Volkswagen Logus era bonito, mas só isso não bastava

Lançado em 1993, Volkswagen Logus tinha estilo arrebatador, mas pecava por problemas de projeto do conjunto mecânico, suspensão e estrutura

Volkswagen Logus 17 scaled e1693510820469
O Logus tinha estilo sofisticado que contrastavam com as formas quadradas dos VW da época (Fotos: VW | Divulgação)
Por Douglas Mendonça
Publicado em 18/10/2025 às 13h00

A Autolatina, fruto da parceria entre a Ford e a Volkswagen que durou de 1987 até 1996, trabalhava a plena potência e os novos produtos iam surgindo. Em 1993, mais precisamente no mês de março, chegava ao mercado um novo sedã para substituir o fracassado Apollo: o novo VW Logus. Ao contrário do seu antecessor, o Logus tinha linhas fluídas, arredondadas e aparentemente bem aerodinâmicas. O Apollo era mais quadrado e sem graça.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Além disso, o novo Logus era construído sobre a plataforma da quinta geração do Ford Escort, projeto na época recém-chegado da Europa. O sedan da VW nascia com uma pompa de carro bem moderno: além da moderna base mecânica europeia, tinha carroceria de desenho bem atraente e atual, com linhas que encantavam até os fãs dos VWs mais quadrados. Aliás, o trem de força era da marca alemã: motor AP, que poderia ser 1.6 na versão de entrada, 1.8 nas intermediarias, ou até o famoso 2.0 oriundo do Gol GTI nas configurações mais caras, como GLS ou Wolfsburg Edition.

Volkswagen Logus 14 scaled
Versão topo de linha contava com para-choque na cor da carroceria e motor 2.0 do Gol GTI

Um fato interessante da época da Autolatina é que a tal fusão entre VW e Ford acontecia apenas na América Latina. No restante do planeta, as marcas eram ferrenhas concorrentes e nem os alemães, nem tampouco os norte-americanos, queriam dar informações precisas sobre a evolução de seus produtos. Ambos tinham medo de que suas preciosas informações e segredos construtivos caíssem nas mãos do concorrente. Por isso, as sedes mundiais começaram a restringir informações valiosas para a Autolatina.

As engenharias, tanto da Volkswagen quanto da Ford, passaram a não receber mais informações sobre novas tecnologias e novos produtos. Esse fato acarretou uma fase complicada no desenvolvimento tecnológico dos produtos da Autolatina, que demoravam mais e tornavam-se mais complicados. Ainda assim, aconteciam…

logus traseira divulg scaled
Porta-malas com mais de 500 litros era um dos destaques do Logus

O VW Logus nasceu nesse meio de caminho, intrigado e confuso. Mesmo assim, era moderno, tinha duas portas e um bom porta-malas com mais de 500 litros de capacidade, além do DNA típico da marca alemã, em que pese sua produção nas linhas da Ford. Porém, não eram só alegrias…

Desde o seu lançamento até a paralização de sua produção em dezembro de 1996, o VW Logus foi fabricado na razão de 125 mil unidades, uma média anual de cerca de 35 mil unidades. Se não é um resultado espetacular, pelo menos dava mostras que o público consumidor gostou do carro, em que pese o fato de ele ser um Ford travestido de VW.

Ele tinha problemas crônicos de suspensões, frágeis e com calibração muito molenga, não condizendo com outros carros da fabricante alemã. Além disso, as relações de marcha eram muito curtas, fazendo com que o motor girasse alto e gritasse muito em maiores velocidades. E se não bastasse, por conta da carroceria maior e mais longa sobre a plataforma do Escort (menor), seu monobloco não era dos melhores quando o assunto era rigidez torcional ou solidez estrutural.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário