VW lança modelos ultrapassados no Brasil e elétricos problemáticos no mundo
No Brasil, VW só investe no bisturi; na Alemanha, tecnologia ultrapassada prejudica concorrência com Tesla e chineses
No Brasil, VW só investe no bisturi; na Alemanha, tecnologia ultrapassada prejudica concorrência com Tesla e chineses
É inegável que o Fusca foi um dos melhores carros do mundo. Gol, Passat e Golf deixaram saudade no Brasil por sua resistência, qualidade e confiabilidade.
Graças a estes e vários outros modelos a VW conquistou excelente imagem mundial, suplantou graves percalços – Dieselgate foi o mais complicado deles – e está hoje em segundo lugar no ranking mundial, atrás somente da Toyota.
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Mas a marca enfrenta hoje dificuldades típicas de quem criou fama e deitou na cama. Modelos no Brasil e problemas com elétricos revelam seu atraso tecnológico.
Nova geração foi lançada há 13 anos, ainda baseada na plataforma do Gol, aposentado por obsolescência. Ótima picape, mas não resiste à modernidade dos vários recentes lançamentos. Tanto é anacrônica que a VW apresentou, no Salão do Automóvel de 2018, uma novíssima picape, a Tarok, com a MQB, nova plataforma mundial da marca. O projeto foi para o lixo e a Saveiro acaba de voltar com uma simploria cirurgia plástica.
Também há treze anos no mercado, seu obsoletismo fica aparente pelas vendas ínfimas. Na África do Sul, a VW fez valer a parceria mundial com a Ford, a maior produtora mundial de picapes, comprou o projeto da novíssima Ranger e a vestiu de Amarok.
No Brasil, achou que não valia a pena o investimento, usou o mesmo bisturi aplicado na Saveiro e vai apresenta-la em 2024 com uma ligeira modernização de estilo. É uma boa opção, tem motor 3.0 V6 Turbodiesel (como, aliás, o da Ranger) e até mais potente, com 258 cv que podem ser anabolizados em 14 cv graças a um booster. A da Ford tem 250 cv, mas dá uma rasteira tecnológica na Amarok.
Acaba de ser anunciada no Brasil o “novo” Tiguan Allspace (sete lugares) por R$ 278.990. Mais um desprezo da marca pelo consumidor brasileiro, pois não se trata de uma novidade, mas praticamente o mesmo modelo importado do México até outubro de 2021, com um ligeiro face-lift. E depenada: não tem mais tração nas quatro, só na dianteira. E perdeu 34 cv para se enquadrar na nova legislação de emissões.
Pior ainda é que a Volkswagen já apresentou na Alemanha o novo (de verdade) Tiguan, completamente reformulado, modernizado e híbrido. Mas quem quiser adquiri-lo, terá de esperar até que se iniciem suas vendas na Europa e a VW do Brasil decida importá-lo.
O elétrico da VW foi anunciado com toda pompa e circunstância para o nosso mercado. Mas os elétricos da marca não andam nada bem pelo mundo. Tanto que a fábrica do ID.4 em Emden (Noroeste da Alemanha) teve um turno cortado e funcionários demitidos.
Os donos do ID.4 nos EUA estão extremamente insatisfeitos com problemas nas janelas e portas, freios que perdem potência, baterias e outros.A produção do ID.3 na famosa fábrica envidraçada de Dresden foi interrompida nas duas primeiras semanas de outubro. A VW não consegue competir com a Tesla e os chineses.
O único elétrico que vai bem, obrigado, é o ID.Buzz (a nova Kombi) com vendas crescentes nas últimas semanas. A plataforma elétrica MEB da VW foi pioneira, mas está ultrapassada e será substituída pela nova MEB +. Porém, só fica pronta em 2026.
A Volkswagen sabe que o software desenvolvido por sua subsidiária CARIAD é inadequado e mais vem prejudicando que contribuindo para o desenvolvimento dos elétricos, além de atrasar novos lançamentos da empresa.
O CEO mundial do grupo VW, Oliver Blume, saiu no mercado em busca de pessoal experiente e já contratou engenheiros das norte-americanas Tesla, Google e Rivian para comandar sua divisão de software.
Mas, desenvolvimento tecnológico com esta sofisticação não acontece da noite para o dia…
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A VW é uma marca que tem uma historia memorável na historia do automobilismo mundial, com vários carros marcantes e icônicos como o Fusca, Golf , Jetta , Passat, Scirocco, Corrado, Kombi, Bora, Arteon, Polo, Gol, Voyage dentre outros.
O Problema da VW ao meu ver são esses:
-Relaxou por ser líder de mercado tantos anos no Brasil e adotou aquele velho ditado: Não se mexe no time que está ganhando, logo deixou seus concorrentes ganhar espaço, principalmente a Fiat evoluindo a Strada sem parar enquanto a Saveiro só ia ganhando Facelifit atrás de Facelifit.
– A Engenharia alemã infelizmente tem um custo muito alto, pois a China vende suas ideias e produtos com produtos bem abaixo do preço de mercado (claro que com seus poréns por trás).
– Você entra hoje em um pátio de Showroom da VW, para um purista como eu que adora diversidade automotiva, entra em depressão ao se deparar com Nivus, T-Cross, Taos e algumas unidades da Amarok com projeto já bem datado, onde estão os seguintes carros: Jetta, Passat, Golf, Novo Fusca, Variant (importados), CC até mesmo o EOS que era um carrinho bem legal de ver de perto.
– Carros elétricos infelizmente é inacessível para mais de 90% da sociedade (o mundo inteiro), então não adianta querer empurrar esses carros como se eles fossem uma obrigação do futuro, pois eles são interessantes? sim, é uma alternativa bem interessante, mas não consigo ver eles como um “futuro obrigatório”.
– Para quem é bem curioso, recomendo entrar no site da VW da China, existem variações de carros lá que não existe em nenhum outro lugar do mundo, apenas lá, vou dar alguns exemplos: Phideon (Maior sedã já fabricado pela VW), Lamando (Uma versão esportiva da Jetta), Lavida (Se não me engano esse seria nosso Santana), a variação de carros lá é tão grande que sem brincadeira, deve existir de 30~40 modelos diferentes de carros oferecidos para os chineses.
Foram 11 anos até me tornar em especialista em forças resistivas.
Mesmo assim, uma caneta BIC alemã tem mais valor que um engenheiro especialista brasileiro!
No caso da Tiguan foi osso… lembro de ter avisado e sugerido as melhorias para os alemães em 2021, pois não conseguiam atender o ADP…
Queriam usar calibração de prateleira, da China ou Índia… não dava, continuava estourando ADP. Disse para… ou reduzirem peso, ou melhorarem o RR do pneu ou fazerem calibração específica para Brasil… mas como eles consideram Brasil um RDW (resto do mundo), Tiguan parou de vender assim que entrou PL7 por não atender legislação!
Enfim… tenho quase certeza que devem ter feito um dos 3 pontos que sugeri! Kkkkkkkk
Já a finada Tarok… alemão não entende que aqui para concorrer com Strada, tem que ter feixe de molas!
Ta la no texto:
“o fusca foi um dos melhores carros do mundo”
Você ja andou de fusca?
O fusca é a balisa inicial para se ter uma ideia de o quando a engenharia automitiva evoluiu.
Graças a Deus o advento do asfalto acabou com o fusca
caso contrátio o fusca seria o que de melhor a VW teria para oferecer a nós brasileiros.
Amigo tudo bem? Você querer comprar um carro de 1930 com as tecnologias atuais é até sacanagem, você sabia que a tecnologia de motor do Fusca, Motor Boxer são usado nos Porsche até hoje?
O Fusca foi um carro bem interessante por sua época exatamente por ser um carro com design bem exótico até para os dias atuais, somados a uma mecânica de baixo custo e fácil de arrumar. Eu não sou amante cego do Fusca, porém é uma bela de uma hipocrisia falar que esse carro não marcou a historia automotiva.
Você quer saber um carro que é até criminoso de ser vendido no Brasil e todo mundo compra ele “lindíssimo” nas concessionarias como carro 0km (o sonho de todo brasileiro)? Pesquisa ai Sobre o Renault Kwid, o cubo de roda dele possui apenas 3 furos, coisa que o Corcel em 1970 já tinha 4, ele não possui barra estabilizadora, coisa que o Fusca tinha até na traseira, a coluna de direção dele quebra e solta o volante na mão das pessoas (você pode ter certeza que isso já causou acidentes fatais), a quantidade de peças de borracha que esse carro usa é ridícula, quase nenhuma (borracha é um material extremamente essencial no veículo para gerar conforto e estabilidade na hora de você dirigir), então assim, pesquisa ai a quantidade de problemas que esse “carrinho” tem apresentado as pessoas e sendo vendido como “de ultima geração” para o povão.
na verdade, o Grupo Volkswagen foi o líder de vendas de carros totalmente elétricos na Europa, considerando os oito primeiros meses de 2023, sendo o VW ID.4 o modelo mais vendido do Grupo, com 59.974 unidades comercializadas.
Análise perfeita. Realmente uma pena o descaso da marca com o BR. Tive um Golf alemão 1.4 e o carro era perfeito. Dirigibilidade e acabamentos nota 10.
Soberba e arrogância terão o lugar merecido …