Qual é o volante mais icônico? Confira o “top 10” da indústria brasileira
Conheça os volantes de direção que mais marcaram época no país e relembre quais carros foram equipados com eles
Conheça os volantes de direção que mais marcaram época no país e relembre quais carros foram equipados com eles
O volante tem funções técnica e estética: além de ser o principal ponto de contato entre o motorista e o carro, esse item faz toda a diferença no aspecto da cabine. Não por acaso, os designers se referem ao componente como “a roda do interior”. Assim, não chega a surpreender que alguns deles acabem marcando época e sendo lembrados por décadas.
VEJA TAMBÉM:
O AutoPapo enumerou os 10 volantes mais icônicos da indústria automobilística brasileira. Cabe esclarecer que todos os modelos do listão equiparam veículos nacionais como item de série. Então, ponha as mãos na direção e faça essa viagem conosco. E não deixe de dizer qual é o seu favorito nos comentários!
A Fiat costuma fazer jus à tradição italiana do design: muitos veículos da marca têm linhas caprichadas, inclusive no interior. Um deles é o Uno, que, nas variantes esportivas 1.5R e 1.6R, tinha um belo volante de quatro raios. O destaque era o miolo em formato oval com um emblema vermelho identificando a versão.
Poucas pessoas tiveram a oportunidade de colocar as mãos nesse volante. É que ele equipava o Oggi CSS, que teve apenas 300 unidades produzidas, todas em 1984. Desenvolvido para o campeonato de Marcas e Pilotos, esse veículo foi a mais esportivo da linha 147.
Este aqui entrou para a história por equipar os veículos mais luxuosos da linha Ford entre as décadas de 70 e 80. Esteve presente no Landau e em algumas versões de Maverick e Corcel II. Grande e com quatro raios, esse volante tinha a cara do luxo!
Se o outro volante da Ford citado no listão estava presente nos modelos de luxo, este aqui vinha nos esportivos. As versões GT do Maverick e do Corcel brindavam o motorista com uma bela peça Walrod de três raios vazados. Essa solução de design para o componente é clássica e até hoje inspira releituras.
O que garantiu a inclusão deste volante no listão é a popularidade: foi fabricado por quase 20 anos e equipou diversos modelos da Chevrolet entre as décadas de 1990 e 2000. A estreia no Brasil ocorreu com pompa, nas versões GLS e CD do Vectra de primeira geração. Porém, ele logo chegou às linhas Monza e Kadett. Por fim, equipou ainda a gama Corsa.
Um volante que marcou a linha Opala não poderia ficar de fora do listão. Parte dos fãs do modelo certamente preferiria o componente esportivo da versão SS. Porém, acabamos ficando com a elegância da peça que equipou a gama Comodoro na segunda metade dos anos 70: o estilo, com dois raios grossos, é muito característico.
Eis um modelo polêmico: alguns o amam, outros o odeiam. Mas o caso é que este volante acabou se tornando um item de personalização dos mais que populares entre os fãs da Volkswagen. Nos anos 2000, ele equipava Gol Rallye e as versões Surf de Saveiro e Parati.
Nenhum listão sobre volante que se preze pode deixar de fora o icônico modelo que ficou conhecido como “quatro bolas”: é uma clara alusão aos interruptores circulares da buzina. A fama se deve ao fato de o componente ter equipado carros esportivos da Volkswagen na década de 80, entre os quais Passat GTS Pointer e Gol GTI.
Entre os diversos carros nacionais que exibiam um volante Walrod, talvez o mais icônico seja o Dodge Charger. Teve até algumas variações com aro de madeira, que mesclava sofisticação e esportividade. A peça tinha tudo a ver com o luxo do acabamento e com o V8 5.2 que movia o cupê: até hoje, é o maior motor que já equipou um automóvel nacional.
Foi uma missão difícil escolher qual peça ficaria com o primeiro lugar do listão. Porém, o charme europeu do volante do Alfa Romeo 2.300 é irresistível. Historicamente, a marca italiana adota componentes de três raios, para transmitir esportividade. O sedã brasileiro não era exceção à regra e dispunha de uma bela peça com aro de madeira.
O que é um volante multifuncional? Boris Feldman explica no vídeo!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Concordo com o Rafinha…..O mais lindo volante que já vi é um, Walrod clássico que equipava os Esplanadas GTX. Coloquei nos meus dois simcas.
Prefiro o volante do Miura e do Hoffstetter…aqueles sim eram futuristas…
O volante 4 raios do passat TS é muito mais importante do que o quatro bolas que pra mim é uma atualização mal feita do TS
O mais icônico de todos os tempos e que, inclusive, servia até em outros modelos da linha Volkswagen era o volante do Passat TS 1978, uma obra prima, disputado por muitos naquela ocasião, até hoje o considero como o mais revolucionário de todos! Tive esse volante num Fusca 1980 e causava inveja entre meus amigos da época. Anos depois vendi o carro com ele e certamente foi um dos diferencias na venda.
O mais icônico de todos os tempos e que, inclusive, servia até em outros modelos da linha Volkswagen era o volante do Passat TS 1978, uma obra prima, disputado por muitos naquela ocasião, até hoje o considero como o mais revolucionário de todos! Tive esse volante num Fusca 1980 e causava inveja entre meus amigos da época.
Faltou o icônico volante do C4 Pallas
Esqueceram os dois mais populares. O Panther 250mm e o quatro raios do Passat TS e seguintes.
Mostraram vários volantes icônicos, mas faltou o mais top dos anos 80 que foi do Passat TS.
Concordo plenamente… Tenho um novo guardado até hoje…
Sem dúvidas, o do Passat TS era top demais, tive esse volante até num fusca, pra mim o mais bonito de todos os tempos !
O mais icônico era aquele pequeno com raios de metal furado que colocaval em buggies e fuscas baja…
Na minha opinião, o do Fiat 147 Rallye e o do Opala SS deveriam fazer parte dessa lista de qualquer jeito!!! São icônicos até hoje.
Eu do meu voto ao corcel I
Cadê o volante do Opala SS?
Gol GTI é muito show
É um dos volantes esportivos.
Bom não concordo com n 05 aqui a questão são os volantes de épocas passadas não esses atuais. lembro do volante da TL .KADET GSI.POLO ANTIGO.E APOLO.CORSA GSI.SANTANA executive.maverik
Volante marfin do fusca
Faltou o volante do Citroen C4. Com o miolo fixo.. aquele foi icônico também.
Nós dias de hj, o mais bonito é o do Argo e Cronos!! E se parece muito com os da Renault, Sandero e Logan 2020, mas o da Fiat família Argo são lindos demais!!!
Discordo, a bolsa do airbag sempre atrapalha no desenho do volante.
Até o do Golf GTI fica estranho com aquela “calota” no centro, mas é um treco feio que se acostuma e tem o benefício de salvar o condutor numa colisão séria.
O mais icônico sem dúvida, deveria misturar o símbolo de uma geração e objeto de desejo. O número 1 ser da Alfa 2300, na boa, nada a ver. A Alfa sim era objeto de desejo, mas é a mesma coisa que desejar uma Mercedes AMG de hoje em dia, ou seja para pouquíssimos. O número 1, sem dúvida, é o quatro bolas!
Boa dia a todos os amantes de automóveis! Faltaram os dois do Passar TS
E o volante branco do fusca anos 60???
Esquecerão de falar do icônico volante da Betoneira.
Volante do Passat GTS 82 volante do Chevette 79/80 volante de Canoa que para o Fusca Brasília Kombi
N°4 forçou,é horrível,de aparência pobre,sem qualidade.
O do FOX atual da de 10 a 0 nele
Boa noite,o N°4 é horrível, fora que deve ser o mais pirateado.
Esse N°4 devia estar na lista dos mais Zuados.
O do FOX atual quebra ele.
Tem certeza que esses são os mais “icônicos”? Kkkkkk, só rindo
Poxa, faltou o do Escort XR3 anos 80.. poderia ter entrado no lugar desse do Fiat uno.
De praticidade considero o do primeiro Ka com dois raios. O de 4 raios em curva vc engancha os dedos no raio na q ñ entra a não. Tenho um Mille EP odeio qdo enganchou os dedos entre os raios
Volante da maioria dos carros é mais sujo do que tampa de privada kkk ?
O volante dos carros também hospedam milhões de germes, bactérias e até vírus… e ninguém se lembra de higienizar kkk ?
Deus do céu, nunca estaria fora dessa lista o volante dos Fusca 1971, aro cromado e emblema com o brasão ” paulistarum terra Mater”
Me corrijam se estou errado!!!!!!
O volante mais funcional simples e elegante o primeiro Ford Ka .O de 4 raios é péssimo numa curva ñ cabe a mão entre os raios e vc engancha os dedos
“não cabe a mão dentro” ???? Onde tu aprendeu dirigir com as mãos dentro do volante????
Com certeza o do Fusca 63 é o mais top.
Acho que faltou o volante do Monza de primeira geração! Eu era adolescente na época e achava aquele volante a coisa mais linda do mundo!
Não tem o volante Cálice do Fusca ? Sério ?
Pra mim um dos volantes mas bonitos que já consigo era o do Kadett Gs do meu pai, na década de 90…. Saudades…..
O volante “quatro bolas” não equipava o Passat mostrado na foto, um GTS Pointer 1.6 1984, cujo volante era um quatro raios com o emblema “raposa” (fox, em Alemão e em Inglês). No mesmo ano – 1984 – , o Passar GTS Pointer foi substituído pelo Passat 1.8 Pointer, ainda sem os para-choques envolventes (que surgiram no modelo 1985), porém já com o volante ‘quatro bolas’, que em seguida se tornou exclusivo dos Gol GTS e GTI, no GTI forrado de couro. Como atrativo comercial, o volante ‘quatro bolas’ forrado com couro foi montado também na versão ‘Sport’ do Voyage 1985.
Esse volante mostrado, de quatro bolas e pavoroso, não equipava carro esportivo nenhum mas sim o Santana e a Quantum
Santana e Quantum na versão CD. As versões inferiores tinham um volante mais simples. Também era usado em versões superiores de Gol e Passat.
Faltou um dos mais importantes; o que foi lançado no passat TS 1978 (ZBA419089A06) o qual até hoje tem grande procura e alcança preços altíssimos entre 2,000 a 3,500 reais.
CONCORDO. Trata-se do volante quatro raios com o emblema “raposa” (fox em Alemão e Inglês) e pequenas teclas aquadradadas de buzina.
Aquadradadas. Pelo que lembro, essa palavra não existe. Use a palavra retangular para esse tipo formato.
Tive o Passat Ts 79, o último com motor e câmbio alemão, mas o volante 4 raios era o top das galáxias.
Eu sempre gostei dos volantes da Volkswagen, esse de 4 bolas era o meu preferido, e até hoje eu acho ele bem atual ????
Olá, faltou um dos melhores, na minha opinião. O volante de fiat 147 rally. Abraços
O volante mais funcional simples e elegante o primeiro Ford Ka .O de 4 raios é péssimo numa curva ñ cabe a mão entre os raios e vc engancha os dedos
Faltou o do Citroën C4 que o meio não gira
Concordo com você, acho lindo aquele volante.
Faltou o volante mais icônico de todos. O de 4 raios do Passat TS de 78 em diante (frente quadrada). Nenhum outro foi colocado em tantos outros carros como acessório desejado. Desde outros modelos de Passat, até Gol, Parati, Saveiro, Voyage, etc… era muito comum se “equipar” o carro com o tal desejado volante do TS. Tão icônico e desejado que 6 anos depois de ser lançado no Passat 78, foi adotado sem alterações no lançamento do Gol GT.
O de 2 raios do Opala marcou época, concordo, mas o em V invertido, maciço, usado na linha Opala de 81 em diante me lembro claramente de que, junto com o novo painel, quando lançado foi uma revolução de modernidade.
Boa,concordo com você.
Com certeza, o volante do Passat TS era um sonho de consumo nos anos 80, cabia certinho em Fusca, Brasília e Gol !
Está certíssimo,o do passar TS com certeza hoje ainda é o mais procurado e com certeza o mais caro de todos, variando entre 2,500 a 3,500 reais , usado.
Certamente a Volkswagen sempre estará nessa lista. Quando o assunto é Volante e rodas icônicas a volks é uma das referências.
Tanto volante mais legal existiu e foram colocar o “Rallye”, esse horrível do Opala, o “T” da Chevrolet… este site continua sendo sofrível…
Faltou o volante madrepérola do opala ss 71
Caraca, esqueceram de colocar o icônico volante de dois raios do Escort XR-3 da primeira geração?
Quando lançaram o Escort XR-3 em 83 não havia uma pessoa que não falasse do volante extremamente pequeno para a época e com 2 raios na parte inferior. Certamente os volantes do GTS e GTI e Escort XR-3 são um dos mais icônicos da época.
Concordo.
Erradíssimos, por cima faltou o volante do Passat TS (que poderia entrar no lugar do de plástico GM) E EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR o volante Walrod que saiu nos Esplanadas GTX, o mais lindo, desejado (para os antigos), classudo e totalmente com apelo esportivo…..
O gosto vai de cada um
No uno 1.5r o centro do volante não era Buzina, a mesma ficava na ponta da chave de seta
Faltou citar o ridículo volante da S10, como é que pode uma camionete de quase 250 mil vir com um volante tão feio.
Qual volante moderno é bonito?
O volante do Alfa Romeo 2300 realmente era uma obra prima em matéria de beleza…
(segurança…???)Sem igual….