Volkswagen Golf GTI e Jetta GLI voltarão ao mercado em breve

A dupla de esportivos importados serão lançados em datas diferentes, que já foram marcadas, e com uma disparidade nos preços

Linha Volkswagen Legends Golf GTI Jetta GLI Nivus GTS
Jetta GLI, Golf GTI e Nivus GTS são o trio de esportivos lançados em 2025 (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 25/08/2025 às 14h00

A Volkswagen revelou como será o Golf GTI de oitava geração vendido no Brasil e também adiantou o Jetta GLI reestilizado. Os preços ainda não foram divulgados, isso virá quando for realizado o lançamento.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

O primeiro dessa dupla a chegar às concessionárias é o Golf GTI, com a estreia marcada para o dia 6 de setembro. Já o Jetta GLI virá depois, apenas na segunda quinzena de outubro.

VEJA TAMBÉM:

A Volkswagen havia confirmado os modelos no Brasil em dezembro de 2024, acompanhados pelo Nivus GTS. Esse trio foi chamado pela marca de VW Legends e reforça a promessa dos alemães de não abandonares os esportivos por aqui.

Golf GTI volta para o Brasil importado da Alemanha

A Volkswagen não vende o Golf no Brasil desde o fim da sétima geração em 2020, quando o carro parou de ser produzido em São José dos Pinhais (PR) para dar lugar o T-Cross. A oitava geração retorna apenas com o modelo GTI, importado da Alemanha e já com um face-lift.

Sob o capô segue o conhecido 2.0 TSI EA888, agora na versão Evo4. A principal mudança para o Evo3 da geração anterior e usado também no Jetta GLI é ter comando variável na admissão e no escape, com esse segundo adotando também o variador na amplitude de abertura.

A potência é de 245 cv, 15 cv a mais que o último GTI nacional, o torque é de 37,7 kgfm. Passando essa força para o chão está o câmbio DSG de sete marchas banhado a óleo, que já era usado aqui pelo Jetta GLI e pelo Audi A3.

Parecem mudanças pequenas, mas o tempo de aceleração melhorou. O novo Golf GTI acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos.

A nova geração trouxe várias melhorias no chassi, que ficou mais firme. A direção agora adota uma relação mais direta, com 2,1 voltas entre os batentes e funcionamento progressivo.

O carro mais tecnológico da Volkswagen no Brasil

Por estar alinhado com a Europa, o novo Golf GTI chega com pacote de tecnologia completo. Todo o conjunto ótico é em LED, com os faróis dianteiros unidos por uma barra iluminada e a logo da Volkswagen também iluminada.

A central multimídia com tela de 12,9 polegadas é a MIB3 e engloba os comandos do ar-condicionado. O painel digital é configurável e possui tela 10,2 polegadas.

O sistema de som é Harman Kardon com 480 watts de potência, amplificador de 12 canais, oito alto-falantes e um subwoofer. O volante é multifuncional com botões físicos, abandonando os comandos capacitivos que eram bastante criticados.

Dessa vez o Golf GTI vendido no Brasil conta com teto solar de série e os bancos são forrados em tecido xadrez. Na sétima geração não era possível combinar essa forração com o teto solar. Apesar do tecido, esses bancos já contam com aquecimento.

O único pacote de opcionais adiciona os bancos em couro cinza claro, regulagem elétrica para o do motorista, e ventilação.

Os preços não foram divulgados, mas o Golf GTI deverá custar cerca e R$ 350 mil. Como o hatch virá da Alemanha, ele paga taxa de importação maior que o irmão Jetta GLI.

Os compradores receberão uma caixa com brindes exclusivos, que inclui um chaveiro e um óculos da Chillis Beans. O proprietário poderá fazer parte de um clube com experiencia exclusiva de pós-venda.

Jetta GLI ganha tapa no visual

A Volkswagen focou em mudanças estéticas e de comodidade para o novo Jetta GLI. A mecânica do sedã esportivo foi atualizada em 2022, com a chegada do EA888 Evo3 de 231 cv e o câmbio DSG de 7 marchas. O conjunto não foi alterado.

As maiores mudanças foram estéticas. A dianteira recebeu um visual mais limpo, com faróis mais finos e uma faixa iluminada unindo os faróis. O friso vermelho que era na grade agora desceu para a base das tomada de ar no para-choque.

As lanternas traseiras também são unidas, com o emblema “GLI” em posição central. Agora todo o conjunto ótico é em LED, tanto na dianteira quanto na traseira.

O interior também recebeu atenção, com a adoção de um novo painel. O volante voltou a usar comandos físicos, mas o ar-condicionado trocou os práticos comandos giratórios pelo painel touch similar ao dos Volkswagen Nacionais.

O pacote de equipamentos do Jetta GLI recebeu algumas adições, como mais funções para os sistemas ADAS, a iluminação ambiente configurável e a central multimídia VW Play Connect. Fora as novidades, o sedã esportivo segue equipado com ar-condicionado de duas zonas, carregador por indução, bancos com aquecimento e ventilação, teto solar panorâmico, acendedor de cigarros e cinzeiro.

A nova central multimídia trouxe junto os serviços conectados para o Jetta GLI. A Volkswagen oferece dois planos, o Pro possui o primeiro ano gratuito e após esse período a mensalidade é de R$ 24,90.

Há também o Volks Club, que inclui os serviços conectados mais a tag do Sem Parar com mensalidade gratuita e um voucher de R$ 50 de etanol (apesar do Jetta ser movido apenas por gasolina), mais 150 pontos no Livelo. A mensalidade é de R$ 59,90, mas no primeiro ano é cobrado R$ 39,90.

Os serviços conectados do Jetta GLI incluem localização em tempo real, alerta de roubo, cerca virtual, modo valet, toque de recolher e alerta de velocidade. O proprietário também pode consultar informações sobre o carro remotamente, como quilometragem, e realizar comandos, como travar as portas, buzinar e outros. O aplicativo Meu VW também permite agendar as revisões.

O preço do Jetta GLI também não foi divulgado, mas ele seguirá vindo do México sem pagar os tributos de importação. O valor deverá ser mantido nos R$ 250.990 que eram cobrados pela linha 2024.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário