Tudo sobre o novo SUV VW, o T-Sport: preços, motorizações e detalhes

Modelo será menor que o T-Cross, tem como base o Polo e chegará ao mercado até abril de 2020 ; motor será o 1.0 TSI com duas faixas de potência

Por Douglas Mendonça 05/09/19 às 13h30
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A Volkswagen confirmou a produção do seu novo SUV no Brasil no ano que vem. Será um modelo compacto feito sobre o Polo. O novo carro, que deverá ser batizado de T-Sport como o site Motor1 adiantou, deverá chegar ao mercado em março ou abril de 2020.

O T-Sport, novo SUV da VW promete uma revolução de design nesse segmento dos utilitários aventureiros urbanos compactos ao mostrar uma carroceria cupê como é mais conhecida: ela leva esse nome pela acentuada inclinação do vidro traseiro, o que transmite mais esportividade e leveza.

As projeções são de João Kléber Amaral.

novo suv vw t-sport frente projeção: joão kleber amaral

Dimensões do novo SUV da VW

Apesar de estruturalmente ser muito semelhante ao Polo, do qual herda a distância entre-eixos de pouco mais de 2,56 m, no comprimento, o novo T-Sport deverá ser ligeiramente mais longo que o hatch (que mede 4,06 m), tendo aproximadamente 4,15 metros, isso por conta dos novos para-choques, visualmente mais robustos pela proposta de aventureiro urbano.

Enquanto a largura será a mesma do Polo (1,75 m sem os retrovisores), a grande diferença do novo SUV da VW mesmo estará por conta da sua altura: enquanto o hatch tem 1,47 m, o T-Sport poderá chegar até 1,55 m, isso graças ao curso e altura maior das suspensões, além das novas rodas aro 16 (pneus com medida 205/60) na versão de entrada e 17 (pneus com medida 205/55) na versão topo de linha.

Os sistemas de freio e direção do T-Sport deverão ser similares aos do Polo TSI: direção com assistência elétrica e freio a disco nas quatro rodas. No porta-malas deverá ter aproximadamente 300 litros de capacidade, bastante similar ao Polo.

novo suv vw t-sport traseira projeção: joão kleber amaral

No interior, os padrões de design e acabamento do T-Sport deverão seguir a mesma linha do irmão maior T-Cross, com apliques coloridos no centro do painel e acabamentos de porta. Os bancos do SUV do Polo também deverão ser compartilhados com o T-Cross, seguindo a mesma padronagem visual.

Assim como acontece em Polo e Virtus, o T-Sport terá o painel digital Active Info Display como opcional nas suas versões topo de linha.

A nomenclatura de versões que será adotada também já é conhecida: a de entrada apenas chamada de T-Sport 170 TSI, a intermediária Comfortline e a topo de linha Highline. Por uma questão de preço, ele deverá ter os mesmos quatro airbags do Polo e terá controles eletrônicos de tração/estabilidade, assistente de partida em rampas e bloqueio eletrônico do diferencial como equipamentos de série.

Sem 1.6 MSI! Versão de entrada terá motor 1.0 TSI revisto

Na mecânica, a grande novidade do novo SUV VW ficará para a versão mais barata: ao contrário do que tem dito o restante das publicações especializadas, a VW não oferecerá o motor 1.6 MSI na versão de entrada do T-Sport. Ao invés dele, eles optaram por desenvolver uma versão menos potente do 200 TSI (que desenvolve atualmente 128 cv e 20,4 mkgf de torque), que terá nova turbina e novo intercooler (agora de fabricação nacional) e deixará de utilizar o variador de fase no comando das válvulas de escape. Em contrapartida, o sistema de injeção direta do 200 TSI será mantido.

Com essa nova configuração para o T-Sport, SUV do Polo, o motor 1.0 tricilíndrico turbo passou a gerar 116 cv a 5500 rpm e torque máximo de 17,3 mkgf (170 Nm, daí a origem do nome da versão de entrada) que começa em 1.500 rpm, valores finais praticamente iguais ao propulsor 1.6 MSI atual (117 cv e 16,5 mkgf de torque), mas com a vantagem do torque máximo estar disponível mais cedo devido ao turbo, de possuir injeção direta e apenas 3 cilindros, o que reduz o atrito interno e melhora a performance.

Na versão de entrada, o câmbio será manual de seis marchas. Sem dúvida uma grande vantagem tecnológica para o T-Sport.

Já nas versões superiores (Comfortline e Highline), o powertrain do T-Sport será exatamente o mesmo do T-Cross e Polo 200 TSI: motor 1.0 turbo tricilíndrico de 128 cv e 20,4 mkgf de torque, sempre acoplado ao câmbio automático Aisin de seis marchas.

Preços do T-Sport: entre R$ 75 mil e R$ 85 mil

novo suv vw t-sport lateral projeção: joão kleber amaral

Falando de preço, o T-Sport, novo SUV do Polo, atenderá ao segmento dos aventureiros urbanos a preços mais atraentes que os do seu irmão T-Cross. Pelas informações que apurei, a versão básica de entrada, com motor 1.0 TSI de 116 cv e câmbio manual de seis marchas custará algo ao redor dos R$ 70 mil, enquanto a versão intermediária T-Sport Comfortline com motor de 128 cv e câmbio automático de seis marchas deverá ser oferecida por algo ao redor dos R$ 80 mil. Já o T-Sport Highline, topo de linha com a mesma mecânica da Comfortline, deverá cercar os R$ 85 mil.

As unidades pré-série do novo SUV da VW deverão começar a ser produzidas em meados de outubro, e os modelos normais de linha terão sua produção iniciada em março para o início das vendas em abril.

Boris fala sobre a ofensiva de SUVs da VW no mercado brasileiro:

Projeções João Kléber Amaral | AutoPapo

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9 Comentários
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    Alan 17 de setembro de 2019

    Vai ter alguma versão do T-sport com teto solar ?

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    Joel Tavares 14 de setembro de 2019

    A Volkswagen deveria de lançar T-cross na versão 250 Tsi. 1.4 Turbo e a tendência do momento motores turbo.

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      Marcos 17 de setembro de 2019

      Já possui essa motorização

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    Miguel 12 de setembro de 2019

    Na verdade é o Volkswagen pointer, atualizado e altinho.
    Sem mais, sem mi-mi-mi.

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    Alessandro Vön Zanini 11 de setembro de 2019

    A VW ACERTOU NO DESIGN, PARECE EDIÇÃO ESPECIAL DAS ANTIGAS DACON E SR

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    Ivan 11 de setembro de 2019

    É tipo assim um Virtus alto que perdeu o rabo.

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    Iury Launs 6 de setembro de 2019

    De 75k a 85k ? Não vai ter versão PCD ?

    • AutoPapo
      AutoPapo 6 de setembro de 2019

      Olá, Iury.

      São apenas estimativas de preço.

      Obrigado e abraço

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    Fabio 5 de setembro de 2019

    Só vendo de perto pra ver se vai ser bom. O desenho do novo hatch é bonito. Tem gente que vai dizer que é coupé, mas é hatch mesmo. Saudades do antigo Passat. Só não ficou claro se o carro terá suspensão traseira multlink.

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