Qual é o carro conversível que a VW fez para receber Lula (e não foi a 1ª vez)
Presidente e vice Geraldo Alckmin foram a fábrica da Volkswagen para comemorar novo ciclo de investimentos; é a terceira vez que isso acontece
Presidente e vice Geraldo Alckmin foram a fábrica da Volkswagen para comemorar novo ciclo de investimentos; é a terceira vez que isso acontece
O presidente Luis Inácio Lula da silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD) estiveram na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo nesta sexta-feira (2) em cerimônia para celebrar o novo ciclo de investimentos da montadora no Brasil, anunciado na noite da quinta-feira (1º).
Na montadora, os dois desfilaram em um Virtus conversível feito exclusivamente para a ocasião, dirigido por Ciro Possobom, CEO da VW do Brasil, acompanhado de Alexander Seitz, CEO da Volkswagen América Latina. Lula e Alckmin acabaram recriando uma foto de 2003, quando os dois desfilaram em um Polo conversível, também feito exclusivamente para recebê-los na planta de São Bernardo do Campo.
VEJA TAMBÉM:
Na visita em 2003, o presidente Lula, então no seu primeiro mandato, e Geraldo Alckmin, na ocasião, governador de São Paulo, visitaram a fábrica da VW em São Bernardo para comemorar os 50 anos das atividades da marca no Brasil, além do começo da produção do Gol Total Flex, o primeiro carro flex vendido no mercado brasileiro.
Veja o vídeo de Lula, Alckmin e executivos da VW ‘autografando’ o Virtus.
Durante visita, presidente Lula passeia com novo carro pela fábrica e, em ato simbólico, assina e carrega carro elétrico. Até 2028 a Volkswagen projeta o lançamento de 16 novos veículos, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex.
📲 DIGITAL/PR pic.twitter.com/9Oh14C4ihW
— Governo do Brasil (@govbr) February 2, 2024
Questionada, a Volkswagen não quis dar mais detalhes sobre o Virtus conversível e o seu destino, mas, provavelmente, ele fará parte da Garagem VW, acervo onde a marca alemã conserva alguns de seus carros históricos. Embora não esteja em exposição, sabe-se que o Polo conversível está entre os modelos que a Volkswagen guardou.
Quer conhecer alguns clássicos da Garagem VW? Veja o vídeo
Além do Polo e do Virtus, Lula também desfilou em um um carro VW conversível com Geraldo Alckmin, um Fox convertido feito exclusivamente pela VW para receber o presidente em suas instalações. Em 2005, a marca celebrou 15 milhões de unidades feitas no Brasil.
São Bernardo do Campo é o berço político do presidente Lula, que emergiu no movimento sindical na região do ABC Paulista. Em outras ocasiões, ele visitou a fábrica da Volkswagen na cidade, como no lançamento do Gol G5, quando foi recebido pelo presidente então presidente da montadora, Thomas Schmall.
Dois anos depois, em 2010, Lula voltou a planta por ocasião do encontro da Diretoria do Conselho Mundial de Trabalhadores do Grupo Volkswagen, que se reuniu pela primeira vez no Brasil – quando ele foi apresentado ao Gol Vintage.
Outro carro conversível feito exclusivamente para um presidente e que está exposto pela Volks em sua garagem VW é o Fusca cabriolet feito para Itamar Franco em 1993, para celebrar o retorno do modelo como uma opção de carro popular.
Depois, foi comprado pelo próprio presidente e enviado para Juiz de Fora (MG), terra natal de Itamar. A ideia era recriar a foto feita por Juscelino Kubitschek em 1959 a bordo de um Fusca conversível na ocasião da celebração do início da produção do modelo no Brasil
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |