VW Tera estreia com preços a partir de R$ 99.990

SUV compacto da Volkswagen estreia com 4 versões e preços entre R$ 100 mil e R$ 143 mil para abalar segmento dominado pelo Fiat Pulse

Volkswagen VW Tera High Outfit 2026 vermelho frente parado.
Volkswagen Tera é o principal lançamento da VW para 2025 e será exportado para praticamente toda América Latina (Fotos: VW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 25/05/2025 às 17h30
Atualizado em 25/05/2025 às 18h06

A Volkswagen acaba de lançar comercialmente o Tera. O SUV compacto será oferecido em x versões, com preço inicial de R$ 99.990. O valor deixa claro que a VW irá com tudo para cima do Fiat Pulse, que inclusive terá valores da linha 2026 divulgados nesta segunda-feira (26).

VEJA TAMBÉM:

Mas o preço agressivo é promocional. Ele é válido para as primeiras 999 unidades da versão de entrada do Tera.  Quando o lote esgotar, o valor subirá para R$ 103.990.

Motores do Tera

VOLKSWAGEN TERA COMFORT 2026 FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (1)
Volkswagen Tera terá duas opções de motores e dois tipos de transmissão

O modelo será equipado com o motor MPI 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, combinado com transmissão manual de cinco marchas. O modelo também será equipado com bloco 170 TSI 1.0 turbo de 116 cv e 17,3 kgfm de torque. A unidade poderá ser combinada com caixa manual ou automática de seis marchas.

VW TERA PREÇOS
Preço de R$ 99.990 será oferecido para as primeiras 999 unidades da versão MPI (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Versões e preços do Tera

O Volkswagen Tera será oferecido em 5 versões. São elas: MPI, TSI, Comfort e Highline. Ele também contará com a edição especial Outfit The Town Edition.

Versão Motor Potência Preço
Tera MPI 1.0 MT5 84 cv R$ 99.990
Tera TSI 1.0 turbo MT5 116 cv R$ 116.990
Tera Comfort 1.0 Turbo AT6 116 cv R$ 126.990
Tera High 1.0 turbo AT6 116 cv R$ 139.990
Tera + Pacote Outfit The Town 1.0 turbo AT6 116 cv R$ 142.290

Equipamentos de série do Volkswagen Tera 2026

O Volkswagen Tera é oferecido em quatro versões e uma série especial. Todas as versões contam com seis airbags e frenagem emergencial autônoma de série. Confira o que cada versão oferece.

Tera MPI MT5 

VOLKSWAGEN TERA MPI 2026 FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (5)
Versão de entrada recorre às rodas de aço de 15 polegadas, adornada por calotas, que foram retiradas do Polo Track
  • Airbags frontais (2), laterais (2)
  • Airbags de cortina (2)
  • Alto-falantes (4)
  • AEB – Frenagem autônoma de emergência
  • Alerta de cinto de segurança dianteiro e traseiro
  • Antena no teto
  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
  • Hill Hold Control (HHC)
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Banco traseiro com encosto rebatível
  • Capas dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo
  • Cintos com regulagem de altura e pré-tensionador (dianteiros)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Computador de bordo
  • ESC, ASR, EDS (estabilidade, tração e bloqueio eletrônico do diferencial)
  • Direção elétrica
  • Retrovisores elétricos com luzes de direção e função tilt down (lado direito)
  • Faróis de LED com luz diurna de LED
  • ISOFIX e Top Tether
  • Freios ABS com EBD
  • Lanternas traseiras em LED
  • Painel de instrumentos digital de 8”
  • Para-choques na cor do veículo
  • Para-sol com espelho apenas para passageiro
  • Piloto automático
  • Rack de teto longitudinal
  • Rodas de aço aro 15” com pneus 185/65 R15 e supercalotas
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Alarme com comando remoto (keyless)
  • Pós-colisão – sistema de frenagem automática
  • Sistema multimídia VW Play 10,1” touchscreen com App-Connect
  • Detector de fadiga do motorista
  • Controle de pressão dos pneus
  • Tomadas USB tipo C dianteiras
  • Vidros elétricos nas quatro portas (one touch nos dianteiros)
  • Travamento elétrico e remoto
  • Volante multifuncional

Tera TSI MT5

A versão conta com os mesmos itens da MPI, mas acrescenta os itens abaixo.

  • Grade do radiador com friso cromado
  • Luzes de leitura dianteira e traseira
  • Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
  • Rodas de aço aro 16” com pneus 205/60 R16
  • Volante multifuncional com acabamento premium

Opcional:

  • Rodas de liga leve 16”

Tera Comfort TSI AT6 

VOLKSWAGEN TERA COMFORT 2026 FRENTE LATERAL TRASEIRA PAINEL (5)
Volkswagen Tera Comfort é a versão intermediária e primeira opção com motor turbo e caixa automática

A primeira opção com motor turbo inclui os seguintes equipamentos:

  • ACC – Controle adaptativo de velocidade e distância
  • Descanso de braço dianteiro
  • Sistema “Kessy” – acesso sem chave e partida por botão
  • Sistema Start-Stop
  • Tomadas USB tipo C traseiras
  • Transmissão automática de 6 marchas
  • Volante multifuncional com acabamento premium e shift paddles

Opcional – Pacote Conforto:

  • Ar-condicionado digital “Climatronic Touch”
  • Carregamento de celular por indução

Tera High TSI AT6

  • Alto-falantes (6)
  • Banco traseiro bipartido
  • Câmera de ré
  • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
  • Faróis com função “Coming & Leaving home”
  • Iluminação ambiente em LED
  • Iluminação no porta-luvas
  • Painel digital 10,25”
  • Rodas de liga leve 17” com pneus 205/55 R17
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Sensores de chuva e crepuscular
  • Tapetes em carpete (4)

Opcional – Pacote ADAS:

  • Lane Assist (assistente ativo de mudança de faixa)
  • Câmera multifuncional
  • Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga

Opcional – Pacote Outfit The Town Edition:

  • Bancos com revestimento premium e inserto Outfit
  • Rodas 17” escurecidas
  • Teto e retrovisores pintados de preto Ninja

Visual do Volkswagen Tera

Volkswagen VW Tera High Outfit 2026 vermelha frente parado

O Tera é um legítimo aventureiro derivado de um hatch. Assim como seus rivais Pulse, Kardian e Basalt ele revela os traços de seus descendentes. O SUV tem estilo anabolizado, evidenciado pela linha de cintura elevada e contornos dos para-lamas.

Estratégia da VW

Construído sobre a plataforma do Polo Track, o Tera chega para completar a família de SUVs da VW. O modelo se posicionará na base do mercado, ficando abaixo do Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan.

Com a chegada do modelo, a marca passa a concorrer com efetividade na seara dos SUVs compactos derivados de hatches, como Pulse, Kardian e Basalt. Dessa forma, a VW passa preencher uma faixa de preços que vai de R$ 100 mil a R$ 300 mil.

A tendência é que o Tera substitua gradualmente o Polo. Mas vale lembrar que o Polo Track (que conta com a plataforma do Tera) continuará em linha para ser a opção de acesso da marca e atender demanda principalmente de frotistas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joaquim 26 de maio de 2025

Kardian muito mais carro por menos. Mas brasileiro gosta de lixo e a VW sabe disso. Certeza que vai ser um sucesso de vendas

Avatar
Polvo 26 de maio de 2025

Por pouca diferença de preço ainda tem o Kardian, que usa um 1.0 turbo e câmbio manual.

Avatar
Deixe um comentário