Volkswagen up! sai de linha na Argentina; futuro no Brasil é nebuloso
No país vizinho, hatch era comercializado em versão única e estava com vendas em baixa; produção no Brasil não foi paralisada
No país vizinho, hatch era comercializado em versão única e estava com vendas em baixa; produção no Brasil não foi paralisada
Depois de apenas seis anos de mercado, o Volkswagen up! saiu de linha na Argentina. O hatch ainda aparece no site local do fabricante, uma vez que existem algumas unidades em estoque, mas as concessionárias já não podem mais encomendá-lo. Como o Fox também não é mais vendido por lá, a marca alemã oferece apenas dois hatches compactos no país vizinho: Gol e Polo.
VEJA TAMBÉM:
A notícia sobre o fim da linha do Volkswagen up! foi divulgada pelo Argentina Autoblog. No mercado “hermano”, o hatch já vinha sendo comercializado unicamente com motor aspirado: as versões TSI, turboalimentadas, foram retiradas do catálogo no último mês de agosto. O site teve acesso o comunicado do fabricante, distribuído à rede autorizada. O texto diz:
Por meio do presente, queremos anunciar o encerramento da comercialização do modelo Up! na Argentina. Após seis anos de trajetória no país, decidimos finalizar a comercialização do modelo Up!, cujas vendas foram iniciadas em 2014 e que deixa seu legado no segmento de automóveis compactos na Argentina. Sem mais, aproveitamos para cumprimentá-los e desejar-lhes boas vendas.
Vale ressaltar que a Volkswagen importava para a Argentina unidades do up! produzidas no Brasil. Desse modo, a saída do mercado vizinho não traz impedimentos para a comercialização do modelo por aqui. Isso, pelo menos, por enquanto…
Embora continue em produção, o up! não tem futuro promissor. Pelo contrário: assim como ocorreu na Argentina, o modelo nunca foi sucesso de vendas no Brasil. A Volkswagen planejava substituí-lo por uma geração completamente nova do Gol, mas o projeto atrasou por causa da pandemia. Inicialmente previsto para 2021, o futuro modelo deve ficar para o ano seguinte.
Contudo, o atraso do sucessor não assegura uma sobrevida maior para o Volkswagen up! Isso porque, a partir de 2022, todos os automóveis zero-quilômetro vendidos no Brasil deverão ter controle de estabilidade, item indisponível no hatch. Portanto, até o fim do ano que vem, o modelo deve seguir no mercado: daí em diante, o futuro é bastante sombrio.
Foto: Volkswagen | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
UP não foi “sucesso” de vendas pelo alto preço. Em 2014, quando comprei meu primeiro, custava 34mil.
Realmente é uma pena o subcompacto Up! com motor a combustão sair de linha no Brasil devido não ser um sucesso de vendas.
Segundo engenheiros e outros especialistas em carros, o Up!, nos aspectos construtivos, tinha uma melhor engenharia e era o mais seguro e estruturado do que seus concorrentes do seu segmento Mobi e Kwid. Infelizmente, seu maior preço não permitiu que fosse um sucesso em vendas.
Só espero que o e-up! (versão 100% elétrica) tenha vendas bem melhores do que a versão com motor a combustão e seja vendido no Brasil por muitas décadas!