Volvo EX30: elétrico premium chega com preço de SUV médio
Os preços partem de R$ 229.950, o menor cobrado por um carro de marca premium no Brasil e similar ao de modelos generalistas
Os preços partem de R$ 229.950, o menor cobrado por um carro de marca premium no Brasil e similar ao de modelos generalistas
O Volvo EX30 estava em fase de pré-venda no Brasil desde setembro de 2023. Agora, o modelo elétrico de entrada da marca sueca finalmente começará a ser entregue para os 2 mil clientes que realizaram a reserva e inicia as vendas oficialmente.
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O preço sofreu um reajuste em janeiro devido aos novos impostos de importação para elétricos. Apesar do acréscimo, o Volvo EX30 segue surpreendendo por partir de um patamar similar a SUVs médios de marca generalista.
Versão | Preço |
---|---|
EX30 Core | R$ 229.950 |
EX30 Core Extended Range | R$ 249.950 |
EX30 Plus Extended Range | R$ 277.950 |
EX30 Ultra Extended Ranger | R$ 293.950 |
Esse valor inicial também é praticamente idêntico ao do BYD Yuan Plus, SUV elétrico chinês que vem agradando ao púbico. Isso exemplifica como a Volvo está agressiva com seus preços mesmo sendo uma marca premium.
O EX30 é um SUV de porte compacto: mede 4,23 m de comprimento, 1,82 m de largura e seu entre eixos fica em 2,65 m. São medidas parecidas com as do Volkswagen T-Cross.
Por ser um carro elétrico, o Volvo EX30 possui dois porta-malas: o traseiro tem volume para 318 litros, que é complementado por um compartimento sob o assoalho de 61 litros. O dianteiro leva 7 litros.
O Brasil recebe apenas o Volvo EX30 com um motor, que fica montado no eixo traseiro e que produz 272 cv e 35 kgfm. O modelo mais forte de dois motores não é ofertado por enquanto.
Ainda assim, é um veículo bastante rápido para sua faixa de preço: acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundo. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h, como em todos os outros carros da Volvo.
A versão Core de entrada é a única com a bateria menor, de 51 kWh. Ela proporciona 250 km de autonomia no ciclo PBEV do Inmetro. A bateria maior de 69 kWh permite rodar até 338 km.
Uma carga rápida, de 10 a 80% em um carregador de 175 kW, dura 26 minutos independente do modelo. A carga completa no wallbox de 11 kW dura 6 horas no modelo de entrada e 8 horas nas versões com maior capacidade de carga.
O EX30 estreia na Volvo um novo sistema operacional para a central multimídia. Ele é baseado em Android e usa o Google nativamente. Ou seja, o motorista pode logar com sua conta Google e sincronizar com outros dispositivos.
De início, ele ainda não traz os espelhamentos Android Auto e Apple Carplay. Eles virão mais tarde através de atualizações remotas. Mas o carro conta com a Play Store para baixar aplicativos.
O Volvo EX30 também traz conexão 5G nativa. No Brasil ele utiliza a rede da Claro e o carro vem com um plano de dados gratuito por 4 anos.
A central engloba vários comandos para reduzir a quantidade de botões. Por ela o motorista pode, por exemplo, regular os retrovisores, o fluxo de ventilação, abrir o porta-malas e tem as informações que ficaria no painel de instrumentos.
O que faz falta são os comandos redundantes para algumas funções, como a climatização, os retrovisores e comandos do sistema de som. Os únicos botões são os dos vidros no console e os das luzes no teto.
O acabamento do Volvo EX30 utiliza materiais reciclados, como jeans, poliéster, garrafas PET e outros. O acabamento é bem montado e utiliza materiais macios ao toque nas portas e painel, mas alguns dos reciclados são de aparência mais simples e destoam do bom padrão já conhecido da marca sueca.
Em tempos onde todas as montadores apostam em garantias extensas — algumas até aumentaram a cobertura incluindo carros que já foram vendidos — a Volvo decepciona. A cobertura para o carro é de 3 anos ou 100 mil km. Para as baterias é de 8 anos ou 160 mil km.
Em compensação, o EX30 possui as revisões gratuitas para os 3 primeiros anos. O primeiro serviço é realizado em 24 meses ou 30 mil km.
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