VW Nivus: preços, motorizações e detalhes do SUV 2020

Modelo será menor que o T-Cross, tem como base o Polo e chegará ao mercado até abril de 2020 ; motor será o 1.0 TSI com duas faixas de potência

Por Douglas Mendonça 05/09/19 às 13h30
Especial para o AutoPapo - Atualizada em 12/03/2020 às 11h49
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O VW Nivus, SUV compacto derivado do Polo, será lançado no mercado brasileiro no segundo semestre de 2020. O Nivus, da Volkswagen,n promete uma revolução de design nesse segmento dos utilitários aventureiros urbanos compactos ao mostrar uma carroceria cupê como é mais conhecida: ela leva esse nome pela acentuada inclinação do vidro traseiro, o que transmite mais esportividade e leveza.

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As projeções são de João Kléber Amaral.

Frente do VW Nivus (João Kleber Amaral | AutoPapo)
Frente do VW Nivus (João Kleber Amaral | AutoPapo)

Dimensões do VW Nivus

Apesar de estruturalmente ser muito semelhante ao Polo, do qual herda a distância entre-eixos de pouco mais de 2,56 m, no comprimento, o VW Nivus deverá ser ligeiramente mais longo que o hatch (que mede 4,06 m), tendo aproximadamente 4,15 metros, isso por conta dos novos para-choques, visualmente mais robustos pela proposta de aventureiro urbano.

Enquanto a largura será a mesma do Polo (1,75 m sem os retrovisores), a grande diferença do VW Nivus mesmo estará por conta da sua altura: enquanto o hatch tem 1,47 m, o Nvus ipoderá chegar até 1,55 m, isso graças ao curso e altura maior das suspensões, além das novas rodas aro 16 (pneus com medida 205/60) na versão de entrada e 17 (pneus com medida 205/55) na versão topo de linha.

Os sistemas de freio e direção do VW Nivus deverão ser similares aos do Polo TSI: direção com assistência elétrica e freio a disco nas quatro rodas. No porta-malas deverá ter aproximadamente 300 litros de capacidade, bastante similar ao Polo.

Frente do VW Nivus (João Kleber Amaral | AutoPapo)
Frente do VW Nivus (João Kleber Amaral | AutoPapo)

No interior, os padrões de design e acabamento do Volks Nivus deverão seguir a mesma linha do irmão maior T-Cross, com apliques coloridos no centro do painel e acabamentos de porta. Os bancos do SUV do Polo também deverão ser compartilhados com o T-Cross, seguindo a mesma padronagem visual.

Assim como acontece em Polo e Virtus, o VW Nivus terá o painel digital Active Info Display como opcional nas suas versões topo de linha.

A nomenclatura de versões que será adotada também já é conhecida: a de entrada apenas chamada de Nivus 170 TSI, a intermediária Comfortline e a topo de linha Highline.

Por uma questão de preço, ele deverá ter os mesmos quatro airbags do Polo e terá controles eletrônicos de tração/estabilidade, assistente de partida em rampas e bloqueio eletrônico do diferencial como equipamentos de série.

Sem 1.6 MSI! Versão de entrada terá motor 1.0 TSI revisto

Na mecânica, a grande novidade VW Nivus ficará para a versão mais barata: ao contrário do que tem dito o restante das publicações especializadas, a VW não oferecerá o motor 1.6 MSI na versão de entrada do VW Nivus.

Ao invés dele, eles optaram por desenvolver uma versão menos potente do 200 TSI (que desenvolve atualmente 128 cv e 20,4 mkgf de torque), que terá nova turbina e novo intercooler (agora de fabricação nacional) e deixará de utilizar o variador de fase no comando das válvulas de escape.

Em contrapartida, o sistema de injeção direta do 200 TSI será mantido.

Com essa nova configuração para o VW Nivus, novo SUV da Volkswagen, o motor 1.0 tricilíndrico turbo passou a gerar 116 cv a 5500 rpm e torque máximo de 17,3 kgfm (170 Nm, daí a origem do nome da versão de entrada) que começa em 1.500 rpm.

Os valores finais são praticamente iguais ao propulsor 1.6 MSI atual (117 cv e 16,5 mkgf de torque), mas com a vantagem do torque máximo estar disponível mais cedo devido ao turbo, de possuir injeção direta e apenas 3 cilindros, o que reduz o atrito interno e melhora a performance.

Na versão de entrada, o câmbio será manual de seis marchas. Sem dúvida uma grande vantagem tecnológica para o Nivus, da VW.

Já nas versões superiores (Comfortline e Highline), o powertrain do VW Nivus será exatamente o mesmo do T-Cross e Polo 200 TSI: motor 1.0 turbo tricilíndrico de 128 cv e 20,4 mkgf de torque, sempre acoplado ao câmbio automático Aisin de seis marchas.

Preços do VW Nivus: entre R$ 75 mil e R$ 85 mil

Lateral do VW Nivus projeção: João Kleber Amaral/AutoPapo

Falando de preço, o VW Nivus, novo SUV do Polo, atenderá ao segmento dos aventureiros urbanos a preços mais atraentes que os do seu irmão T-Cross.

Pelas informações apuradas, a versão básica de entrada do Nivus, com motor 1.0 TSI de 116 cv e câmbio manual de seis marchas custará algo ao redor dos R$ 70 mil.

A versão intermediária do VW Nivus, Comfortline, com motor de 128 cv e câmbio automático de seis marchas deverá ser oferecida por algo ao redor dos R$ 80 mil. Já o Nivus Highline, topo de linha com a mesma mecânica da Comfortline, deverá cercar os R$ 85 mil.

As unidades pré-série do novo SUV da VW deverão começar a ser produzidas em meados de outubro, e os modelos normais de linha terão sua produção iniciada em março para o início das vendas em abril.

Boris fala sobre a ofensiva de SUVs da VW no mercado brasileiro:

Projeções João Kléber Amaral | AutoPapo

18 Comentários
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    Luiz Carlosde Oliveira 14 de janeiro de 2020

    Eu estava pensando em pegar um t.cros por causa do portamalas más vou aguardar o t sport

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    Apolo 10 de janeiro de 2020

    O que vai fazer mesmo com o T CROSS? Com a chegada do T sport.

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    Reinaldo 24 de novembro de 2019

    Com bagageiro pequeno não é SUV, é um hatch que só vai atrapalhar o Polo, se entredevorando. Para emplacar só com bagageiro bem maior, parece falha total de previsão de mercado com aumento de custos para vender no total a mesma coisa. .Pensei que seria algo melhor, deixou de interessar.

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    Jose 18 de novembro de 2019

    Seria interessante já chegar com a versão PCD.

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    Anchieta 5 de novembro de 2019

    O Gigante acordou

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    Luiz Pereira de Lima 2 de outubro de 2019

    Estou querendo saber o valor a vista do vw usv.

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    pedro brito 28 de setembro de 2019

    p/quem duvidou da VW que estava morta no mercado,ninguem nunca duvide dessa gigante,e sua legitima escola alemâ sempre c/tecnologia de ponta…ela remodelou td sua gama,não só em projetos,mas c/novas plataforma,motores…etc..parabéns,tem td p/voltar a ser lider…!.

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    Arno Käfer 25 de setembro de 2019

    Parabéns à Volkswagen. Tecnologia de motores, plataformas e equipamentos de segurança sendo vendidos tanto aqui como na Europa, apenas com algumas alterações estéticas adaptadas ao gosto do brasileiro. Mas na essência são os mesmos projetos. Isto se chama confiabilidade. Outras montadoras preferem manter por aqui produtos defasados ou inferiorizados. Vide o xodozinho Renegade com seu motor velho e defasado em relação aos de fora; a Renault com seu monstrinho chamado Kwid, uma caixinha de papelão com rodas ou o defasado Captur; a Toyota (logo ela !) nos trouxe um já superado Yaris; a Honda nos enfiando um WRV caro e pelado, embora um bom carro, nem se compara com os VW em termos de projeto e equipamentos. A Fiat então, nem se fala, não sabe o que quer com sua linha Argo com seu câmbio automatizado, talvez amanhã tire tudo de linha e deixe o consumidor na mão de novo como fez com o trio Punto/Bravo/Palio. E por aí vai. Portanto, neste cenário, parabéns à “velha senhora” !!

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    Alan 17 de setembro de 2019

    Vai ter alguma versão do T-sport com teto solar ?

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    Joel Tavares 14 de setembro de 2019

    A Volkswagen deveria de lançar T-cross na versão 250 Tsi. 1.4 Turbo e a tendência do momento motores turbo.

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      Marcos 17 de setembro de 2019

      Já possui essa motorização

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    Miguel 12 de setembro de 2019

    Na verdade é o Volkswagen pointer, atualizado e altinho.
    Sem mais, sem mi-mi-mi.

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    Alessandro Vön Zanini 11 de setembro de 2019

    A VW ACERTOU NO DESIGN, PARECE EDIÇÃO ESPECIAL DAS ANTIGAS DACON E SR

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    Ivan 11 de setembro de 2019

    É tipo assim um Virtus alto que perdeu o rabo.

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    Iury Launs 6 de setembro de 2019

    De 75k a 85k ? Não vai ter versão PCD ?

    • AutoPapo
      AutoPapo 6 de setembro de 2019

      Olá, Iury.

      São apenas estimativas de preço.

      Obrigado e abraço

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      Andre 24 de outubro de 2019

      parece que vai sim…o carro e lindo externamente por dentro será igual ao polo.

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    Fabio 5 de setembro de 2019

    Só vendo de perto pra ver se vai ser bom. O desenho do novo hatch é bonito. Tem gente que vai dizer que é coupé, mas é hatch mesmo. Saudades do antigo Passat. Só não ficou claro se o carro terá suspensão traseira multlink.

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