Fusca 63 é o mais top.

Avatar
Marcelo Carvalho 8 de março de 2021

Acho que faltou o volante do Monza de primeira geração! Eu era adolescente na época e achava aquele volante a coisa mais linda do mundo!

Avatar
Raul Tavares 8 de março de 2021

Não tem o volante Cálice do Fusca ? Sério ?

Avatar
AbrPassos 8 de março de 2021

Pra mim um dos volantes mas bonitos que já consigo era o do Kadett Gs do meu pai, na década de 90…. Saudades…..

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 8 de março de 2021

O volante “quatro bolas” não equipava o Passat mostrado na foto, um GTS Pointer 1.6 1984, cujo volante era um quatro raios com o emblema “raposa” (fox, em Alemão e em Inglês). No mesmo ano – 1984 – , o Passar GTS Pointer foi substituído pelo Passat 1.8 Pointer, ainda sem os para-choques envolventes (que surgiram no modelo 1985), porém já com o volante ‘quatro bolas’, que em seguida se tornou exclusivo dos Gol GTS e GTI, no GTI forrado de couro. Como atrativo comercial, o volante ‘quatro bolas’ forrado com couro foi montado também na versão ‘Sport’ do Voyage 1985.

Avatar
Ricardo Vasconcellos 10 de março de 2021

Esse volante mostrado, de quatro bolas e pavoroso, não equipava carro esportivo nenhum mas sim o Santana e a Quantum

Avatar
LUIZ CLAUDIO THOMAZ 11 de março de 2021

Santana e Quantum na versão CD. As versões inferiores tinham um volante mais simples. Também era usado em versões superiores de Gol e Passat.

Avatar
Arsenio delattre neto 7 de março de 2021

Faltou um dos mais importantes; o que foi lançado no passat TS 1978 (ZBA419089A06) o qual até hoje tem grande procura e alcança preços altíssimos entre 2,000 a 3,500 reais.

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 8 de março de 2021

CONCORDO. Trata-se do volante quatro raios com o emblema “raposa” (fox em Alemão e Inglês) e pequenas teclas aquadradadas de buzina.

Avatar
Diego 2 de agosto de 2021

Aquadradadas. Pelo que lembro, essa palavra não existe. Use a palavra retangular para esse tipo formato.

Avatar
Dimas 7 de março de 2021

Tive o Passat Ts 79, o último com motor e câmbio alemão, mas o volante 4 raios era o top das galáxias.

Avatar
Sérgio Souza 7 de março de 2021

Eu sempre gostei dos volantes da Volkswagen, esse de 4 bolas era o meu preferido, e até hoje eu acho ele bem atual ????

Avatar
Roberto Garre 7 de março de 2021

Olá, faltou um dos melhores, na minha opinião. O volante de fiat 147 rally. Abraços

Avatar
Paulo Roberto Nunes 9 de março de 2021

O volante mais funcional simples e elegante o primeiro Ford Ka .O de 4 raios é péssimo numa curva ñ cabe a mão entre os raios e vc engancha os dedos

Avatar
Paulo Roberto 7 de março de 2021

Faltou o do Citroën C4 que o meio não gira

Avatar
Luis 11 de março de 2021

Concordo com você, acho lindo aquele volante.

Avatar
Car Car Car 7 de março de 2021

Faltou o volante mais icônico de todos. O de 4 raios do Passat TS de 78 em diante (frente quadrada). Nenhum outro foi colocado em tantos outros carros como acessório desejado. Desde outros modelos de Passat, até Gol, Parati, Saveiro, Voyage, etc… era muito comum se “equipar” o carro com o tal desejado volante do TS. Tão icônico e desejado que 6 anos depois de ser lançado no Passat 78, foi adotado sem alterações no lançamento do Gol GT.

O de 2 raios do Opala marcou época, concordo, mas o em V invertido, maciço, usado na linha Opala de 81 em diante me lembro claramente de que, junto com o novo painel, quando lançado foi uma revolução de modernidade.

Avatar
Alberto 7 de março de 2021

Boa,concordo com você.

Avatar
Fábio Arthur 7 de março de 2021

Com certeza, o volante do Passat TS era um sonho de consumo nos anos 80, cabia certinho em Fusca, Brasília e Gol !

Avatar
Arsenio delattre neto 7 de março de 2021

Está certíssimo,o do passar TS com certeza hoje ainda é o mais procurado e com certeza o mais caro de todos, variando entre 2,500 a 3,500 reais , usado.

Avatar
Bruno 7 de março de 2021

Certamente a Volkswagen sempre estará nessa lista. Quando o assunto é Volante e rodas icônicas a volks é uma das referências.

Avatar
Guilherme 7 de março de 2021

Tanto volante mais legal existiu e foram colocar o “Rallye”, esse horrível do Opala, o “T” da Chevrolet… este site continua sendo sofrível…

Avatar
Flavio 7 de março de 2021

Faltou o volante madrepérola do opala ss 71

Avatar
Fe 7 de março de 2021

Caraca, esqueceram de colocar o icônico volante de dois raios do Escort XR-3 da primeira geração?
Quando lançaram o Escort XR-3 em 83 não havia uma pessoa que não falasse do volante extremamente pequeno para a época e com 2 raios na parte inferior. Certamente os volantes do GTS e GTI e Escort XR-3 são um dos mais icônicos da época.

Avatar
Eduardo Scopel 10 de março de 2021

Concordo.

Avatar
Rafinha 7 de março de 2021

Erradíssimos, por cima faltou o volante do Passat TS (que poderia entrar no lugar do de plástico GM) E EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR o volante Walrod que saiu nos Esplanadas GTX, o mais lindo, desejado (para os antigos), classudo e totalmente com apelo esportivo…..

Avatar
OpalaSemCaneco 7 de março de 2021

O gosto vai de cada um

Avatar
CRISTIANO RODRIGUES DE FREITAS 7 de março de 2021

No uno 1.5r o centro do volante não era Buzina, a mesma ficava na ponta da chave de seta

Avatar
Jorge Nicolau 7 de março de 2021

Faltou citar o ridículo volante da S10, como é que pode uma camionete de quase 250 mil vir com um volante tão feio.

Avatar
MARCELO 12 de março de 2021

Qual volante moderno é bonito?

Avatar
Paulo Anibal 7 de março de 2021

O volante do Alfa Romeo 2300 realmente era uma obra prima em matéria de beleza…
(segurança…???)Sem igual….

Avatar
Deixe um comentário