‘Esgotado’ na pré-venda, Nivus é SUV ‘100% digital’
A tecnologia está presente em todos os aspectos que envolvem o novo SUV da VW: desenvolvimento, compra e interação com o motorista
A tecnologia está presente em todos os aspectos que envolvem o novo SUV da VW: desenvolvimento, compra e interação com o motorista
A Volkswagen apresentou seu mais novo SUV: o VW Nivus, primeiro modelo da empresa desenvolvido no Brasil de forma 100% digital – sem nenhum protótipo físico – e que será produzido e comercializado no mercado europeu.
A aceitação do público pode ser medida pela sucesso da pré-venda: foram 2.200 unidades comercializadas em apenas cinco dias. O primeiro lote de 1.200 unidades se esgotou em apenas um dia. Depois, a Volkswagen disponibilizou mais 1.000 SUVs… Que foram vendidos em três dias.
“Assim como aconteceu na pré-venda, essa nova etapa de comercialização do Nivus foi um sucesso, comprovando a ótima aceitação que o modelo teve por parte dos consumidores e todo potencial que ele tem no mercado, com seu design inovador e muita tecnologia embarcada”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Após a pré-venda, o Nivus pode ser encomendado na rede de concessionárias Volkswagen, os clientes poderão fazer a aquisição das versões Highline e Comfortline do VW Nivus via DDX (Digital Dealer eXperience) ou Experiência de Concessionária Digital, onde a realidade aumentada é utilizada como ferramenta de venda e de demonstração com novas funções para o lançamento, como a visualização de acessórios, oferecendo uma experiência ainda mais completa para o cliente.
Mais do que configurar o modelo Volkswagen exatamente da maneira que o cliente quiser, o sistema permite exibir vídeos explicativos de tecnologias Volkswagen, como, por exemplo, o ACC (controle adaptativo de velocidade e distância) que será oferecido no Nivus, um recurso inédito nessa categoria de veículos no Brasil.
Já imaginou olhar agora, neste momento, para a tela do seu celular ou tablet e ver todos os detalhes do Nivus? Sim, bem ali na sua sala de estar, na garagem da sua casa ou no seu quarto mesmo. E se mais que olhar o carro, você pudesse configurar ele, escolhendo versões, cor da carroceria e as rodas?
A VW lança junto com o anúncio da pré-venda do Nivus, o aplicativo Volkswagen Experience, que utiliza a realidade aumentada para projetar o Nvus, seja em miniatura ou em tamanho real, permitindo inclusive que o usuário interaja com o veículo, abrindo e fechando as portas e até simular que está dirigindo o modelo.
O Volkswagen Experience está disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android. Após ser instalado, ele não precisa de internet para funcionar.
Utilize os QR Code abaixo para baixá-lo
Além de escolher a proporção que o carro aparece na tela (para ajustar o tamanho do carro basta fazer sobre a carroceria o movimento de pinça com os dedos na tela), o aplicativo permite abrir virtualmente todas as portas do veículo – incluindo capô e porta-malas. Para fazer isso é só clicar em cima da área que você quer abrir (há indicações onde é possível interagir com o veículo ou ter mais informações sobre aquele detalhe).
A interação no interior do veículo segue a mesma usabilidade da parte externa. O cliente, onde estiver, pode “entrar” no Nivus e ver todos os detalhes de cada versão, explorando itens como o novo volante, o painel digital Active Info Display e o VW Play, por exemplo. O sistema permite uma visão de 360º da cabine e conta com marcações em azul nos locais que têm informações adicionais.
O aplicativo oferece, ainda, a opção de colocar o Nivus que você configurou em movimento. É possível, por exemplo, manobrar o veículo em uma vaga de estacionamento. Para acionar essa função basta apertar o ícone com a forma de um volante no meu.
Além de investir na forma digital de compra e venda, a Volkswagen equipou o Nivus com tecnologias de ponta: a cereja do bolo fica por conta da “Ilha digital”, a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infotainment VW Play, totalmente desenvolvida no Brasil com foco no consumidor local.
O VW Play é uma tela temperada anti-risco de altíssima resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado.
Destaque para a conexão de internet via celular, manual cognitivo, APP ‘Meu VW’ pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros. É uma experiência inédita de uso do infotainment como um tablet a bordo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |