SUV compacto da Volkswagen estreia com 4 versões e preços entre R$ 100 mil e R$ 143 mil para abalar segmento dominado pelo Fiat Pulse
A Volkswagen acaba de lançar comercialmente o Tera. O SUV compacto será oferecido em x versões, com preço inicial de R$ 99.990. O valor deixa claro que a VW irá com tudo para cima do Fiat Pulse, que inclusive terá valores da linha 2026 divulgados nesta segunda-feira (26).
VEJA TAMBÉM:
Mas o preço agressivo é promocional. Ele é válido para as primeiras 999 unidades da versão de entrada do Tera. Quando o lote esgotar, o valor subirá para R$ 103.990.
O modelo será equipado com o motor MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, combinado com transmissão manual de cinco marchas. O modelo também será equipado com bloco 170 TSI 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 kgfm de torque. A unidade poderá ser combinada com caixa manual ou automática de seis marchas.
O Volkswagen Tera será oferecido em 5 versões. São elas: MPI, TSI, Comfort e Highline. Ele também contará com a edição especial Outfit The Town Edition.
Versão | Motor | Potência | Preço |
---|---|---|---|
Tera MPI | 1.0 MT5 | 84 cv | R$ 99.990 |
Tera TSI | 1.0 turbo MT5 | 116 cv | R$ 116.990 |
Tera Comfort | 1.0 Turbo AT6 | 116 cv | R$ 126.990 |
Tera High | 1.0 turbo AT6 | 116 cv | R$ 139.990 |
Tera + Pacote Outfit The Town | 1.0 turbo AT6 | 116 cv | R$ 142.290 |
O Volkswagen Tera é oferecido em quatro versões e uma série especial. Todas as versões contam com seis airbags e frenagem emergencial autônoma de série. Confira o que cada versão oferece.
A versão conta com os mesmos itens da MPI, mas acrescenta os itens abaixo.
Opcional:
A primeira opção com motor turbo inclui os seguintes equipamentos:
Opcional – Pacote Conforto:
Opcional – Pacote ADAS:
Opcional – Pacote Outfit The Town Edition:
O Tera é um legítimo aventureiro derivado de um hatch. Assim como seus rivais Pulse, Kardian e Basalt ele revela os traços de seus descendentes. O SUV tem estilo anabolizado, evidenciado pela linha de cintura elevada e contornos dos para-lamas.
Construído sobre a plataforma do Polo Track, o Tera chega para completar a família de SUVs da VW. O modelo se posicionará na base do mercado, ficando abaixo do Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan.
Com a chegada do modelo, a marca passa a concorrer com efetividade na seara dos SUVs compactos derivados de hatches, como Pulse, Kardian e Basalt. Dessa forma, a VW passa preencher uma faixa de preços que vai de R$ 100 mil a R$ 300 mil.
A tendência é que o Tera substitua gradualmente o Polo. Mas vale lembrar que o Polo Track (que conta com a plataforma do Tera) continuará em linha para ser a opção de acesso da marca e atender demanda principalmente de frotistas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Kardian muito mais carro por menos. Mas brasileiro gosta de lixo e a VW sabe disso. Certeza que vai ser um sucesso de vendas
Por pouca diferença de preço ainda tem o Kardian, que usa um 1.0 turbo e câmbio manual.