Volkswagen Virtus 2023 melhora onde o Polo não melhorou
A linha 2023 do Volkswagen Virtus ganhou novo visual e reforço na segurança para ficar mais competitivo no segmento de sedãs compactos
A linha 2023 do Volkswagen Virtus ganhou novo visual e reforço na segurança para ficar mais competitivo no segmento de sedãs compactos
Já se foi o tempo em que um sedã compacto era apenas um hatch com traseira protuberante dentro da Volkswagen. A marca alemã lançou o Virtus 2023 com mudanças que distanciam ainda mais o modelo do Polo e o torna mais competitivo nesse segmento.
Versão | Preço |
---|---|
170 TSI manual | R$ 103.990 |
170 TSI automático | R$ 112.990 |
200 TSI Comfortline | R$ 121.990 |
200 TSI Highline | R$ 130.030 |
250 TSI Exclusive | R$ 144.990 |
O novo Volkswagen Virtus vem com duas variações do 1.0 turbo da marca: o 170 TSI e o 200 TSI. O motor mais fraco oferece câmbio manual ou automático em uma versão de entrada sem nome, enquanto o mais forte equipa o Comfortline e traz apenas a caixa automática de marchas.
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O 1.4 TSI foi mantido, porém a versão esportiva GTS foi trocada pela nova Exclusive, com decoração mais executiva. Visualmente o Virtus ganhou identidade própria, usando mais cromados nos para-choques dianteiro e traseiro.
A frente ficou mais volumosa, com a grade mais vertical e capô mais alto. Isso deixou as linhas mais equilibradas. Na traseira estão as lanternas escurecidas, que se tornaram o novo padrão da Volkswagen no Brasil, e o emblema com o nome do modelo foi para o centro da tampa.
A marca alemã finalmente colocou 6 airbags no Virtus, item que já vem em seus principais rivais. Além disso, toda versão com câmbio automático traz o pacote ADAS, que inclui cruise control adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Já na versão manual o pacote de segurança traz frenagem pós colisão, cruise control comum e assistente de partida em rampas.
Todas versões agora contam com carregador de smartphone por indução, entradas USB do tipo C (para o banco traseiro é apenas com câmbio automático), painel digital, faróis e lanternas em LED, sensor de pressão dos pneus e central multimídia.
A VW ouviu as críticas recebidas pelo Polo e colocou o botão que muda a visualização do painel no Virtus 170 TSI manual, permitindo colocar o conta-giros. Já os interessados pelo hatch terão que esperar, essa mudança irá vir apenas na linha 2024.
Outro item criticado no Polo que não foi adotado no Virtus são os bancos com encosto de cabeça integrados. O. Sedã manteve bancos tradicionais com o apoio regulável. Por dentro o sedã se distancia do hatch ao adotar uma decoração visualmente mais refinada.
O painel é o mesmo, mas nas versões Highline e Exclusive existe uma porção forrada em vinil que dá um visual e toque diferenciados. Não chega a ser um soft touch como nos carros médios, mas quebra o padrão de plástico duro.
A novidade da linha é o Virtus Exclusive 250 TSI, que parece roubar da fórmula que foi usada pelo Santana Executivo. Ele une o motor mais forte com um interior completo e de decoração mais luxuosa.
De resto, o Volkswagen Virtus 2023 manteve seus bons atributos como a maior largura da categoria, o bom entre eixos de 2,61m e o porta-malas de 521 litros. Ele ficou mais competitivo esse upgrade no pacote de segurança e tecnologia. Agora a briga no segmento de sedãs vai esquentar.
Fotos: Volkswagen | Divulgação
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Alguém saberia me dizer porque um carro destes vende tão pouco?
Exterior é bonito, o motor 200 TSI puxa bem, o 250 TSI com certeza vai puxar muito bem. Mas esse interior poderia ser melhor caprichado, dar mais acabamento. Quem pensar em comprar um Virtus Exclusive vai provavelmente pensar em sedans na mesma faixa de preço. E aí entra sedan de porte médio como o Corolla. O modelo GLi compete diretamente com o Virtus exclusive e ainda assim, quem pensar em ter algum desses sedans, vai se perguntar se não vale a pena desembolsar um pouco mais para ter o XEi).
A única coisa que não consigo entender é porque a VW não colocou alças de teto no Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. Parece besteira, mas ajuda muito quem precisa transportar pessoas idosas. Eu vi que carros de segmento superior, como o Jetta e Taos e as tais alças estão lá.